DAF - Oportunidade 2024

“Ao custo de R$ 25, caminhoneiro pode descansar em segurança”

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Scania Combustível

 saka

Nelson Bortolin

No Brasil, existe em média um posto de combustível a cada 22 km de rodovias federais ou estaduais. Na região Sul, esta média cai para 17 km e, na Centro-Oeste, aumenta para 35 km. Com esta rede, é possível cumprir a Lei do Descanso (12.619). Quem deu essa garantia foi Paulo Miranda Soares, presidente da Federação Nacional de Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis). Ele foi um dos convidados a falar na audiência pública realizada dia 10 de abril pela comissão especial da Câmara dos Deputados criada para mudar a lei.

 

Sob o comando da bancada ruralista, a comissão quer reduzir o tempo de descanso do caminhoneiro de 11 horas para até 6 horas e prorrogar a aplicação da lei em até 3 anos.

 

O presidente da Fecombustíveis contou que existem 4,5 mil postos de rodovias no País onde os caminhoneiros podem descansar. Segundo Soares, nem todos têm estrutura adequada para receber os motoristas, mas essa é uma situação que poderia ser resolvida em um ano. “Fizemos uma pesquisa e precisaríamos de um ano, no máximo, para complementar esta adequação. Se tiver uma linha de crédito, agilizaria”, defendeu.

 

O empresário acredita que oferecer este espaço é uma oportunidade de negócio para os postos. Ao custo de R$ 25, o caminhoneiro teria um local apropriado para passar à noite. “É assim no Sakamoto (na Dutra, em Guarulhos). A carreta não precisa abastecer se quiser pernoitar. O motorista entra, para na cancela, aperta um botão, sai um tíquete”, conta.

 

No estacionamento, de acordo com ele, há guardas e câmaras de segurança.  Este é o modelo que Soares defende para o resto do País, ao custo de R$ 25 a noite. “Bastaria 1% a mais no frete para custear essa despesa”, afirmou.

 

Durante seu pronunciamento na comissão, ele disse que, além de posto, tem uma transportadora e que atua nos segmentos de combustível e cegonheiro. “Nós apoiamos a lei. Teve um caminhão meu que tombou de madrugada porque o motorista dormiu ao volante”, disse.

 

O empresário aproveitou a oportunidade para criticar as empresas de cartão. O fim da carta-frete teria sido um “tiro no pé” porque os transportadores ficaram reféns de um “oligopólio”. “Duas empresas detêm 95% deste mercado”, afirmou.

 

Segundo ele, assim que a carta-frete foi proibida, as empresas de cartão dobraram a taxa cobrada pelo serviço. “A maioria dos postos trabalha com 10% de margem de lucro. Como vou pagar 5% para o cartão?”, questionou.

 

Clique aqui para ver o pronunciamento do presidente da Fecombustíveis na comissão da Câmara.

 

 

 

Truckscontrol
Compartilhar

14 Comentários

  1. Falar é facil aindamaisquando se vai faturar muito, O governo tem é que dar melhores condições para trabalhar, esta acabendo com os pequenos, essa nova lei veio para acabar de vez com os transportadores que realmente movem este pais, o motorista esta esprimido com a lei, pois seu patrão se cumprir a lei quebra e o desemprega, o custo do diesel só subendo e o frete caindo. Quantos pais de familia vão ficar desempregados com essa nova lei. analise bem pois ja amargamos o custo alto do pedagio, diesel, propina, ladrões, estacionamento e má coservação das estradas brasileiras. Temos que tomar vergonha e parar as transportadoras por uma semana para mostrar para o pais como esta nossa situação.

  2. Bem, pelo menos para o Presidente de FECOMBUSTIVEL a Lei do descanço devera ser muito boa, cada caminhao pagando 25 reais por noite, todas as noites, renderao milhoes aos donos de postos de combustiveis. Pobre caminhoneiros, alem de nao vermos nossos problemas resolvidos ainda teremos que arcar com mais este custo.DE BOAS INTENCOES O INFERNO ESTA CHEIO.

