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Autônomos são destaque na Volvo

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Edição especial comemora 25 anos do FH

 

A Volvo apresentou no Salão de Hannover um novo tipo de veículo de transporte comercial, conjugando tecnologia autônoma e motorização elétrica. O veículo conceito Vera chamou a atenção no evento pelo design único. Trata-se de uma proposta complementar às soluções atuais com caminhões convencionais e indicada para empresas que fazem transporte contínuo entre centros de distribuição fixos.

Edição comemorativa do FH: 25 anos e um milhão de unidades produzidas

O Grupo Volvo está na vanguarda da tecnologia autônoma em veículos comerciais. Recentemente fez no Brasil a primeira entrega comercial do mundo de caminhões com tecnologia autônoma para aplicação canavieira no Grupo Usaçucar, do Paraná. Além disso, há veículos testando diferentes tipos de automação em operações reais, como caminhões de mineração (Suécia) e caminhões de coleta de lixo (Inglaterra). Há também protótipos autônomos de ônibus e equipamentos de construção da marca.

SUSTENTABILIDADE Lançado em 1993 e com um milhão de unidades produzidas, o consagrado modelo FH está completando 25 anos. Para celebrar, a Volvo Trucks apresentou no salão de Hannover uma edição especial do modelo com faixas formando o número 25 para sinalizar o aniversário. Um interior luxuoso também aguarda o motorista.

No Brasil, no relato do jornalista Luciano Alves Pereira, a partir de 1994 foram importados lotes do FH 12 380 Globetrotter, que quer dizer viajante do mundo. A chegada do FH foi definitiva para a padronização da cabine frontal nas nossas estradas. Seu motor de 12,1 litros já adotava o cabeçote único com quatro válvulas por cilindro e, na mesma peça, um inovador freio-motor por descompressão, o hoje consagrado VEB (Volvo Engine Brake).

Dentro do conceito de sustentabilidade, outra atração da marca em Hannover foram os caminhões 100% elétricos para uso urbano que começam a ser vendidos no ano que vem. Os Volvo FL e FE Electric, introduzidos no decorrer deste ano, não têm ruídos nem emissões de escapamento e estão disponíveis em PBTs de 16 a 27 toneladas, com autonomia de até 300 km. Os novos modelos FH LNG e FM LNG operam com gás natural liquefeito (GNL) ou biogás e estão disponíveis em opções de 420 cv ou 460 cv (309 ou 338 kW) para operações de transporte pesado regional e de longa distância. Esses veículos oferecem o mesmo desempenho, consumo de combustível e autonomia que os veículos a diesel, mas com emissões de CO2 de 20% a 100% mais baixas.

 

 

 

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