A Metro-Shacman vai participar da 24ª Feira do Caminhoneiro, nos próximos dias 23 a 25 de julho, no Posto Sakamoto, em Guarulhos, SP, com os primeiros caminhões pesados da marca Shacman a incorporar tecnologia brasileira de dois eixos dianteiros direcionais, desenvolvidos em parceira com um fornecedor nacional.
Reinaldo Maluta Vieira, diretor de marketing, salienta a importância do programa de nacionalização realizado pela engenharia da Metro-Shacman para adequar os veículos às características dos transportes e das rodovias brasileiras, com o objetivo de proporcionar a melhor relação custo/benefício para os transportadores.
Um dos veículos em exposição é um modelo Shacman TT (Tractor Truck ) 420 8×4, com motor Cummins ISM 11 P7, com potência de 420 cv e segundo-eixo direcional. Combinado com caçamba basculante semirreboque de três eixos, tornou-se um novo produto, desenvolvido em parceria com fabricantes nacionais de implementos rodoviários. O TT 420 8×4 em capacidade para transportar cargas com PBTC de 54,5 toneladas, muito próximo à de um bitrem de sete eixos, que chega a 57 toneladas.
Para o test-drive que o evento proporciona aos transportadores, a Shacman disporá dos modelos TT 420 6×4, com motor Cummins ISM 11 P7, com 420 cv de potência, e LT (Lorry Truck) 385 6×4, convertido em 8×4, com motor Cummins ISM 11 P7 de 385 cv e caçamba basculante de fabricação nacional com capacidade de 20 m3 de carga.
O Shacman TT 420 6×4 é, atualmente, o caminhão mais vendido da marca devido ao seu forte desempenho no transporte de grãos e à capacidade para puxar conjuntos de 9 eixos.
Benefícios da tecnologia de eixos direcionais
Ao longo do programa de desenvolvimento dos caminhões Shacman para o mercado brasileiro, a engenharia da Metro-Shacman registrou vantagens importantes apresentadas pelos veículos com a tecnologia de eixos direcionais e pelos implementos aplicados. Os testes mostraram que o cavalo mecânico com dois eixos direcionais tem maior estabilidade e dirigibilidade,em comparação com um veículo de apenas um eixo, e maior facilidade em manobras, especialmente em marcha à ré.
Além disso, o semirreboque de três eixos proporciona economia pelo menor número de rodas, pneus e de peças para os sistemas de suspensão e de freios, além de maior agilidade, melhor acesso aos pátios de carga e descarga e de documentação simplificada. Para o modelo Shacman TT 385 8×4, o semirreboque basculante utilizado é produzido com aço de alta resistência, com menor peso final do equipamento, o que permite maior carga transportada.
1 comentário
Parabens a Metro-Shacman, mas, ainda falta nele, e nos outros caminhões-tratores e plataformas-tratores brasileiros, o freio de emergencia, comum nos Estados Unidos, Canadá e Australia. Este tal freio de emergencia é simplesmente um botão comutador no painel de instrumentos, que será acionado, quando não ocorre resposta de frenagem no manetim, por desconexão da mangueira de serviço, ou seja aquela mangueira pneumatica que transmite um sinal modulado de pressão para as válvulas-relês do (s) implemento (s) rodoviário (s). O comutador no painel, quando ativado, simplesmente exaure instantaneamnete a pressão de alimentação para o implemento rodoviario. Esta ação será “interpretada” pelas valvulas-relê dos implementos. como desconexão da mangueira de alimentação continua (também chamada de mangueira de emergencia…)que através de uma caracteristica de construção, especial, frenará imediatamente todas as rodas do implemento, na máxima pressão disponivel no reservatório. Assim, se evitará o desespero do condutor, que normalmente pisa no freio do cavalo-trator, gerando o “L” ou “canivete, acidente este muito temido pelos motoristas, pelas suas sequelas materiais e humanas.