Pelo menos 80% dos caminhões da linha F e 90% dos ônibus rodoviários da Volvo saem de fábrica atualmente equipados com a caixa de câmbio eletrônica I-Shift. Estes números, aliados ao fato do Brasil ser hoje o maior mercado para a marca, levaram a montadora a investir em uma fábrica destas caixas que até agora eram importadas da Europa.
A inauguração aconteceu ontem (29) no complexo industrial localizado em Curitiba. A empresa inicia também a produção local dos motores de 11 litros. No total foram investidos R$ 25 milhões e o Brasil passa a ser o primeiro país a ter uma fábrica da caixa I-Shift fora da Suécia, sede mundial do Grupo Volvo.
Lançada em 2003 no Brasil a caixa I-Shift ganhou a preferência do cliente da marca Volvo porque proporciona até 5% de economia de diesel – na comparação aos veículos com acionamento manual – por manter o motor sempre na faixa econômica. Além disso, evita patinação e prolonga em até 30% a vida útil dos pneus de tração.
Por definir eletronicamente o melhor momento para a troca de marchas, chega a dobrar a vida útil dos discos de embreagem. Para completar, aumenta o conforto e reduz a fadiga do motorista pois elimina a necessidade das 600 trocas de marchas que o operador é obrigado a fazer em média com os câmbios manuais durante um dia de serviço.
E o motorista pode escolher o modo de condução: econômico, quando está em velocidade de “cruzeiro”, ou de potência quando está operando em um trecho mais íngreme. “O mercado é sábio e o transportador sabe fazer contas”, analisa Bernardo Fedalto, gerente de caminhões da Linha F.
Os motores de 11 litros, agora também nacionalizados, equipam os caminhões da linha FM e chassis de ônibus pesados da marca: “A produção local deste motor da mais agilidade para a operação brasileira”, informa Nilton Roeder, diretor de powertrain da Volvo Latin America.
7 Comentários
boa noite.a volvo sempre um passo a frente parabéns ao grupo.só tem que mudar o motor do vm o comentario que se faz por muitos que o motor mwm nao aguenta..
Com certeza uma inovaçao que a Volvo lançou, aperfeiçou e vem se aproveitando conquistando cada vez mais fatias do mercado de pesados e consolidando-se como a uma das marcas mais lembradas no seguimento.Como mencionou o Sr Bernardo Fedalto, gerente de caminhões da Linha F,,“O mercado é sábio e o transportador sabe fazer contas”,.
Além de economia,conforto,e principalmente segurança, a Volvo está fazendo sucesso com esses recursos e principalmente pensando no futuro, pois a frota Brasileira ainda se encontrava parada no item que é a caixa de cambio automatizada.
quero saber de asistencia tecnica, pois norte e nordeste ainda e bastante deficiente. lembro que com meu motor do 112 hs fazia media de 2.8 a 3 km com litro, varios cegonheiros com cavalos zerados diziam fazer 1.6 a 2 km com um litro. e eu era carga graneleira com 27t no lombo eles so era 7 ou 8 t.o mesmo e com o euro cinco, de que adianta se nosso diesel nao presta, mas quem e multado pela poluicao e o motorista e nao a petrobras.
isso é um grande avando da tecnologia, onde nois vivemos em um pais em grande avanço no mercado de caminhoes e que a volvo mostrou que mais uma vez ela saiu na frente.ass PETRONIO
gosto de caminhoes no momento não estou podendo adquiri um veiculo no momento pois bem gostaria que um dia pudese fazer uma aquizição faria por um veiculo scania bom querro parabenizar a oportunidade que mi dero de expor meu pensamento espero que no ano que vem as montaroras estudem um progama de renovação de frota pois esta precisando pois tem muitos caminhoes em pecimo estado rodandoe que tentem facilitar a vido para os caminhoneiros tracar seu velinho por um novo ou cemi novo grato
sou motorista a 32 anos seria posivel ter ala por interneti sobre os novos caminhão gostaria muito,e os motor novos poi trabalho na dellavolpe viajo muito quem sabe um dia poderei ate dar algumas estruçãoes sobre a marca estou com 54 anos ja chegando ao fim de carreira sempre viajando por este brasil em todos os tipos de estradas egistente no pais acho que a volvo e escania pode menhorar muito a ainda como cama para quem tem poblema de coluna banco para quem tem mau circulação banco do mot giratorio macaco jiratorio adapitado para troca de penel e oltros servisos feito pelo mot nas estrada ar condicinado total e oltras. sem mais obrigado pela tenção.