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Transportadores pressionam DNIT para agilizar AET

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Scania Combustível

dimensionadaNelson Bortolin

Os transportadores de carga que dependem de Autorização Especial de Trânsito (AET) estão realizando um movimento para pressionar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) a agilizar a expedição dessas licenças. A proposta é que os transportadores e seus despachantes enviem reclamações à Ouvidoria do órgão por e-mail ([email protected]) ou pelo telefone: 0800611535.

De acordo com o despachante Siloé Mendes Licenças, de São Paulo, a decisão do DNIT de centralizar em Brasília as emissões de licenças piorou o processo, tendo em vista que a demanda é muito grande e não há pessoal suficiente para realizar a análise. “E os que lá estão demonstram imenso desconhecimento de causa, no que se refere ao transporte de cargas superdimensionadas”, conta.

Ele ressalta que a resolução 11/2004 do órgão, em seu artigo 21, diz que  não é obrigatória a solicitação de AETs somente através da internet e, sim, através das UNIT/DNIT com jurisdição sobre a via em cada estado. E ainda que o prazo de liberação de AET é muito grande, 10 dias úteis podendo se estender a outros 10 dias úteis, se for necessário devolver o pedido para correções. “Outra problema é a compensação do pagamento da taxa administrativa, que hoje o Banco do Brasil demora 48 horas para constar como paga”, declara.

De acordo com o despachante, a forma como os transportadores e os despachantes são atendidos pelo órgão não é adequada. Segundo ele, os atendentes “pouco se importam com a situação” enfrentada por quem precisa do serviço. 

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5 Comentários

  1. Markenson Marques on

    Necessário acabar com a necessidade de AETs para bitrens 30m já que estes atualmente podem ser considerados equipamentos convencionais.

  2. O Eduardo tem razão. O Brasil tem poucas estradas que comportam essa configuração de implementos, deveria ser apenas quando tivéssemos a maioria de nossas estradas duplicadas.
    Mas como foi liberado para fabricação e trânsito, não justifica a burocracia para emissão das AET’s, muito menos a necessidade dela. Também não justifica a restrição de trânsito noturno para as mesmas. Um conjunto desse complica mais o tráfego em São Paulo e outras grandes cidades com a restrição noturna do que se pudesse trafegar à noite.
    Portanto, sou contra que esse tipo de conjunto seja liberado para nossas estradas, mas já que foi liberado, que seja desburocratizada sua utilização, suspendendo a exigência de AET’s.
    É muito difícil saber qual o órgão federal é mais incompetente e burocrático, mas que o DNIT é o mais irresponsável não tenho dúvidas.

  3. Eloy de lazzari on

    isso é uma vergonha tudo oque é para o bem do caminhoneiro enrosca sempre. Esta na hora de alguem ver o sofrimento dos caminhoneiros Porque que não faz igual a carreta ou o bi-trem 07 eixos que não precisa de AETs, ou libera ou não deveria ter saido se isso vem danificar a malha asfáltca. Obrigado.

  4. EXATAMENTE, PESSOAL…
    TODOS ESTAO DE ACORDO QUE O SISTEMA NAO FUNCIONA, INFELIZMENTE.
    PORTANTO, COMO JA DISSE ANTES, PRECISAMOS NOS UNIR E ENTRAR EM AÇÃO, IMEDIATAMENTE.
    AGORA, COM ESTA PARALISAÇÃO EM VISTA, AS COISAS VÃO SE COMPLICAR MAIS, AINDA.
    TORNA-SE NECESSARIO FAZER O GOVERNO COMPREENDER, DE UMA VEZ POR TODAS, QUE O TRANSPORTE, COMO UM TODO, E UM SETOR DE ALTA ROTATIVIDADE, NÃO PODENDO FICAR A MERCE DESTAS BUROCRACIAS INUTEIS.
    NO CASO DE CVC, JA FIZERAM A BURRICE DE TIRAR DO PAPEL… AGORA QUE RESOLVAM A QUESTÃO DE FORMA A AGILIZAR O TRANSPORTE DE UMA VEZ.
    NO SISTEMA, QUANDO COMETEMOS ALGUM ERRO, OU ENGANO, CAUSANDO PREJUIZOS AO SETOR, POR MENOR QUE SEJA, SOMOS OBRIGADOS A ASSUMIR E PAGAR PELO ERRO, DE ALGUMA FORMA.
    PORTANTO, SE ELES ERRARAM, QUE ASSUMAM E RESOLVAM A QUESTÃO, DOA A QUEM DOER.

    COM RELAÇÃO AO SISTEMA DO DNIT, E PURA IDIOTICE ACHAR QUE O TRANSPORTADOR FIQUE PARADO POR MAIS DE DEZ DIAS, AGUARDANDO UM DOCUMENTO QUE NEM EM PORTOS E AEROPORTOS, TEM TANTA DEMORA. ISTO E QUERER QUE O TRANSPORTADOR UTILIZE SEU PATRIMONIO DUAS VEZES, AO MES. E QUE, COM ISTO, CONSIGA HONRAR SEUS COMPROMISSOS, QUE NÃO SÃO NADA PEQUENOS.

    VAMOS, LA, PESSOAL. VAMOS LUTAR.

    ABRAÇOS A TODOS.

  5. o veículo pode ser perigoso, danoso, assasino e outros males, porém você vai lá paga uma taxa e todos os outros atributos maléficos são desconsiderados como é que pode tamanha burocracia gente deixem os que estão trabalhando e proibam os veículos novos se necessário putz cara é revoltante

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