Time BTECH disputa fase regional do Top Team 2025/2026, na Argentina, em novembro, e pode chegar à final na Suécia;
No dia 8 de novembro, a equipe BTECH, da concessionária Brasdiesel de Ijuí (RS), vai representar o Brasil na fase regional do Scania Top Team 2025/2026 – uma competição mundial voltada aos profissionais da área de serviços da rede Scania. Os gaúchos vão disputar o primeiro lugar com outros sete países. Se vencerem, garantem vaga na final mundial, que acontece em maio de 2026, na Suécia.
Essa é a quarta vez que a BTECH conquista o título brasileiro. A etapa nacional foi disputada em 7 de junho, na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP). Três outras equipes da Brasdiesel também ficaram entre as 10 melhores do país.
André Decker, gerente-geral da Brasdiesel, lembra que a empresa tem um histórico consistente na competição. “Essa foi a sexta edição que participamos. E desde a primeira vez conseguimos chegar à final nacional.”
A BTECH venceu o Top Team pela primeira vez em 2014/2015 e chegou ao terceiro lugar no mundial. O mesmo resultado foi repetido na edição 2022/2023. “Tivemos o privilégio de participar da primeira final mundial. Foi uma experiência única”, conta Decker.
Para ele, a competição reflete o que acontece no dia a dia das oficinas. “Esse desafio mostra o empenho e a dedicação não só da equipe técnica, mas de toda a nossa organização para atender bem os clientes e oferecer diagnósticos cada vez mais precisos.”
A Revista Carga Pesada acompanhou uma coletiva promovida pela Scania com a equipe campeã da etapa brasileira.
Marcelo Bueno, mecânico e líder da BTECH, está animado para a próxima fase. “Vamos trazer esse caneco para o Brasil. Promessa é dívida. Depois dessa, até posso pendurar as chuteiras!”, brinca.
Para ele, o maior objetivo da competição é o desenvolvimento das pessoas. “A cada edição a gente aprende muito. Precisamos estar sempre em busca de conhecimento, porque hoje tem muita tecnologia embarcada no veículo.”
Uma rede bem preparada
Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania, destaca que a rede da marca conta com mais de 5 mil técnicos no Brasil. “O Top Team é uma das ferramentas que usamos para capacitar esse pessoal. Mostra que temos equipes preparadas para resolver os desafios do dia a dia dos nossos clientes.”
Segundo ele, essa formação também se reflete diretamente no cliente. “A disponibilidade do veículo é um dos pilares do nosso trabalho. Quando investimos na formação dos mecânicos, melhoramos nossos processos e aumentamos a disponibilidade da frota.”

Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania
Nesta edição do Top Team, participaram 154 times, com quase 800 profissionais envolvidos. Carla Silva, gerente da Scania Academy, explica que a disputa contou com quatro estações práticas e uma teórica. “Tivemos desafios envolvendo caminhão, ônibus, motor e manutenção preventiva. As equipes tinham 20 minutos para cada estação, com valor máximo de 50 pontos cada. A prova teórica tinha 50 questões.”
Nas etapas práticas, os desafios eram voltados para caixa de câmbio, motor, sistema elétrico e manutenção preventiva.
O Top Team surgiu em 1996, na Suécia, com a participação apenas dos países nórdicos. Em 2005, já contava com 21 nações. O Brasil entrou na competição em 2011, quando o torneio já reunia 44 países.

As 10 equipes finalistas