Revista Carga Pesada
A venda de arla 32 no País está aquém do esperado pelo mercado. A própria Petrobras admite. Em nota enviada à Carga Pesada em outubro, a assessoria da empresa afirmou que “há um distanciamento entre o consumo efetivo de arla 32 e o consumo projetado, considerando o volume de vendas de diesel realizado”. Rachel Risi Vianna Crespo, gerente de marketing de produto da Raízen, também confirma a informação.
Segundo a executiva, a comercialização do aditivo abaixo da expectativa se deve a alguns fatores. Um deles é são as adulterações feitas no produto e o uso do chip que faz o caminhão Euro 5 funcionar sem arla. Outra justificativa, de acordo com Rachel, é a retração no mercado de caminhões novos. Segundo a Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave), a queda é de 12% na comparação com 2013.
A gerente acredita que a tendência, a médio prazo, é de reversão desse quadro. “A fiscalização (pelo Ibama) vai aumentar. Adulterar o arla ou não usá-lo é crime ambiental”, destaca. Quando as vendas crescerem, o preço do produto deve cair. Outro fator que deverá contribuir para um preço mais competitivo é a venda do aditivo a granel . Por enquanto, segundo Rachel, apenas sete postos da rede Shell estão vendendo arla neste formato.
Em relação ao diesel S10, de acordo com a Raízen, o crescimento nas vendas está “dentro do esperado”. Segundo Rachel, o S10 já representa entre 25% e 30% de todo diesel vendido no País. Em relação ao preço ao consumidor, a gerente diz que as distribuidoras não podem “arbitrá-lo”. “A decisão é do revendedor. Ele tende a fazer isso com base na concorrência.”
Clube
Até março, a Shell deve bater a marca de 300 mil caminhoneiros associados ao Clube Irmão Caminhoneiro. Atualmente, são 215 mil e, em dois anos, serão 500 mil. “Estamos associando entre 10 mil e 15 mil novos motoristas por mês”, conta. Rachel ressalta que, entre os benefícios do clube, estão descontos exclusivos na rede Shell e nos parceiros “Além disso, levamos uma série de informações de interesse do caminhoneiro no nosso site, bem como conteúdos de entretenimento.”
O clube também já dispõe de 20 salas de descanso para caminhoneiros no País. “E vamos implantar mais”, avisa. Além disso, há as festas do Clube Irmão. A próxima será dia 17 de dezembro, no Posto Pelanda, em Curitiba.
7 Comentários
Você deveria procurar o que fazer. Aumento constante de combustível e pedágios; peças em geral encargos e o nosso frete que é uma miséria vocês não se preocupam; não tem nenhuma ação favorável. O próprio governo já deu a sentença junto com vocês; se virem p/ sobreviver eé o que estamos fazendo.
Coitado do caminhoneiro paga tudo.
DEPOIS QUE SAIU A FORMULA DO TAL ARLA NA INTERNET E BESTEIRA ADULTERAR CHIP BASTA COMPRAR UREIA E A PORCENTAGEM CERTA DE ÁGUA DA CHUVA E PRONTO VOCÊ TEM SEU AARLA E PRA RIR ESTE NOME NE ARLA SEM CUSTO OU SEJA UREIA + ÁGUA E QUE NOS BRASILEIROS SOMOS MAIS VEIACO QUE Estes VEIACO QUE BOLOU ISTO para tirar dinheiro dos caminhoneiros PODEM Fiscalizar a vontade não verão crime algum e quem comprou ações na bolça deste tal arla pode ir passando pra outros trouxas por que vocês entraram pelo cano
ate que enfim o caminhoneiro deu uma dentro/se livrou deste custo no seu frete
aqui na reportagem diz que este quadro vai mudar tomara que mude mesmo e que nem um caminhoneiro compre uma gota desta porcaria por que as transportadoras já sabem fazer a formula correta e se livraram deste custo rapidinho
EU JA FALEI MUINTAS VEZES A RESPEITO DE DE FRETE RUIN AINDA PRA ACABA DE VEIS COM O TRANSPOTE INVENTARAM O TAL DE CIOT PORQUE NÃO INVENTARAM UM C. E. VIA RECEITA FEDERAL QUE O LEÃO IA SABER
QUE OBRIGOU TODOS OS AUTONOMOS ATÉ QUEN TEM SÓ UM TRUQUINHO ABRIR UMA EMPRESA PARA PODER TRABALHAR COM A MALVADA CARTA FRETE AINDA PERDEU O INCENTIVO DO AUTONOMO QUE IA PAGAR SÓ 10% DE IR . MAS COM CNPJ VAI PAGAR MAIS EU SEMPRE FALEI QUE O FRETE TEN QUE SER POR KM .RODADO POIS TODOS TÁXI GUINCHO CAMINHÃO 3/4 MUDANCEIRO ONIBOS FRÉTÁDO TRABALHA ASSIN SÓ CAMINHÃO GRANDE QUE TRABALHA A TROCO DE ÓLEO DIESEL PEDAGIO IPVA SEN FALAR NOS 50%
QUE FICA COM OS ATRAVESSADORES
Eu adquiri um Caminhão Iveco 2013 com o novo sistema Arla 32, estou muito satisfeito como resultado e funcionamento do veiculo, más o que me deixa muito contrariado e o valor absurdo do produto que vária de $ 58.00 dentro da cidade e $ 98.00 nas estradas. É um absurdo os postos de combústiveis se aproveitarem tanto assim dos caminhoneiro que estão nas estradas, ficando assim sem alternativa alguuma e tendo que comprar o produto praticamente forçado , porque sem o Arla o veiculo não anda e ainda prejudica o sistema causando danos ao motor. Eu não consigo entender que em comparação do valor do litro do diesel e o do arla é tão caro assim, se o produto é uréi com água destilada.Sem contar com o valor do litro do diesel S10 que é um absurdo.Más infelizmente o nosso governo não se importa nem um pouco com essa categoria , tão sofrida que carrega o progresso do país em suas costas. Continuamos sem as áreas de descansos más tendo que obedecer as leis dos horarios a cumprir na direção e quando os policiais rodoviários os para com o tempo de direção estrapolado por falta de lugares seguros para podermos cumprir as leis, ainda nos leva o nosso sofrido dinheiro (PROPINA), quem sempre sai ganhamdo com as novas exigências das leis são os guardas rodoviários que se acham os donos da razão. Não consigo entender o porque do nosso frete não é TABELADO, onibús , Taxis, Avião… tem tabelas a cumprir más o pobre do caminhoneirorem que se sujeitar a trabalhar deacordo com a vontade do trasportador fazendo assim um trabalho escravo. O GOVERNO tem a OBRIGAÇÂO de dar mais valor por esta categoria. Eu Fredy Aurélio Fraile Soares, camin honeiro autonomo peço SOCORRO e estou a disposição para maiores informações sobre o cotidiano de nosso trabalho.
gostaria de saber qual motivo tirou meu comentario anterior não faltei com a educação
Que quebrem todas as empresas produtoras de arla32!