Cláudia de Albuquerque
A Ford Caminhões mostrou pela primeira vez, em São Paulo, o caminhão para o segmento de extrapesados, com capacidade de até 56 toneladas. A apresentação aconteceu simultaneamente com o lançamento da Ford Otosan na Turquia, onde o modelo também será produzido.
Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões para a Ford América do Sul, diz que a aposta é “atrevida”. Segundo ele, a Ford resolveu entrar nos extrapesados por conta da importância deste segmento. “O extrapesado é o segmento de maior crescimento do mercado brasileiro. Em 2012, movimentou R$ 10,8 bilhões e respondeu por 40% da receita gerada na venda de veículos comerciais acima de 3 toneladas”, explica.
O momento para o lançamento tem como reforço o crescimento do País. “O Brasil deverá crescer de 3% a 4% ao ano, e a produção de caminhões deverá voltar aos patamares de 2011, e crescer 10% ao ano nos próximos quatro anos”, prevê Jardim.
Mercado em expansão
Com o lançamento do modelo extrapesado, a marca entra no segmento que tem apresentado o maior crescimento no mercado e em 2012 foi responsável por 24,6% das vendas (33.700 unidades). “Esperamos que até o final da década, o extrapesado represente 30% do mercado. Na Turquia, esse número é bem maior, o extrapesado responde 40% do mercado”, explica Jardim.
Pensando em rentabilidade, a Ford Caminhões América do Sul investiu 36 meses no desenvolvimento global do caminhão extrapesado. Os investimentos de R$ 670 milhões, previstos para o ciclo de 2011 a 2015, foram consumidos em parte pelo projeto.
Para que o produto saia da linha pronto para ganhar as estradas, a empresa fez uma pesquisa que direcionou o desenvolvimento do caminhão. Segundo a montadora, esse segmento é formado 95% por cavalos-mecânicos, com potências acima de 400 cavalos, com 46,7% dos veículos com configurações 6×2, 37,4% para 6×4 e em declínio com 15,9% para tração 4×2.
Uma pesquisa realizada pela marca também revelou que o comprador desse segmento é mais “mimado”, quer receber mais atenção das empresas. Os fatores mais valorizados pelo segmento são:
1º. Resistência (20%)
2º. Praticidade e potência (19%)
3º. Relacionamento (14%)
4º. Design e tecnologia (11%)
Em último lugar com 3% está a vida a bordo
O protótipo apresentado é um caminhão extrapesado 6×2, com câmbio automatizado, motorização Cursor FTP 420 cv, cabine leito e teto alto. O modelo que será lançado no Brasil, ainda poderá sofrer mudanças de potência e configurações. Na Turquia o novo caminhão saiu com 430 cv para motores Euro 3 e 460 para Euro 5, já que os atuais motores podem ser calibrados para diversas potências, basta mexer no tempo de injeção e noutros ajustes.
Global com sotaque baiano
O novo produto foi criado e desenvolvido em conjunto pelos times de design e engenharia da Ford do Brasil e da Turquia. O desing da cabine foi desenvolvido pelo Estúdio de Design da América do Sul, em Camaçari, na Bahia. O desenvolvimento dos fornecedores locais e adaptações para o mercado e condições locais também foram feitos pela Ford América do Sul.
O objetivo foi oferecer uma plataforma global que terá a melhor configuração e custo-benefício do segmento, aliando conforto na cabine, desempenho, economia, robustez e tecnologia avançada. A produção e lançamento para o mercado nacional estão previstos para o segundo semestre.
O novo Ford Cargo extrapesado, segundo a montadora, é um caminhão global com excelente configuração e custo-benefício no segmento, em sintonia com as necessidades do mercado. “É um veículo resistente, confiável e acessível, com padrão de qualidade global. Vai oferecer também alto desempenho e conforto, com ótima dirigibilidade e economia operacional”, afirma Jardim. “Fomos os pioneiros, conhecemos bem as estradas e os clientes da nossa região. Por isso, dizemos que a gente tem estrada”, complementa.
A Fábrica de Caminhões Ford em São Bernardo do Campo, SP, é uma das mais produtivas e competitivas do segmento. Ela opera em turno único, com um ritmo de produção atual de 166 caminhões por dia, e irá produzir o extrapesado.
Leia mais sobre o novo Cargo clicando aqui.
5 Comentários
temos que tocar um deles pois fico muito bonito ,mais boniteza não vale ,tem de ter potencia na estrada, dai nois motorista vamos fazer uma avaliação de le.gostaria de pegar um deles tenho 30 anos de estrada , dai eu vo faze um avaliação completa,dele na estrada ,nasubida com a capacidade de frenagem sem fazer feio , dai posso avaliar com prazer,uma boa tarde?
Eu fiquei muito contente com a noticia quanto o lançamento do novo ford Cargo extra pesado pois a marca ford tem uma alta confiabilidade. Eu ja fui proprietário de varios caminhões da marca ford e sempre me dei muito bem. Obs. Veja só que o novo extra pesado precisa ter cambio automática e muitoa potencia e cabine muito boa para competir com os concorentes que ai estão. Obrigado gostei muito do estra pesado. Um grande abraço ao sr. Osvaldo Jardim.
kkkkesse motorista é fera mesmo,deve saber até mais do que os engenheiros.kkk
boa tarde fico feliz em ver que a ford caminhoes acordou para o segmento de extra pesado sou empregado a ja trabalhei com ford cargo 4030 rodando por td mercosul è um caminhao com cabine pequena porem um caminhao que nunca me deixou na mao rodei pelo chile; peru; bolivia; venezuela; argentina o cargo nunca me deu dor de cabeca.PARABENs ford e boa sorte.
Antes do lançamento ja vao acabar com o caminhao,motor iveco,ta loco, tinha que ser cummins ai sim acorda ford.