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Caminhão DAF da Transportes Begnini completa 1 milhão de km

DAF - Oportunidade 2024
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XF105 roda há cinco anos por todo o país nas mais variadas condições de pista

A fábrica da DAF Caminhões em Ponta Grossa (PR) iniciou suas operações no Brasil em 2013. Um dos primeiros modelos a deixar a linha de produção foi um XF105 com cabine Space e motor de 410 cv, adquirido, em 2014, pela Transportes Begnini. Nestes cinco anos de estrada, o veículo rodou 1 milhão de quilômetros pelas estradas brasileiras sob a missão de transportar os mais variados tipos de insumos. A qualidade do produto evitou visitas às oficinas e, consequentemente, ampliou os lucros da empresa.

“Neste período, o veículo não nos deixou na mão sequer uma única vez. Fizemos, evidentemente, apenas as manutenções preventivas no prazo estabelecido pela DAF, e trocamos uma peça que apresentou desgaste pelo tempo de uso. Usamos peças originais durante a garantia e, depois, passamos a usar TRP. O melhor de tudo isso é que a média de consumo não mudou. Continua sendo um caminhão eficiente da nossa frota, com muita vida pela frente. É um produto muito bom”, comemora Daniel Begnini, diretor da Transportes Begnini.

O modelo

Robusto e com excelente custo-benefício, o XF105 em sua versão rodoviária, é indicado para transporte pesado e longas distâncias. Disponível com as potências de 410 cv, 460 cv e 510 cv, o extrapesado é comercializado nas versões 4×2 e 6×2, com CMT de 60t, bem como na versão 6×4 com CMT de 80 toneladas. A motorização é a PACCAR MX de 12,9 litros, com transmissão ZF ASTronic automatizada de 12 marchas.

Para o motorista Gilberto de Lima, que dirige o modelo há três anos, as três principais qualidades do caminhão são o conforto, o freio motor e a robustez. “É um produto forte, um companheiro que não me deixa na mão. Sem contar o colchão, excelente para descanso. E mesmo com esta quilometragem, parece novo, com a pintura e as peças em ótimo estado. Não o troco pelos modelos anteriores que dirigi”, afirma.

Engenharia

“O marco obtido pelo XF105 não é nenhuma surpresa para engenharia da DAF, pois nossos caminhões foram projetados para serem duráveis e eficientes nas mais diversas condições de trabalho. Temos um produto excelente, pronto para rodar muito mais do que do 1 milhão de quilômetros”, afirma André Melo, Gerente de Testes da DAF Caminhões Brasil.

Quando a DAF Caminhões se instalou no Brasil, em 2011, dois XF105 dotados de inúmeros sensores foram trazidos ao país para enfrentar todos os tipos de estrada, terreno e condições. O objetivo era entender a fundo o que o transportador brasileiro precisava em um caminhão. O resultado é o XF105 comercializado hoje no país.

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