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Águia Branca e Garcia apostam no Double Decker de 15 metros

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Mudanças na legislação devem aumentar a participação dos 8×2 nas linhas regulares

Transportando 11 milhões de passageiros por ano, a Viação Águia Branca, do Espírito Santo, adquiriu 12 unidades do ônibus rodoviário O 500 RSDD 8×2 da Mercedes-Benz para carroçarias de 15 metros de comprimento, que estão sendo implementadas com carroçaria Double Decker. A Viação Garcia, do Paraná, encomendou outras 12 unidades.

Com 4 eixos, o modelo complementa a linha de ônibus rodoviários da Mercedes-Benz e é indicado para as configurações Double Decker (ônibus de dois pisos com assentos para passageiros) e High Decker (piso superior com os assentos e piso inferior exclusivo para bagagens), ideais para linhas regulares de médias e longas distâncias, bem como para turismo de luxo.

Mudanças na legislação de transportes de passageiros como a que autorizou a utilização de carroçarias de 15 metros em ônibus rodoviários, um metro a mais em relação ao comprimento máximo permitido até agora;  Lei da Balança que permite uma tonelada a mais no eixo dianteiro, a ampliação da lei da gratuidade de 5 para 7 assentos e a exigência de plataformas elevatórias a partir de julho, devem contribuir para aumentar a participação dos modelos 8×2 de 15 metros, até hoje utilizadas mais no turismo de luxo, também nas linhas regulares.

Atualmente os veículos 8×2 de 14 metros respondem por apenas 3% das vendas de ônibus rodoviários. A expectativa da Mercedes-Benz é que os de 15 metros atinjam a marca de 15% das vendas no segmento. A configuração 6×2 é a mais vendida atualmente com 50% das vendas. Para se ter uma ideia do ganho de capacidade, enquanto um ônibus High Decker 6×2 leva 48 passageiros, o 8×2 Double Decker de 15 metros pode levar 72 passageiros.

“Além de levar mais passageiros, o 8×2 de 15 metros oferece mais conforto a bordo, com maior espaço entre as poltronas. É uma ótima opção para operadores e excelente alternativa para o segmento”, explicou Walter Barbosa (foto), diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com maior número de assentos, elas podem garantir as gratuidades de passagens previstas em lei, alcançando assim os resultados operacionais esperados”, complementou.

Veja entrevista completa com Walter Barbosa CLICANDO AQUI.

“Vamos usar os novos veículos em mercados com grande volume de passageiros. Com ele, teremos mais competitividade e flexibilidade para gerenciar nossos resultados”, explicou Paula Corrêa, diretora de vendas e marketing da Viação Águia Branca.

Veja entrevista com Paula Corrêa CLICANDO AQUI.

DADOS TÉCNICOS – O veículo sai de fábrica com entreeixos de 3.000 mm, chamado de “buggy”, já preparado para o alongamento do chassi na encarroçadora e para a montagem da carroçaria, de acordo com a escolha do cliente.

O chassi “buggy” conta com todos os elementos necessários para as diversas dimensões de carroçaria, que, no caso de ônibus rodoviários, agora vão até 15 metros. Entre esses itens incluem-se a preparação de chicote elétrico, tubulação pneumática e hidráulica, além da preparação do quadro para receber a estrutura do bagageiro e do piso.

O RSDD oferece ainda a vantagem da configuração Low Driver na parte frontal do veículo. Isso permite o rebaixamento do posto do motorista, quando esse for o tipo de carroçaria escolhida, agilizando a montagem. Neste caso, o balanço dianteiro é composto por um módulo integrado ao chassi que permite o seu reposicionamento pelo encarroçador sem a necessidade de cortes na longarina. Esta é uma configuração exclusiva da Mercedes-Benz.

O chassi O 500 RSDD 2741 8×2 da Mercedes-Benz foi dimensionado para 27 toneladas de PBT – peso bruto total. Ele assegura a robustez e a alta durabilidade da família O 500, vantagens essenciais para quem atua nas mais severas condições de operação.

Esse modelo rodoviário vem equipado com o motor eletrônico OM 457 LA de 6 cilindros e 12 litros de cilindrada. Sua potência é de 408 cv a 2.000 rpm, com torque de 1.900 Nm a 1.100 rpm. O câmbio automatizado GO 240 de 8 marchas sincronizadas assegura uma excelente dirigibilidade, com melhores arrancadas e retomadas de velocidade, ultrapassagens mais ágeis e maior elasticidade das marchas.

Essa caixa permite a utilização tanto no modo de condução automatizado, quanto no manual. Além disso, o O 500 RSDD 8×2 conta ainda com retarder hidrodinâmico integrado à caixa automatizada Mercedes-Benz, proporcionando maior vida útil aos sistemas de freio e maior segurança na operação do veículo.

O módulo dianteiro é composto por todo o conjunto de pedais, painel de instrumentos, joystick da caixa automatizada e posição do assento do motorista. Este módulo é reposicionado sem a necessidade de retrabalhos, mantendo a integridade estrutural do chassi.

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