Entrega de três veículos à concessionária de limpeza foi feita pela P. B. Lopes
Caminhões a gás Scania farão coleta de lixo em Campo Grande
Entrega de três veículos à concessionária de limpeza foi feita pela Concessionária P.B. Lopes
A Concessionária Scania P.B. Lopes entregou, no dia 11 de julho, três caminhões modelo G 280 XT 4×2 movidos a gás natural veicular (GNV) para a Solurb, concessionária municipal de limpeza de Campo Grande (MS).
A iniciativa representa um marco na modernização da frota municipal, substituindo veículos movidos a diesel por modelos com tecnologia mais limpa. Estiveram presentes na entrega a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; a presidente da MS Gás, Cristiane Schmidt; além de diretores e da equipe comercial da Rede P.B. Lopes, concessionária Scania na capital.

Daniela Lopes, Cristiane Schmidt e a prefeita Adriane
A diretora da concessionária, Daniela de Andrade Lopes Gomes, explica que a empresa trabalha fortemente há mais de 10 anos com projetos de sustentabilidade voltados a veículos de diferentes matrizes energéticas. “Estamos muito orgulhosos em participar efetivamente deste projeto de descarbonização aqui na capital sul-mato-grossense. Esta parceria com a Solurb e a prefeitura representa um marco importante para o futuro do transporte urbano sustentável em Mato Grosso do Sul. A Scania está comprometida com a inovação e a responsabilidade ambiental, oferecendo tecnologia de ponta que atende às necessidades específicas da coleta urbana”, destaca a diretora.
A prefeita também comemorou a entrega: “A transição em Campo Grande começou. Estamos iniciando um novo projeto de sustentabilidade para nossa capital”, declarou.
Elcio Terra, superintendente da Solurb, afirmou que Campo Grande se torna a terceira cidade do Brasil a fazer a coleta de resíduos sólidos com caminhões movidos a gás, posicionando-se entre as pioneiras do país na adoção de soluções de transporte limpas.
“A chegada dos caminhões movidos a GNV representa um avanço significativo para a cidade de Campo Grande em termos de sustentabilidade, inovação e responsabilidade ambiental”, afirmou.
Os novos veículos da Scania, fabricante pioneira no desenvolvimento de caminhões com essa tecnologia no Brasil, têm como foco a redução das emissões de gases de efeito estufa. A adoção do GNV representa uma transição estratégica rumo ao uso futuro do biometano — combustível 100% renovável que será produzido no aterro sanitário operado pela Solurb.
Meta de descarbonização até 2030
Para a presidente da MS Gás, Cristiane Schmidt, essa entrega marca o primeiro passo de um projeto ambicioso de descarbonização da prefeitura e do governo estadual. “Nosso compromisso é de, até 2030, concretizar o projeto de neutralização do carbono emitido”, explica.
A executiva revela que a empresa também está trabalhando para que o aterro sanitário comece a gerar biometano, permitindo que a frota pesada da cidade troque o gás natural pelo biometano, ampliando ainda mais a descarbonização.
“É o que estamos construindo para o estado de MS”, destaca.
Tecnologia avançada e sustentável
O caminhão escolhido foi o G 280 XT 4X2, com motor Euro 6, equipado com cabine CG17N, que oferece equilíbrio entre conforto, robustez, visibilidade, armazenamento e painéis ergonômicos. O modelo possui cinco cilindros, com autonomia satisfatória para operações urbanas de coleta de resíduos.
A versão está configurada especificamente para o segmento de coleta de lixo urbano, dispondo de quatro assentos na cabine (um para o condutor e três para os coletores), homologada para atender todas as exigências do Código Nacional de Trânsito. A versão Otto a gás se destaca pela tecnologia e eficiência energética, atendendo aos padrões P8/Euro 6 no Brasil. A redução de emissões pode chegar a até 90% em comparação ao diesel.
Parceria estratégica
Durante a negociação das unidades dedicadas à coleta de lixo da cidade, a participação da equipe técnica e comercial da concessionária Scania foi fundamental para desenhar o modelo ideal, considerando as particularidades do contrato e os desafios operacionais da coleta urbana realizada pela Solurb.
“A jornada de aquisição junto à P.B. Lopes Scania foi extremamente positiva”, revela Elcio Terra, destacando o suporte consultivo durante o processo de especificação dos veículos. “A Scania, como fabricante pioneira na introdução de caminhões movidos a GNV no mercado nacional, trouxe confiança e respaldo tecnológico à nossa decisão.”
Expandindo horizontes
Além dos caminhões para coleta urbana, a P.B. Lopes também está testando um ônibus de transporte urbano movido a gás pelos próximos 30 dias em Campo Grande, com excelentes expectativas de ampliar o uso da tecnologia sustentável no transporte público da capital.
A iniciativa representa um passo concreto rumo à redução das emissões de carbono, à melhoria da qualidade do ar e ao incentivo ao uso de combustíveis mais limpos — trazendo benefícios diretos à saúde pública e ao meio ambiente, além de reforçar o compromisso da Prefeitura Municipal com políticas públicas modernas e alinhadas às metas globais de descarbonização.