Nelson Bortolin
O BNDES promete que, em outubro ou no mais tardar em novembro, já estará disponível nos bancos uma linha para financiar caminhões usados, com juros de 8,7% ao ano. Ela vale para micro, pequenas e médias empresas. As grandes também poderão se beneficiar com juros de 8,8%.
O chefe de Departamento chefe do Departamento de Financiamento a Máquinas e Equipamentos, Paulo Sodré, explicou à Carga Pesada que este Finame deve valer até setembro de 2013. “Poderão ser financiados caminhões com até cinco anos de fabricação”, ressalta. A linha vai financiar até 80% do bem, em até 60 parcelas, com seis meses de carência.
A ideia é ajudar a renovar a frota brasileira e também, segundo Sodré, colaborar com o mercado de caminhões novos. Os frotistas terão melhores condições de vender seus seminovos e, consequentemente de comprar novos.
Paulo Sodré explica que o Finame para usados, ao contrário do oferecido para novos, tem taxa variável pela TJLP e que, nesses casos, o spread da instituição financeira que irá operá-lo é “a combinar”.
No Finame PSI, que permite a compra de novos, a taxa é fixa (foi baixada para 2,5% ao ano) e o spread bancário vai de 1,7% a 3% dependendo do porte da empresa que faz o financiamento.
Questionado se os bancos se sentirão estimulados a operar a linha de usados, cujo spread é “a combinar”, ele garante que sim. “O que nós procuramos é falar para o banco que nós não competimos com eles. Eles têm produtos que nós não temos. Quando o banco oferece um Finame do BNDES, ele está fidelizando seu cliente, que vai comprar outros produtos dele”, declara.
O financiamento de um caminhão por CDC, com dinheiro dos bancos comerciais, tem juros em torno de 1,8% ao mês.
14 Comentários
pequenas, médias e os autonomos que tomem no c.. é sempre assim voce pode ter caminhao no nome mas vc tenta ir comprar um 0km ai te enrolan dois a tres meses e adivinhe sua ficha nao foi aceita no pro caminhoneiro, ou em qualquer outro lugar pq tudo que o Brasil ta fazendo é deiaxr o rico mais rico e o pobre na mesma merda ou pior
Boa medida, acho que com essa medida aquele motorista que tem um caminhão usado e deseja troca-lo por um zero km conciga venda-lo melhor, Negociando diretamente com o intereçado, Pois quando o caminhoneiro dar o caminhão usado como entrada acaba sendo obrigado a aceitar o valor que a concecionaria oferece. E aquele que desejar adquirir o usado, Terá condições de pagar o financiamento sem que isso se torne um pesadelo e nem lhe torne escravo das financeiras.Booooooaaaaaa!!!!!!!!!!!!Nascimento-SPreta Transporte
É uma pena que esses planos não é favoráveis para autônomos,que continua com uma frota envelhecida!
Esta medida não vai adiantar nada, se nao fizer um programa de renovaçao de frota, para quem o autonomo vai vender seu caminhao usado para comprar um semi novo ?
Como faço pare ver esse financiamento para caminhão usado?
Bom Dia Todos Amigos e Caminhoneiros do Brasil É realmente é uma grande verdade que vem acontecendo com motoristas antigos nas praças de trabalho na maioria das vez é tratado como fosse um vagabundo ou um relaxado,se ao menos pensasemos um pouquinho que existe pessoas de boas indoles e na hora de querer troca seu amigo velhinho de estradas,por um semi novo ou até msm um novo e o seu não tem valor algum,agora para uma transportadoras ai sim o seus velhinhos tem valor.Mas como eu tinha já dito basta vc ter uma frota que ai sim vc tem valor já que eles devem ter começado no mercado pela primeira vez no ramo logo de cara com uma |Frota enorme ou começaram com 1 pense nisso!Um Grande abraço!
boa noite a todos.E devagarzinho igual o nossos velhinhos,caminhoes que vive se arrastando pelas estradas do nosso querido brasil,Eles vao acabando com nos autonomos……………
nao adianta pos as agencias nao queri troca nao aceitam os caminhoes usado na troco so querem vender e difcuta o finaciamento do bnds pra fazer agente paga mais juros o governo nao liga pra caminhonero so fais lei pra arecadar mais e mais estamos na mao dos badidos e do governo os freti que ajente cobra fica mais da metade na dispeza e a outra fica nos juros tei mais gente dizistino do que etrando no ramo
isso que acontece quando somos obrigados ao voto , para as empresas o governo libera esse tipo de financiamento , ja para o autonomo como diz o amigo continuara com a seu usado envelhecido , se quiser e assim se nao continua votando .
Sem um programa sério de renovação da frota, só é vantagem para empresário. O autônomo continua sem opção, pois o tal do PROCAMINHONEIRO, na prática, não é acessível para quem realmente precisa. Concordo com a opinião do amigo, que observou que o dono de caminhão mais antigo não tem pra quem vender. Como então vai ter dinheiro para dar entrada no seminovo?O que vai fazer? Vender para o ferro velho por quilo? Na prática, esta é mais uma mediada que incentiva a “PEJOTIZAÇÃO” dos autônomos, ou seja, se quiser ter acesso a financiamentos mais viáveis ( ou menos exploratórios) para trocar o caminhão, vai ter que abrir firma para ter CNPJ. E olha que talvez nem assim consiga!
Boa noite!
È uma pena o que vem acontencedo conosco escravo do Governo,Banco,Politico e outras empresas corruptas que só levam vantagem em frete e pegamos só o tacho da sobra,e depois dizem que nós somos culpados por votarem neles,na verdade procuramos votar em pessoas decente mas tá dificil pra arrumar um q entende o coração de um amigo da boleia! Um dia sentiram falta de profissional da estrada e não ficam dizendo por ai que falta motorista qualificado e sim falta reconhecimento da profissão até a Lei 12691 foi prorrograda. Abraço fique com Deus
outro problema é que na pagina do bnds aparece la , bens financiaveis – caminhões / chassi/cavalos mecanicos /reboques /semi reboques etc e vc vai no banco para poder financiar esse veiculo e eles não o fazem nos juros mais baixos apenas querem empurrar os juros dos proprios bancos , e dizem que pelo bnds apenas veiculos abaixo de 3/5 toneladas e ninguem faz nada por isso
Este financiamen0 é tambem para os autonomo ou só paras as enpresa ou eu como autonomo posso fazer estes financiamentos porque o pro-caminhoneiro para mim nunca esitio?
Quero Comprar Um Caminhao que vale 80.000.oo e um boiadeiro MB Ano 1973 Como Faco Para Coseguir Financiar e tao pouco pois quero trabalhar tenho servico fiquiso.