As manifestações contrárias à lei 12.619 e à resolução 3.658 são de uma “minoria oportunista interessada na manutenção do status quo da informalidade, da sonegação, da carta-frete e da exploração do motorista”. Quem diz isso é o presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti, em carta enviada ontem (30) ao diretor da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos.
Benatti critica a greve promovida pelo Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC). De acordo com a carta, a paralisação representa posição isolada de um “movimento que não tem representação sindical, sem representatividade nacional, dirigida por um empresário travestido de caminhoneiro”.
“É importante destacar que a maioria dos dirigentes de entidades de representação dos trabalhadores empregados e motoristas autônomos posicionaram-se contrárias ao movimento anunciado para o dia 25 de julho”, diz o presidente da NTC&Logística.
Benatti considera preocupante o “noticiário divulgado pela imprensa”, segundo o qual a ANTT estuda flexibilizar a legislação em vigor sobre o RNTRC (Registro Nacional do Transportador Rodoviário de Carga), pagamento eletrônico de frete e a lei do descanso (12.619) por causa da paralisação do MUBC.
Clique aqui e leia a carta na íntegra.
3 Comentários
Senhores! A manutenção dos horários e das leis tem que haver!!!Será bom para todos, porém tem que se olhar para todas as categorias, tanto os motoristas, os autônomos e as Empresas. De nada adianta colocarem Leis, e não darem o tal suporte e infraestrutura nescessária, pois só quem pagará o Pato serão os Transportadores pequenos que terão que desenbolsar da onde já não se tem mais nada. O fretes estão cada dia mais baratos, pois a carência dos pequenos e principalmente autônomos faz com que peguem qualquer coisa e a qualquer preço. Se querem um transporte forte, honesto e transparente, vamos mexer nos PREÇOS e aí sim, colocar mais motoristas, com mais descansos e horários flexiveis conforme querem nossos clientes. Para o Governo é fácil dar as ordens e fazer-se cumprir, no nosso caso apenas a paralisação séria e organizada, fará com que realmente sejamos reconhecidos como qualquer outra categoria de “primeiras nescessidades”, assim como Bancos, Hospitais, transporte urbano entre outras. Sem caminhão realmente o Brasil pára!!!!!!Somente assim conseguiremos o que queremos. Força a todos os companheiros que estão na luta por um futuro melhor…Caso contrário o transporte irá quebrar.
Benatti! Tenta fazer uma mobilização dessas, duvido se consegue! Para de demagogia! E para que serve a ANTT? Apenas para multar mais nada.
Tenho 62 anos, trabalho no ramo desde 1973, desde 84 trabalho c/firma juridica, transp. cargas com meus dois, sobrefrete, tenho clientes certo, são multinacionais, o acerto de frete foi feito em 2002 e nunca mais se falou neles, cada rea-juste e feito correto.O que está pegando com a nova lei e a respeito dos dos horarios impostos pelos patroes aos motoristas empregados,cada dia o tempo menor de viagem, com isto era um prato cheio para apresentar aos clientes da transp., isto desde quetrabalhei de empregado e fazia contatos com cliente”NOSSA TRANSP. FAZ SP/POA em 20 hs., COM ISTO ENTRE-GAMOS A SUA MERC. EM 24 HS”. Outra coisa, entre as transp. existe respeito entre elas? Ou disputam clientes fa-zendo este tipo comercial. Outra coisa, quando houve os recadastramento da ANTT o autonomo e juridica foram de-nominados TAC e ETC, so que no ano passado a ANTT modificou com uma resolução, ETC so é ETC de fato de tiverna frota quatro placas cadastradas como transporte. Dificultando muito a vida de nuitos, em FAVOR DE QUEM? Nadae feito sem interesse de outro.SOU E SEMPRE FUI A FAVOR DO AUTONOMO, qdo trabalhava na transp. que contratava estes e a preocupaçãoera ZERO, não tinha atrazo, não tinha carga avariada, de tipo algum, sempre foi um serviço 100% eficiente. Os veí-culos em dia, bau limpo, sem a mínima queixa, isto que eram muitos de diferentes cidades.Agora com a nova lei querem jogar com estes trabalhadores ao lixo, como eles não servem mais para o ramo, isto quea grande maioria dos empresarios de transp. um dia foram autonomos, estão agora rejeitando o prato que um dia osserviram o alimento.Sobre a lei, sou a favor dos descanso, hora do almoço, mas mantei este horario rigido como querem sem condiçõesde ser cumprido na integra é muito ruim.Imaginem um motorista proximo de casa e ter que ficar parado por 11 hs em lugar que ele não quer? Que para cum-prir a folga semanal deve ficar onde esta mesmo que andando mais umas horas poderia se juntar com a familia, comofizem os fazedores lei? Isto não mais democracia. As 11 hs é o fim. Quero ver para acreditar se vai haver candidatosa vagas de motoristas para se dispor a estas novas regras. Queria ver uma autoridade, caso fossem fazer uma viagemde carro e o motorista ter que observar a lei, ficando parado confome a lei. Outra coisa, o motorista não e obrigado aficar junto do veículo nem de uma jornada p/outra e nem descanso semanal, devem ficar em um hotel, existe um va-lor determinado para esta despesa? Ou o motorista pode ficar em qualquer lugar mas que tenha uma placa no estabe-lecimento indicando HOTEL, ISTO é outra coisa que a manhã vai dar que que falar.Fai aparecer gastos que muitos não irão aprovar.Neste tempo que estou escrevendo, fico até alterado, pode e deve ter erro de portugues mas pesso desculpa.ACREDITO AINDA NAS PESSOAS, QUE HAVERÁ UMA LUZ NO FUNDO E ILUMINARA QUEM ESTANA FRENTE TRATANDO DESTA LEI, DEVE PENSAR MELHOR E DAR MAIS FLEXIBILIDADE NESTESHORARIOS QUE ESTÃO AÍ. SE O SOL NÃO ESTA BRILHANDO PARA MIM, NÃO POSSO OFUSCAR ODO OUTRA, não assim que diz um proverbio? O EMPRESARIO que reflita, um dia foi autonomo e hoje aindautiliza seus serviços não deve achar que eles trabalhadores são a GRANDE PEDRA no seu caminho agora.