Mudanças na legislação devem aumentar a participação dos 8×2 nas linhas regulares
Transportando 11 milhões de passageiros por ano, a Viação Águia Branca, do Espírito Santo, adquiriu 12 unidades do ônibus rodoviário O 500 RSDD 8×2 da Mercedes-Benz para carroçarias de 15 metros de comprimento, que estão sendo implementadas com carroçaria Double Decker. A Viação Garcia, do Paraná, encomendou outras 12 unidades.
Com 4 eixos, o modelo complementa a linha de ônibus rodoviários da Mercedes-Benz e é indicado para as configurações Double Decker (ônibus de dois pisos com assentos para passageiros) e High Decker (piso superior com os assentos e piso inferior exclusivo para bagagens), ideais para linhas regulares de médias e longas distâncias, bem como para turismo de luxo.
Mudanças na legislação de transportes de passageiros como a que autorizou a utilização de carroçarias de 15 metros em ônibus rodoviários, um metro a mais em relação ao comprimento máximo permitido até agora; Lei da Balança que permite uma tonelada a mais no eixo dianteiro, a ampliação da lei da gratuidade de 5 para 7 assentos e a exigência de plataformas elevatórias a partir de julho, devem contribuir para aumentar a participação dos modelos 8×2 de 15 metros, até hoje utilizadas mais no turismo de luxo, também nas linhas regulares.
Atualmente os veículos 8×2 de 14 metros respondem por apenas 3% das vendas de ônibus rodoviários. A expectativa da Mercedes-Benz é que os de 15 metros atinjam a marca de 15% das vendas no segmento. A configuração 6×2 é a mais vendida atualmente com 50% das vendas. Para se ter uma ideia do ganho de capacidade, enquanto um ônibus High Decker 6×2 leva 48 passageiros, o 8×2 Double Decker de 15 metros pode levar 72 passageiros.
“Além de levar mais passageiros, o 8×2 de 15 metros oferece mais conforto a bordo, com maior espaço entre as poltronas. É uma ótima opção para operadores e excelente alternativa para o segmento”, explicou Walter Barbosa (foto), diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com maior número de assentos, elas podem garantir as gratuidades de passagens previstas em lei, alcançando assim os resultados operacionais esperados”, complementou.
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“Vamos usar os novos veículos em mercados com grande volume de passageiros. Com ele, teremos mais competitividade e flexibilidade para gerenciar nossos resultados”, explicou Paula Corrêa, diretora de vendas e marketing da Viação Águia Branca.
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DADOS TÉCNICOS – O veículo sai de fábrica com entreeixos de 3.000 mm, chamado de “buggy”, já preparado para o alongamento do chassi na encarroçadora e para a montagem da carroçaria, de acordo com a escolha do cliente.
O chassi “buggy” conta com todos os elementos necessários para as diversas dimensões de carroçaria, que, no caso de ônibus rodoviários, agora vão até 15 metros. Entre esses itens incluem-se a preparação de chicote elétrico, tubulação pneumática e hidráulica, além da preparação do quadro para receber a estrutura do bagageiro e do piso.
O RSDD oferece ainda a vantagem da configuração Low Driver na parte frontal do veículo. Isso permite o rebaixamento do posto do motorista, quando esse for o tipo de carroçaria escolhida, agilizando a montagem. Neste caso, o balanço dianteiro é composto por um módulo integrado ao chassi que permite o seu reposicionamento pelo encarroçador sem a necessidade de cortes na longarina. Esta é uma configuração exclusiva da Mercedes-Benz.
O chassi O 500 RSDD 2741 8×2 da Mercedes-Benz foi dimensionado para 27 toneladas de PBT – peso bruto total. Ele assegura a robustez e a alta durabilidade da família O 500, vantagens essenciais para quem atua nas mais severas condições de operação.
Esse modelo rodoviário vem equipado com o motor eletrônico OM 457 LA de 6 cilindros e 12 litros de cilindrada. Sua potência é de 408 cv a 2.000 rpm, com torque de 1.900 Nm a 1.100 rpm. O câmbio automatizado GO 240 de 8 marchas sincronizadas assegura uma excelente dirigibilidade, com melhores arrancadas e retomadas de velocidade, ultrapassagens mais ágeis e maior elasticidade das marchas.
Essa caixa permite a utilização tanto no modo de condução automatizado, quanto no manual. Além disso, o O 500 RSDD 8×2 conta ainda com retarder hidrodinâmico integrado à caixa automatizada Mercedes-Benz, proporcionando maior vida útil aos sistemas de freio e maior segurança na operação do veículo.
O módulo dianteiro é composto por todo o conjunto de pedais, painel de instrumentos, joystick da caixa automatizada e posição do assento do motorista. Este módulo é reposicionado sem a necessidade de retrabalhos, mantendo a integridade estrutural do chassi.