Limitação na capacidade de endividamento é um dos fatores que levam a este baixo índice de investimento
Embora cerca de 86% da população brasileira dependa do ônibus para se deslocar diariamente, somente 5% dos municípios brasileiros possuem um plano de mobilidade urbana que proporcione maior eficiência ao sistema de transporte de passageiros. Limitação na capacidade de endividamento dos municípios em função da lei de responsabilidade fiscal seria um dos fatores que levaram a este baixo índice de investimento.
Os dados são da NTU, a associação das empresas de transporte urbano, uma das entidades que promove a Lat.Bus Transpúblico, feira destinada ao setor de transportes de passageiros que acontece esta semana em São Paulo.
São nada menos que 50 milhões de pessoas que dependem do ônibus para se deslocar diariamente no País. Mesmo assim, em algumas regiões, até 30% da população é obrigada e se deslocar a pé por não ter acesso às linhas de ônibus ou por não ter condições de arcar com os custos da passagem.
RETOMADA – O Brasil é o quarto maior mercado de chassi de ônibus no mundo. E a Lat.Bus Transpúblico ocorre num momento de retomada dos investimentos em renovação de frota por parte do empresariado. As vendas de ônibus no primeiro semestre de 2018 foram 50% maiores que no mesmo período do ano passado. A estimativa é que no balanço final este ano supere em 25% o volume de unidades comercializadas em 2017.
Todas as montadoras de ônibus estão presentes na feira que reúne mais de 80 expositores. Pensando no coletivo, pensando no futuro foi a mensagem da Mercedes-Benz na Lat.Bus. O piloto automático adaptativo ACC, um sistema semiautônomo de direção, é uma das novidades apresentadas pela montadora. O lançamento está disponível para os chassis rodoviários 0 500 RS e RSD. Com a tecnologia, a marca diz que antecipa o futuro do ônibus autônomo.
O Grupo Águia Branca acaba de adquirir um lote de veículos com esta tecnologia e pacote completo de segurança. Valter Barbosa, diretor da área de ônibus, comemora 60% de participação de mercado 42% de crescimento nas vendas.
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Conheça o piloto automático adaptativo (ACC), apresentado hoje pela Mercedes-Benz na Lat.Bus & Transpúblico 2018.O lançamento está disponível para os chassis rodoviários 0 500 RS e RSD. Com a tecnologia, a marca diz que antecipa o futuro do ônibus autônomo.
Posted by Revista Carga Pesada on Tuesday, July 31, 2018
No estande da Volvo, um treinador virtual, o I-Coaching é uma das novidades apresentadas para o setor de transportes de passageiros pela montadora de Curitiba. O SSA, sistema de segurança ativa que utiliza radares e câmeras, e o Serviço de Controle de Velocidade por Conectividade, são outras novidades apresentadas pela marca no evento.
A Volksbus está aproveitando a feira para comemorar 25 anos de atuação. O CEO Roberto Cortês lembrou que neste período foram produzidos 150 mil chassis sendo que destes 30 mil rodam fora do Brasil em 30 países atendidos pela planta de Resende, RJ. Na feira a montadora apresenta o chassi Volksbus 9.160 Urban (foto).
Rentabilidade é o tema do estande da Scania. Destaque é o modelo K 440 8×2, campeão de vendas no novo segmento de 15 metros. Foram 300 unidades vendidas até julho de 2018. Alan Frizeiro, gerente de vendas da Scania, garante que a marca oferece o melhor custo total de operação.
Líder no mercado latino-americano, a Marcopolo apresenta na Lat.Bus a linha de rodoviários New G7 e o micro-ônibus rodoviário Sênior.O estande de 2.400 m2 reúne ainda novidades das outras duas marcas do grupo, a Neobus e Volare.
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Os ônibus da linha New G7 tem poltronas mais confortáveis e painel de instrumentos ergonômico facilitando o trabalho dos motoristas.Reforço na estrutura da cabine, monitor com imagens do salão de passageiros e câmera traseira para auxiliar as manobras de marcha-ré são outras novidades da nova linha.
Posted by Revista Carga Pesada on Tuesday, July 31, 2018
Os ônibus da linha New G7 têm poltronas mais confortáveis e painel de instrumentos ergonômico facilitando o trabalho dos motoristas. Reforço na estrutura da cabine, monitor com imagens do salão de passageiros e câmera traseira para auxiliar as manobras de marcha-ré são outras novidades da nova linha.
A Volare é a montadora líder do segmento de micro-ônibus.Ligada a Marcopolo, a marca tem 50% de participação de mercado com mais de 65 mil unidades produzidas em 20 anos de atuação. Uma das novidades apresentadas na Lat.Bus é um micro-ônibus 100% elétrico e com todos os itens de acessibilidade.
Veja cobertura completa do evento na próxima edição da Revista Carga Pesada em breve neste site.