  3. Como tem gente descarada nesse país!25 reais por noite, significa 750 reais por mes. De onde o caminhoneiro autônomo vai tirar esse dinheiro?Esses bostéticos de gabinete precisam ir para a estrada para ver como a coisa funciona na vida real.Os altíssimos salários deles (custeados por nós, diga-se de passagem), deveriam custear idéias inovadoras e consistentes, ao invés de resolver os problemas acharcando ainda mais os nossos bolsos. Bando de incompetentes.E agora todo mundo resolveu se intrometer na vida e no trabalho dos homens que literalmente movimentam a economia desse país de corruptos.Atenção companheiros da estrada, façam como eu, vendam seus caminhões e vão se dedicar a outras atividades menos arriscadas.

  4. QUANDO É QUE ALGUÉM VAI FALAR SOBRE TABELAMENTO DO FRETE? SÓ SE FALA EM PAGAR PEDÁGIO, PAGAR PÁTIO, PAGAR “CHAPA”, ETC. AGORA TEREMOS QUE PAGAR PARA DORMIR.  PARA O MOTORISTA AUTÔNOMO ESTA SOBRANDO EM TORNO DE 40% DO FRETE.  PARA AGUENTAR PAGAR TODAS ESSAS TAXAS O FRETE PRECISA MELHORAR. QUANDO VAI ACONTECER ESSE AUMENTO DE FRETE?  SÓ QUANDO O AUTÔNOMO TOMAR VERGONHA NA CARA E LUTAR POR UM FRETE JUSTO.  PROPONHO NOVAMENTE QUE FAÇAMOS UMA GREVE GERAL DOS AUTÔNOMOS DIAS ANTES DA COPA DO MUNDO DE 2014, INTITULADA:  SEM CAMINHÃO O FUTEBOL PARA. ( Plante esta ideia.).   Precisamos de uma liderança que nos ajude nesta luta.  Alguém se oferece?

  5. Tudo palhaçada… Tem que começar a dar estrutura pra depois exigir. O motorista chega pra carregar e leva um dia ou mais… Vai descarregar leva mais um dia na fila se tiver sorte. Quando tá com a carga no veiculo ele quer mais é chegar no destino pois sabe que vai ficar a mercê da boa vontade tanto de quem carrega como de quem recebe a carga. Se tiver que ficar parado em posto só gastando com essa lei absurda ( abisurda por causa da “estrutura” da lei e não a lei em “sí”), ele vai trabalhar só pelo óleo.Mudem a lei na estrutura e não nos entremeios…. ou então “VÃO SE CATAR”!!!!

  6. Como sempre, todo mundo quer tirar uma casca nas costas dos camioneiros,,,,,,,,,,,,,chapa, agenciadores, cartões de frete, postos de combustiveis que qdo vc abastece em dinheirotem um custo x mas com o cartão sobe em media 7% no custo alem desses “postos” que se fingem a vestir a camisa do camioneiro, são as que mais metem a mão em nosso bolso, criam suas redes e dão tratamento aos camioneiros como se fossem turistas e botam pra arrebentar, se alguem discordar posso fornecer uma lista enorme com o nome desses postos mas nem nos aumentos de combustiveis houve aumento de frete, imagina se for pra pagar pernoite!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Infelizmente é mais uma despesa para o motorista. Mas, eu prefiro pagar e ter uma lugar seguro, limpo e tranquilo pra passar a noite do que ficar me espremendo num posto qualquer. Porém o pessoal vai dar estacionamento de graça pra quem abastecer nas grandes redes, já era assim nos Postos Décio. Não muda muita coisa. Acho que, abasteceu merece o privilégio de ser bem atendido. Não abasteceu pague pelo bom atendimento. Pois o Posto tem custos pra manter sua infra estrutura funcionando.Só não concordo com os números apresentados, na informação de que a cada 35 km no centro oeste tenha um posto. Isso é o mesmo que dizer que a renda per capita de tal lugar e X e ao ler isso alguém imagine que todo mundo naquele lugar ganha aquele dinheiro. Existem trechos que só se vê um posto a cada 100km. Bom de verdade e com pátio asfaltado e banheiros limpos, acho que uns 20 no centro oeste inteiro. O resto é puro lixo.

