Revista Carga Pesada
Enquanto os caminhoneiros realizam paralisações pedindo uma tabela mínima impositiva de frete, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24) a resolução 4.681, visando a elaboração de uma tabela referencial de fretes.
A resolução não estabelece prazos, mas diz que os “estudos para apuração dos valores constantes dos Parâmetros de Referência para Cálculo dos Custos de Frete deverão ser submetidos à Audiência Pública”. E que, posteriormente, a ANTT ouvirá os Ministérios dos Transportes, da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão quanto a seus resultados, antes da publicação definitiva da tabela.
Uma comissão de caminhoneiros criada pela própria agência já elaborou uma tabela de frete, entregue ao governo dia 26 de março. A resolução 4.681 diz que o “resultado dos estudos realizados pelo grupo de trabalho” será considerado.
Segundo boletim da Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgado ao meio-dia desta sexta-feira há dez bloqueios de vias federais no País: um no Paraná, um no Rio Grande do Sul, sete em Mato Grosso e um no Ceará.
7 Comentários
Esperança que o governo ajude a nòs brasileiros que trabalhamos muito, mas temos muito pouco para viver. Olhe para o povo dessa nação que paga seus imposto. Queremos apenas ser reconhecidos pelos nossos governos, Que Deus ajude a todos nòs.
olá,boa tarde. Eu não sou caminheiro, mas sei a grande dificuldade que os mesmo passa com frete, por não ter uma tabela que possa ter um preço mínimos, e o governo está vencendo vocês no cansaço. Eu sempre falo que se a categoria conseguir fica dez dia parado totalmente, eles vão conseguir. Ah, mas tem prestação, tem dívida, meu amigo. Se você não tomar providencia agora, as coisas vão piorar.
Dizer que não pode ter uma tabela minima para o frete e a mesma coisa que dizer para o estudante na poprta da escola que ele não pode entrar na sala de aula , e uma vergonha essas desculpas que nos dão , se a ANTT fizer uma boa fiscalização principalmente no porto de Santos , vai encontrar muitas ireegularidades , principalmente o não pagamento dos pedágios , esse pagamneto fica por conta do autonomo , basta verificar que aqui a maior parte das transportadoras sonegam o inss, sest senat , iss , até fazem o RPA , mas quando vc precisa se encostar ou se aposentar vem a grande surpresa , vc tem os comprovantes de que te descontaram , mas nunca repassaram e quando a casa cai , para essas transportadoras as mesmas ja não existem mais , ja fecharam ou simplesmente nunca tiveram um escritorio aqui na Baixada. A ANTT precisa fazer cumprir a exigência do CIOT , pois quando e de empresa para empresa , não e necessário , ficando apenas a obrigatoridade da empresa para o transportador autonomo , o que acaba fazendo com que as empresa só de o trabalho para os autonomos que tem um cnpj , obrigando a abertura de um cnpj para que o autonomo continue no mercado de trabalho , sendo assim nunc vai ter uma fiscalização e vamos continuar no trabalho escravo em pleno seculo XXl
Já disse, precisamos focar apenas em uma coisa: CARTEL. Isso é o que ocorre na precificação dos fretes e contra isso existe lei. É só fazer cumprir. Simples assim. “CONTRA O CARTEL DOS FRETES”.
E só um alerta será que o que descontam de pessoas físicas como inss e o sest senat estão sendo repassados pro governo acho que não só que o meu já vem descontado ok
NÃO ADIANTA TER CRIADO UMA COMISSÃO DE CAMINHONEIROS PELA PRÓPRIA AGENCIA, QUEM SÃO ESTES CAMINHONEIROS QUE ELABORARAM ESTA TABELA, QUE INTERESSES ELES TEM, MAIS UMA VEZ NÃO VAI DAR EM NADA, ESSE É O NOSSO BRASIL, NÃO MUDA NUNCA,NÃO SE FAZ NADA SÉRIO E HONESTO, SÓ NA GAMBIARRA.
É muito triste quando nos deparamos com proficionais do transporte que cairam na do governo e compraram caminhões novos e estão tendo que devolver,porque mesmo trabalhando muito,não estão conseguindo pagar as prestações,perdendo tudo que ja foi investindo.