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Caminhoneiros preparam greve geral para maio

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Scania Combustível

Nelson Bortolin

 Entidades sindicais de caminhoneiros empregados e autônomos se juntaram na sexta-feira passada (6), em São Paulo, para criar o FNDL – Fórum Nacional em Defesa da Lei 12.619 – a Lei do Descanso. Os participantes decidiram que farão uma grande paralisação nacional em maio do ano que vem, caso, até lá, a lei continue sob ameaça no Congresso Nacional. Tendo completado um ano em junho deste ano, a Lei do Descanso é alvo de um projeto de lei visando descaracterizá-la.

De forma resumida, a 12.619 diz que os caminhoneiros empregados devem obedecer a jornada de trabalho prevista na Constituição para todos os trabalhadores celetistas  (8 horas diárias e 44 semanais). Diz também que todo motorista profissional, inclusive autônomo, deve descansar meia hora a cada quatro horas trabalhadas e 11 horas ininterruptas entre dois dias de trabalho. O projeto de alteração apresentado no Congresso pela bancara ruralista quer reduzir esses direitos.

Até maio, as entidades que formam o FNDL irão realizar plenárias em defesa da Lei do Descanso em todos os estados do País. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Carga de Belo Horizonte e Região Metropolitana e secretário executivo do fórum, Hamilton Dias de Moura explica que, além dos sindicatos, outras entidades que apoiam a Lei do Descanso integram o FNDL, como o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a associação dos juízes do trabalho (Anamatra). “Esta é uma lei que está a serviço de toda a sociedade porque ajuda a reduzir acidentes de trânsito. Todo mundo que preserva a vida precisa defendê-la”, afirma.

motora

Representando a Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Estado de São Paulo (Fetrabens) e a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Bernabé Parra Rodrigues, o Gastão, ressaltou a importância do fórum. “Boa parte dos acidentes de trânsito neste País acontece por causa do cansaço dos caminhoneiros. O melhor rebite para o sono é dormir”, afirma. Segundo ele, muitos autônomos se posicionam contrários à lei por desconhecê-la. “Estamos juntos (autônomos e empregados) porque defendemos a vida”, afirma.

Após a aprovação das resoluções do fórum, os participantes fizeram uma manifestação de uma hora (das 13h30 às 14h30) na Avenida Cruzeiro do Sul em frente ao CMTC Clube, em São Paulo, onde o evento foi realizado. A avenida é considerada a principal via de acesso à Marginal Tietê no centro da capital paulista.

Confira abaixo todas as entidades que integram o FNDL.

 forum

Truckscontrol
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14 Comentários

  1. parabens ao site carga pesada,o qual é um dos meus favoritos,pois retrata as noticias de interesse dos caminhoneiros de maneira imparcial.

  2. Ate que uma greve bem feita não atrapalha, so acho que esses organizadores de greve a favor da lei, deviam fazer greve tambem por um frete justo para que trabalhando de acordo com a lei possamos dar conta de pagar nossas prestações, colocar pneus novos manutenção em dia e principalmente trocar os veiculos velhos por mais novos, eu estou vendo greve somente para favorecer alguns safados e bandidos sem compromisso com a categoria.

  3. Nos do ramo devemos nos unir e parar no dia do inicio da copa revindicando não só sobre a lei mais sim para acabar com cobrança de eixo leventado e uma cota unica de pedagio para veiculo de carga na cat. aluguel em todo pais, tambem acabar com as multas de peso entre eixo e sim exigir que seja sobre o peso bruto total e apreençao do veiculo e uma multa bem grande p/ quem descumprir, ainda uma previsao anual sobre os aumentos do combustivel e tirar os alvaras dos postos que não deicham os motoristas descançar. ¨APROVEITEM SUAS FORÇAS NEM UMA CLASSE CONSEGUE PARAR UM PAIS EM APENAS 2 DIAS SÓ NÓS¨

  4. Sou obrigado a escultar uma imbecilidade desta(confinado por 11 horas num posto de combustivel e é se eu abastecer) sendo alvo de ladroes, (com restrições aumentou em torno de 40% roubo de cargas) e sem redução de juros em minha prestação ( a taxa maxima de jusros é de 12% ao ano, mas o governo não aceita a tramite de agiotas mas aceita juros a parti de 2,90% ao mês) e o pior disto estam tomando uma decisão por mim sem eu ser consultado, defendendo seus entereses dizendo cerem bonzinhos, VALE-PEDAGIO OBRIGATORIO NADA, SALARIOS NADA, ESTADIAS NADA, 25 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO AO MOTORISTA PROFICIONAL NADA, E PRINCIPALMENTE FRETES DIGNOS, OLEO TEM SEU PREÇO, PNEU TAMBEM, PEÇAS MAIS AINDA MAS FRETE, HA ESTE ASSUNTO É COMO BIXO PAPÃO TODO MUNDO FAZ CARA FEIA.

  5. vamos mostrar que somos organizados,temos que parar sim,pois somos explorados e marginalizados,porem acho que a greve tem que ser assim:quem ta em casa não sai,quem ta carregado não descarrega,quem ta vazio não carrega,quem ta nos postos fiquem por la,não é necessário parar a rodovia.temos que revindicar acima de tudo nosso salario,pois os sindicatos não estão se preocupando com isso,pois são comprados.cadê que não falam sobre nossa aposentadoria de 25 anos,das seguranças,das rodovias,de salários e outros.tenho 22 anos de profissão ,já rodei muitos anos na Europa,trabalhei em quase tudo e cheguei a conclusão de que não tenho valor nenhum,isso é muito triste.nossos representantes no planalto são uma vergonha.