  8. Graças a DEUS, alguém que está participando das audiências,expõe algo RACIONAL e CONCRETO.Acrescento que o GOVERNO deveria investir nas áreas de descanso junto aos postos de combústíveis na parte estrutural, e os postos participam com o pessôal de segurança e controle.Assim,o custo para os carreteiros ficaria bem reduzido e o frete sofreria uma alteração mínima.

  9. DEVIAM MANDAR ESSES CARAS COM ESSAS IDEIAS FABULOSAS PEGAR UM CAMINHÃO COM ESSE FRETE MINIMO PASSAR UM MES NA ESTRADA PAGANDO,AGENCIADOR,ESTACIONAMENTO, BANHO ,PEDAGIO ,PROPINA ,PRATOFEITO,DIESEL MAIS CARO DA AMERICA DO SUL;NUNCA MAIS ELE QUERIA SER CAMINHONEIRO,MAIS FICAR NO ESCRITORIO É FACIL FALANDO BESTEIRA

  10. Sr. Paulo Miranda Soares, presidente da Federação Nacional de Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), o grande problema de pagar R$ 25,00 pelo descanso é que o frete já está tão abaixo e com certeza esse aumento de 1% que o sr fala, as empresas não repassaria. O frete está uma calamidade, sobe tudo óleo, pneu e outros itens, menos o frete. 

  11. Sr Paulo Miranda q deve SER SÓCIO POSTO SAKAMOTO,onde se paga $25,00 para pernoitar e mais $5,00 no BANHO e SOMENTE UNS $20,00 a REFEIÇÃO;, ou seja SÓ $55,00 PARA PERNOITAR q é isso SÓ $1.650,00 por mes,áá mais café da manhã e almoço,MICHARIAÁÁ  HAHAHA ;.,DEVE SER PIADA E DE MAU GOSTO AINDA,tem q mudar,mas não dessa maneira,as custas do consumidor final

  12. Eu não vou falar que é uma palhaçada,porque vai ofender os palhaços,esses aí acham que caminhoneiro tem salário de deputado(deve ser brincadeira só pode !)

  13. Em vez de pensar na redução de custos, aumentam! Não interessa se é 1% no custo final do frete, dinheiro para a cambada do congresso nacional têm de sobre, através de verbas complementares, mas para área de descanso não! Em estrada pedagiada deveria ser OBRIGATÓRIO ponto de parada, já que se paga tão caro por ele. MEU DEUS, ATÉ QUANDO TEREMOS PESSOAS QUE NÃO ENTENDEM DO ASSUNTO TRATANDO DE TEMAS QUE SOMENTE QUEM CONHECE SABE COMO É… VAI UM POLITICO FICAR UM MÊS VIVENDO DE FRETE PARA VER! FDP!! CAMINHONEIROS UNAM-SE… PEÇAM MELHORIAS, VOCÊS MERECEM!!! TEM MEU TOTAL APOIO! PAGAR R$ 25,00 PARA PERNOITAR, VAI PARA PUTA QUE PARIU!

  14. Fui a passeio Orlando Florida e aluguei um carro.Paguei pedagio em media de 1 dolar,vi a tabela de 5 eixos no valor de1,50.Rodei quase 800km e achei 2 buracos.Aqui a gente roda 2km e acha 800 buracos.Ai VC pensa que americano é rico,não é não é que paga menos imposto.Carro de luxo lá é o valor de carro popular aqui.

Deixe um comentário