Nelson Bortolin
As administradoras de cartão viraram uma espécie de “sócias ocultas” dos revendedores de óleo diesel no Brasil. É mais ou menos assim que o diretor de Postos de Rodovia da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), Ricardo Hashimoto, vê o cenário que sucede o fim da carta-frete.
De acordo com a resolução 3.658 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os caminhoneiros autônomos só podem ser pagos por meio de depósito em sua conta corrente ou através de administradoras de cartão. O problema, segundo os donos de postos de combustíveis, é que essas empresas cobram até 3,5% do valor da venda como taxa pelo serviço.
“Trouxeram um sócio oculto para o meio do nosso negócio”, reclama Hashimoto. Ele ressalta que a relação entre os postos e as administradoras é conflituosa há muito tempo. “Ninguém lembra que (além da taxa) a gente demora 30 dias para receber o valor da transação”, afirma.
Para o diretor, a ANTT deveria ter disciplinado melhor a questão da carta-frete e não transferido para as empresas de cartão a responsabilidade pelo pagamento de autônomos. Questionado se os postos estão se recusando a aceitar os cartões, ele diz que não pode responder a essa pergunta: “Posso ser interpretado como se estivesse tentando dirigir o mercado”, declara.
11 Comentários
HOJE TEM POSTO DE COMBUSTIVEL COBRANDO ATE DEZ À VINTE CENTAVOS A MAIS DO VALOR DA DO OLEO NA BOMBA PARA RECEBER CARTÃO, DIZEM QUE É PELO FATO DE NÃO SER MAIS CARTA FRETE QUE ELES GANHAVAM QUANDO TROCAVAM AS MESMA, SOU PRESIDENTE DO SINDICAM -ARAÇATUBA, JA TENHO VARIOS POSTOS DENUNCIADOS, MAS TENHO TAMBEM OUTRO BONS POSTOS.VAMOS MUDAR ESTE MERCADO, TIRANDO OS GATUNOS DO MERCADO, QUERO RECEBER MAIS DENUNCIAS PARA PODER, AGIR MELHOR. FIQUEM DE OLHO CAMINHONEIROS E DENUCIEM … CHAMA A POLICIA E FAZ B.O. DO FATO… GRATO … SERGIO
minha duvida é em relaçaõ ao posto ,vou abastecer pelo menos 40 % do valor ,que esta no cartaõ ;pratica corriqueira nos posto,sera que os postos vaõ querer me dar troco do restante, se furar um pneu ;se prescissar de socorro mecanico ;ou qualquer outro gasto que prescissar de dinheiro a vista . essa é minha duvida ,vai continuar a mesma coisa ,como se voçe a carta -frete .
Conforme a lei não podem cobrar nada pela transação pois é um cartão de debito,alguma coisa esta errada.denuncie ao MP.
Além de cobrarem taxa dos postos de combustiveis, o preço do diesel é mais caro nós e tem taxa para saque e transferencia.sem contar que ainda temos que esperar até dois dias para entrar o credito no cartao,
O PAGAMENTO NO CARTÃO É AVISTA, POIS ELE E CARTÃO DE DEBITO, VEJO SE O POSTO ESTA COBRANDO ALGUM VALOR A MAIOR, VOCÊ PROPRIETARIO OU MOTORISTA NÃO ABASTEÇA NESTE POSTO PROCURE OUTRO. COMECE A TRABALHAR COM TRANSPORTADORAS QUE FACILITEM E NÃO QUE COMPLIQUEM O SEU PAGAMENTO.
Senhores, não se iludam com palavras daqueles que DEVERIAM estar ao lado da categoria, porém, por detrás das cortinas, apiam idéias absurdas cujo objetivo é só um: DINHEIRO. Não é só o fato de postos de comsbustíveis cobrarem valores maiores pelo combustível, mais as taxas taxas praticadas pela administradoras de cartões e dos bancos. O aumento dos custos na contratação do autônomo, que fazem com que embarcadores deixem de contratar. Tudo isso acontece porque tem interesse de empresas (não de autônomos) e seus representantes, ao invés de soltar as amarras, ao contrário, se subjugam e se submetem a esses interesses. Daí, resulta, denunciar a quem? É o mesmo que pedir conselho ao lobo de como cuidar dos carneiros. Absurdo. A incompetência predomina, sindicato não é uma empresa particular para gerar lucro familiar, é muito mais que isso, uma instituição e se houver um pouco de ética e senso de responsabilidade, deixem a cadeira para pessoas honestas realmente lutar pela categoria que já é muito explorada e seus representantes se curvam e comem nas mãos das empresas. cartão frete, o início do fim dos autonomos. boa sorte a todos.
Ninguem faz nada para ajudar, é so imposto, é transportadora é posto e tudo só cai em cima do dono do caminhão, aonde vamos parar, tenho dois caminhões e não sei mais o q fazer, se é autonomo não consegue fichar os motoristas, ai tem que abrir uma empresa para dois caminhões fica só em imposto e tem q cunprir horario 8 horas trabalhadas para quem tem dois carros e paga prestação dos dois, o frete cada vez mais baixo, aonde vamos parar, fica aqui meu desabafo. Obrigado
falam que acabou a carta frete ??? eu acho que não , esse tal de repom que estabeleçe os postos que devemos abasteçer e a quantidade de oleo que devemos colocar no tanque e o saldo que fica , tem que colocar mais oleo e quando não prescisa de oleo para eles colocarem o dinheiro na conta leva muito tempo , trabalho com o pamcard pelo meu ver é melhor que coloco quanto eu quero compro o que presciso e é aceito em todos os posto que tem a bandeira visa.esse repom tem que acabar…..
Uso cartao Repom a anos e nao tenho problema algum……. Funciona que e uma beleza!
meu povõ eu fico pensando a maioria dos sidicatos estão acabando com a classe de trasportadores, pricipalmente os pequenos ai eu pegunto e depois quem vai sustentalos? as operadora de cartoes o gov ou tudo se acaba!
É simples. De acordo com a Constituição Brasileira: “Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude de Lei”. Utilizando esse princípio, inúmeras empresas recusam pagamentos em cheque. É só vedar o pagamento em Cartão de Crédito. Se quer pagar em cartão, que seja cartão de Débito, pois o motorista recebe adiantamento de frete em depósito em conta corrente para as despesas. Todo mundo sabe disso. Então, que pague as despesas à vista.