DAF - Oportunidade 2024

Actros fica mais econômico com novo eixo

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Scania Combustível

Actros-hl-8

Dilene Antonucci

Em evento realizado em maio, no autódromo Velopark, em Porto Alegre (RS), com a presença de cerca de 500 clientes, a Mercedes-Benz apresentou suas armas para retomar a liderança do mercado de caminhões, perdida há mais de 10 anos.
São mais de 40 novidades incorporadas aos modelos Atego, Axor e Actros, reunidas no conceito Econfort. Depois da caixa automatizada apresentada anteriormente para o semipesado Atego 2430 (veja em nossa edição anterior), o destaque desta vez ficou para o extrapesado Actros.
A partir de agora, o Actros 2546 6×2 vem equipado com eixos traseiros HL-8, para 60 toneladas de CMT, sem redução nos cubos, novidade que se estenderá em breve aos caminhões 6×4 nos modelos 2646 e 2655.
A utilização dos eixos sem redução nos cubos melhora o rendimento mecânico, resultando em menor consumo de combustível em configurações de bitrem, com PBTC de 57 toneladas, e bitrenzão/rodotrem, com PBTC de 74 toneladas.
Na opinião de alguns dos empresários presentes, agora sim a Mercedes-Benz tem um extrapesado em condições de igualdade para brigar com Scania e Volvo neste segmento, que responde por 40% das vendas de caminhões no Brasil.
Num vídeo testemunhal apresentado no evento, o empresário Cláudio Adamuccio, do G10, de Maringá (PR), aprovou a mudança ao dizer que testou o novo Actros em sua frota e, além do conforto e da segurança que o caminhão já oferecia, agora as médias de consumo melhoraram, chegando a 2,6 quilômetros por litro na versão 6×2.
A linha Axor também ganhou novos eixos sem redução nos cubos na versão 6×2, funções Mercedes PowerShift, suspensão pneumática no chassi, suspensão a ar e novo interior na cabine-leito, banco pneumático, nova cama e entre-eixos de 3.100 mm para os 2536, 2541 e 2544.
“Queremos a liderança geral nas vendas de caminhões no Brasil, buscando ser também o número um na preferência do cliente”, disse Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.

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