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A conta que os embarcadores não pagam

DAF - Oportunidade 2024
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Nelson Bortolin

 
cargapesada-edicao-167-conta-embarcadoresVeja abaixo algumas contas que o procurador Paulo Douglas de Almeida, do Ministério Público do Trabalho, levou à comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a Lei do Descanso (Só para lembrar: foi principalmente graças às denúncias do procurador Almeida, a respeito das precárias condições de trabalho dos caminhoneiros, que surgiu a Lei 12.619 – veja nossas edições 163 e 164).
Em 2010, o transporte rodoviário de cargas gastou R$ 16,8 bilhões em despesas de pessoal, segundo o IBGE. Mas da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) se extrai a informação de que os salários pagos a todos os motoristas rodoviários (804.980 profissionais) no Brasil foram de R$ 1,043 bilhão. A brutal diferença entre um número e outro pode ser entendida como “pagamento for fora”.
A jornada média dos caminhoneiros é de 14,5 horas por dia, segundo a CNT. São 6,5 horas extras por dia, que não são pagas. Só aí se tem uma soma de R$ 36,6 bilhões anuais. E, sobre isso, é necessário acrescentar R$ 10,25 bilhões de contribuições previdenciárias não recolhidas.
O procurador diz ainda que essa situação onera a sociedade com os custos com acidentes. Segundo a CNT, os acidentes em rodovias federais, em 2011, resultaram em despesas de R$ 15,72 bilhões. “É um custo adicional que deve ser somado à pauta de custos dos fretes rodoviários”, ressalta.
Somando os três itens acima, Paulo Douglas chega ao montante de R$ 62,58 bilhões por ano. “Significa que 31% do custo do frete rodoviário brasileiro é pago pela sociedade e pelos motoristas empregados, barateando artificialmente o valor desse serviço”, assinala.
O procurador foi buscar uma frase do ex-presidente da NTC&Logística, Geraldo Vianna, para definir a situação: “O frete rodoviário no Brasil é um dos mais baratos do mundo para quem paga, mas o custo do transporte é altíssimo para a sociedade”.
Pode-se pensar que as transportadoras é que ganham com isso. Paulo Douglas diz que não: “O frete rodoviário está abaixo do custo operacional, vale dizer que as parcelas ocultas, produzidas por meio de sonegação fiscal e de direitos trabalhistas, não beneficiam as transportadoras”.
Quem ganha, então? “São os tomadores dos serviços de transporte”, aponta o procurador. “Os verdadeiros beneficiários desse sistema são os grandes embarcadores e os grandes produtores de commodities, justamente aqueles que querem mudar a Lei 12.619.”
Segundo ele, esses dados mostram que pagar horas extras aos motoristas, como prevê a Lei do Descanso, e assim evitar acidentes, não aumentaria o chamado Custo Brasil. “Já vimos que a elevação do custo do frete rodoviário em até 31% não tem qualquer impacto macroeconômico. Na prática, essa elevação já ocorreu, por força da Lei 12.619, num ano de safra agrícola recorde. O agronegócio continua tão saudável e superavitário como antes.”

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3 Comentários

  1. de todo jeito tudo é complicado analise a cidade de São Paulo só pode rodar caminhão depois das 21:00 horário ruim e perigoso(mais o trânsito de lá é difícil) ficar parado no posto por 11hs lugar que na maioria dos postos tem banheiro sujo e fedido, banho frio etc.(mais tempo parado = mais tempo longe da familia) se parar as 21:00 só pode sair as 8:00 do outro dia ai pegamos horário de pico congestionamento mais gasto com combustível depois tudo para para almoço haja paciência isso é que faz mal para saúde, pode ter certeza…

  2. o deputado Nelson Marquezelli é mais um entre tantos que se preocupam apenas com seu bolso,não tem a minima ideia o que seja ser caminhoneiro..que sofre todo tipo de situação justamente pela incapacidade e falta de seriedade com quem paga seus elevados salários.Pergunto ao deputado se na hora da sua janta em casa,a hora que a tua esposa esta no banho entre outras coisas…todos os produtos usados quem transporta??????E mais……se caminhoneiro esta na estrada porque gosta,eu tenho certeza que tu é politico porque gosta…não venha fazer distinção dessa ou daquela profissão.VCS POLITICOS DEIXEM DE OLHAREM O SEU UMBIGO E TENHAM VERGONHA NA CARA E TOMEM MEDIDAS CORRETAS E COERENTES COM AS DIFICULDADES DO PAÍS.

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