Fonte: Ascom, Ministério dos Transportes
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu início nesta semana às audiências públicas para receber contribuições da sociedadel ao Programa de Concessões de Rodovias Federais, que estabelece a transferência de 6 mil quilômetros de rodovias federais à iniciativa privada com a licitação de sete trechos.
A primeira audiência foi realizada na terça-feira (15) em Belo Horizonte e a segunda, na quarta, em Vitória. Nesta quinta-feira, a audiência é em Salvador e na sexta-feira, em Brasília.
Segundo a ANTT, mais de 60 pessoas debateram em Belo Horizonte por mais de quatro horas temas como a localização das praças de pedágio e dos postos de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de mudanças no trajeto das estradas.
Os destaques da reunião, conduzida por Miriam Ramos Quebaudi, da Superintendência de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, foram os trechos nas BR-262 (MG-ES); BR-050 (GO-MG) e BR-060. No evento, representantes de municípios que margeiam a rodovia BR-262 demonstraram preocupação com a posição das praças de pedágio que possam ficar longe das áreas urbanas.
Representantes da Prefeitura de Luz (MG) alertaram que grande parte de sua população, cerca de 17 mil habitantes, sobrevive do comércio das margens da BR-262. Por isso, sugeriram que os viadutos que dão acesso ao município deveriam ficar próximos às entradas das cidades. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), por sua vez, defendeu que os postos de fiscalização fossem construídos na área central das rodovias.
Para a Superintendente de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Viviane Esse, a audiência pública de Vitória, que contou com mais de 50 pessoas, foi bastante satisfatória. “Tivemos a participação de políticos e de usuários da rodovia. Agora, vamos analisar as sugestões”, afirmou. No Espírito Santo, os presentes debateram a concessão da BR-262, que liga João Monlevade (MG) ao trevo da cidade de Viana (ES), totalizando 376km.
As estradas a serem concedidas são BRs-262 (MG-ES); 050 (GO-MG); 060; 262; 153 (DF-GO-MG); 153 (TO-GO); 101 (BA); 163 (MT) e 163; 267; 262 (MS).
Na semana que vem, as audiências serrão nos dias 21, 22 e 23, respectivamente em Palmas (TO),Goiânia (GO), Campo Grande(MS). A última será no dia 24 em Cuiabá(MT).
Pelo site da ANTT (www.antt.gov.br), a sociedade civil tem prazo até dia 25 para sugerir mudanças no edital, além de apontar problemas e possíveis soluções.
2 Comentários
sou camioneiro nao vejo vantagens em pedagios pois os custos so vao aumentar ou seja vai abaixar ainda mais minha receita. porque as transpodoras em Mato Grosso nao querem carregar camioneiro altonomo e quando carregam querem descontar 10% do frete.
Maravilha, rodovia privatizada é tudo de bom, mas sera contratos somente bons para concessões ou apenas aqueles que só tira o dever do governo federal, estadual de conservar ou construir novas rodovias, aproveitando se muitos não sabem nós pagamos um imposto nos combustíveis que seria destinados para conservação de ruas, avenidas e rodovias, por onde passamos pagamos pedágios e o tal imposto continua lá, vejam se desta vez coloquem no contrato a obrigação de construção de áreas de descansos monitoradas e vigiadas por segurança privada a cada 80km, para que possamos cumprir a lei do descanso, exijam equipamentos de acordo das necessidades da rodovia, X&X por veículos dias = X veiculos de emergencia, praças de pedágios largas para a passagem de cargas especiais, e que estas novas concessões não seja como a da Via anchíeta, que tem que fechar pistas contrarias, para passagem de carga especiais, e muitas e muitas vezes fecham uma rodovia (IMIGRANTES) pois o numero de veiculos de emergencias e funcionarios são reduzidos no turno da noite , só a ARTESP não.