  6. MARCELO RAMOS VOCE TEN TODA RAZÃO QUANDO VOCE FALA QUE OS SINDICATOS NÃO TÃO NEN AI COM O SALARIO QUE VOCES GANHAM NÃO ESTÃO PREUCUPADO COM A APOZENTADORIA DE VOCES VOCES TEN TODO O DIREITO DE REVINDICAR SEUS DIREITO AO SINDICATO QUE VOCES SÃO FILHADO DEVE SER O SINDICATO DOS EMPREGADOS QUE TEN QUE BRIGAR POR VOCES BEN ESTE SINDICATO AQUE SOU RESPONÇAVEL É DOS AUTONOMOS MAS SEJA CUAL FOR TEN QUE COBRAR PROVIDENCIA SE VOCE PAGA SUA MENÇALIDADE EN DIA TERÁ TODO DIREITO DE COBRAR SERVIÇO TAMBEN

  7. Boa tarde galera, sou a favor sim, da greve ,mas tambem temos que cobrar o aumento do frete,ja não esta cobrindo as despesas imaginem se nós cumprirmos as leis a risco, acho que quem deve parcelas minima que for vai passar por certas dificuldade, e a carga horaria para os caminhoneiros tem que ser mais discutido com a categoria, porque as leis definidas que esta por ai, não conhecem a vida dos caminhoneiros, imagina esses motorista parado 14 horas em um lugar só vai dar problemas. Pensem bem,faça o melhor, e não palanque de politicagem. A braços grandes aos transportadores do progresso da nação que tanto arrecada. Fiquem com DEUS tenham um ótimo NATAL e PROSPERO ANO NOVO. MUBC! VAI!!!

  8. Boa tarde Turma, O Milton no final do seu comentário disse tudo , POLITICAGEM veja que várias entidades estão programando a greve, é uma greve de empregados, e digo mais, acho que todos devem brigar por melhores salários, mas como está os fretes, as médias e pequenas empresas, os autônomos que tem empregados, será que vão ter condições de pagar seus trabalhadores ?? , acho que não , e ai poderá haver uma onda de desempregados em todo o país,e eu pergunto SERÁ QUE TODAS ESTAS ENTIDADES VÃO SE RESPONSABILIZAR POR ESTES DESEMPREGADOS ?? claro que não, mas ai já será tarde demais, e em caso de sucessso da lei 12.619, nós já estaremos quebrados e desempregados, é um tema que deveria ser discutido a exaustão e não do dia para noite e a mercê de burocratas.
    ABRAÇO A TODOS, E QUE EM 2014 SEJAMOS MAIS UNIDOS.

  9. alberto schiffer on

    Entendam que busca e apreensão só da depois de 90 dias (3 meses), uma greve bem feita 20 dias bastam, e o suficiente para a classe reivindicar. Tem que ser bem dirigida, e não comandada por quadrilheiros de sindicatos.(A CORRUPÇÃO ESTA DESAGREGANDO A NAÇÃO BRASILEIRA, corrupção e corruptores são o câncer da Nação. DEVEM SER TRATADOS COMO TRAIDORES DA NAÇÃO. Como se estivéssemos em GUERRA.)

  10. Alberto quando voce fala de quadrilheiros de sindicatos talves voce esta falando do sindicato que voce é filhado e paga mencalmente en dia tal ves voce não sabe que se voces inventaren uma greve sen a participação do sindicato que voce é filhado ou de outros sindicato o pelotão de choque chega e acaba tudo porque não existe responsavel pela greve voce é a pessoa serta para ser um presidente de sindicato para voce ver quanto iginorante existe que fala o que não sabe porque criticar é mais face

  11. JOÃO CAVALHEIRO on

    O MILTON FALOU A VERDADE FALOU TUDO PORQUE É UMA PESSOA QUE SABE O QUE FALA E SABE QUE PARAR 11 OU 14 HORAS NA ESTRADA PARA CUMPRIR UMA LEI FEITA POR QUEN NAO ENTENDE DE VIAGE COM CAMINHÃO ACONTECE ISSO COMO QUE UM PROPIETARIO DE UM CMINHÃO QUE DEVE UMA PRESTAÇÃO ALTA PODERÁ FICAR PARADO O BANCO NÃO QUER SABER QUÉR RECEBER QUEN NÃO QUER TRABALHAR É BOM IR ARRUMANDO OUTRO EMPREGO PARA TRABALHAR SÓ 8 HORAS E CUMPRIR A LEI COMO QUIZER

  12. Edvandro j da silva on

    O unico problema é a onde vamos parar,caminhões rodam a noite inteira e mesmo assim é difícil em contrar lugar para estacionar a noite.Os patrões não querem pagar o salario justo,só estão empurrando com a barriga.

  13. Querem fazer lei de primeiro mundo num pais de terceiro mundo nao temos infra estrutura nenhuma passamos a noite em filas nas empresas para descarregar nao temos areas de descanso eo salario vai ser quanto pra trabalhar oito horas ? Falar de lei sentado no sofa e facil no patio de posto nao!!!!x

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