A Mercedes-Benz apresentou em seu estande na Fenatran o Actros 4160 SLT, 8×8, de 600 cavalos, cuja capacidade máxima de tração (CMT) é de 250 toneladas. Já vendido para a transportadora Megatranz, o veículo é voltado ao transporte de cargas indivisíveis.
O Actros 4160 SLT vem com motor Mercedes-Benz OM 502 LA V8 que entrega 600 cv a 1.800 rpm e torque de 2.800 Nm a 1.080 rpm. O câmbio automatizado Mercedes PowerShift, segundo a fábrica, foi projetado para proporcionar alto torque. O veículo tem uma embreagem de acoplamento hidráulico que proporciona manobras e partidas isentas de desgaste da embreagem seca. Além disso, conta com retarder integrado na embreagem e refrigeração adicional.
O veículo completa o portfólio da Mercedes-Benz no Brasil, agora com opções para todos os segmentos, a partir do furgão Sprinter. “Estamos confiantes de que temos o planejamento certo, os produtos certos e a equipe certa para chegarmos à nossa meta mais importante, que é reconquistar o primeiro lugar no Brasil”, afirmou o presidente mundial da montadora, Stefan Buchner. Segundo ele, o País “tem sido um ponto de luz” e é o principal mercado para a fábrica alemã. Buchner ressaltou que, enquanto o mercado europeu segue retraído e o japonês estável, o brasileiro deve crescer 10% em 2013.
De acordo com o presidente, a marca vende, por ano, 30 mil caminhões no Brasil, 21 mil na Alemanha, 13 mil na Turquia, seis mil na França e quatro mil na Argentina. “Um de cada quatro caminhões que produzimos é vendido no Brasil”, salienta. Segundo ele, a montadora vai investir R$ 1 bilhão em veículos comerciais no País até 2015.
O presidente da Mercedes-Benz no Brasil, Philipp Schiemer, comparou as linhas de caminhões e os produtos da marca a um time de futebol, desde o goleiro, que seria o pós-venda, ao camisa 10, os extrapesados Actros. Ele disse que a configuração para cargas indivisíveis é a “nova estrela”. “Temos o time pronto para entrar em campo e ganhar o jogo”, declarou. (Nelson Bortolin)