Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Caminhoneiros prometem movimento nacional

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

 

Marginal Tietê: proibição vai das 5 horas da manhã às 9 horas e das 17 horas às 22 horas

Nelson Bortolin

 

O presidente do Sindicam-SP, Norival Almeida Silva

 

Se a Prefeitura de São Paulo não chamar as entidades representativas do transporte rodoviário de carga para rediscutir as restrições aos caminhões, o Sindicato dos Autônomos (Sindicam-SP) promete realizar um movimento nacional de paralisação das operações de transporte que passam pela Capital.  A informação é do presidente da entidade, Norival Almeida da Silva.

A distribuição de combustível em São Paulo começou a ser retomada ontem, após liminar concedida pela Justiça que impunha multa de R$ 1 milhão ao Sindicam caso a paralisação iniciada na segunda-feira continuasse. Em entrevista à Carga Pesada, Norival avaliou o movimento e adiantou que a categoria não pretende cruzar os braços diante das restrições ao tráfego de caminhões na marginal e nos municípios da Grande São Paulo. Confira a seguir os principais trechos da entrevista:

– Como você avalia o movimento dos últimos três dias?

Nós iniciamos essa paralisação com a estratégia de que duraria apenas três dias. Nossa intenção era mostrar para a sociedade que não temos como trabalhar diante das restrições. Sabemos que o mercado de combustível trabalha com estoques da mão pra a boca e que esse período já seria suficiente para mostrarmos nossa indignação. Não esperávamos que em três saísse uma liminar estabelecendo essa multa de R$ 1 milhão.

Retomamos as atividades com a escolta que pedimos a polícia. Sabemos que existem interesses de outros setores em tumultuar o processo e temos de proteger o caminhoneiro, o veículo e a carga. E a polícia tem nos ajudado.

– Diante da cobertura da imprensa que em algumas situações colocou o autônomo como baderneiro, você imagina que o movimento surtiu efeito no sentindo de chamar a atenção para o problema ou a imagem da categoria saiu arranhada?

Se fosse para escolher o ontem e o hoje, eu acho que estamos melhor hoje. Recebemos críticas, mas muitas mensagens de apoio. Quem nos criticou não entende as necessidades do transporte. Tivemos boas reportagens e outras sensacionalistas. O Datena (apresentador da BAND que chamou a categoria de baderneira) será Jesus Cristo na próxima encarnação. Ele sabe tudo, critica tudo. Mas eu diria que o resultado de forma geral foi positivo.

– O que será feito agora?

O Kassab (Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo) disse que, se a paralisação terminasse, iria chamar para negociação. Vamos aguardar. Mas se nada for feito, vamos estado por estado chamar os caminhoneiros para um movimento contra o abastecimento do centro de São Paulo. Vamos parar as operações de transferência que passam pela capital e também a distribuição na cidade. Já que a metrópole não quer caminhão, então que fique sem caminhão.

O problema da restrição vai aumentar porque, no mês que vem, começam as multas para os caminhões que transitarem nas principais vias do ABC e de Osasco. É muito complicado porque os técnicos das prefeituras não entendem nada de transporte, nem sabem o que é um autônomo, um agregado, não sabem nada.

– Quais as alternativas que existem para quem não pode usar a Marginal nos horários de restrição (das 5 horas da manhã às 9 horas e das 17 horas às 22 horas)?

Se você sai da Dutra com a Marginal Tietê e tem de ir ao Cebolão, no começo da Castelo Branco, é um percurso de 30 quilômetros pela marginal sem restrição. Com restrição, temos de passar pela Ayrton Senna, pegar a Avenida Jacu Pêssego, que tem uns trezentos faróis, depois chegar no Rodoanel em Mauá, passar para a Anchieta, a Imigrantes, a Régis Bittencourt, a Raposo Tavares e só então chegar a Castelo Branco. São 143 quilômetros.  

– Se o Rodoanel estivesse pronto, o problema estaria resolvido?

Se estivesse pronto eu não contestava, pois nós temos que entender que o trânsito de São Paulo não é fácil. O Rodoanel tiraria a carga pesada da Marginal. Só a Dutra entrega para a Marginal Tietê 1.400 caminhões por hora. 

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

24 Comentários

  1. Nivaldo Baptista on

    Infelizmente os caminhoneiro não tem união enquanto for assim os poderosos deita e rolam em cima da classe desonida e faz o que bem entendem só resta lamentar e ser escravo,pelo que se ganha é pior que escravidão.

  2. LAMENTAVEL POIS O PREFEITO AINDA  TEM OS CAMINHÕNEIROS  COMO BANDIDOS , É ASSIM QUE SURGE NOVOS GRUPOS   E NOVOS ADPTOS AS RESOLUÇÕES DE TERRORISMO    !   ASSIM SURDIU O PCC COM AUSENCIA DO ESTADOS NAS FAVELAS POIS O TRABALHADOR , BRASILEIRO TAIS COMO  CAMELOS, FLANELINHAS E CAMINHÕNEIRO NÃO SÃO RESPEITADOS COMO CIDADÃO !  QUERO VER DAQUI UNS 10 ANOS COMO QUE VAI ESTAR ESSA CATEGORIAS POIS VÃO FICAR ESCASSO  .   PARABENS  !      KASSAB COM PÉSSIMA ADMINISTRAÇAO .

  3. nao da pra acreditar que um cara como esse kassab abre a boca pra falar o que quer e ninguem faz nada.                                         a categoria esta desunida ja faz tempo , porque todos os caminhoneiro do pais não aproveitaram o gancho e não fizeram uma paralização geral ?  até no seu horario de trabalho querem mandar, cade a democracia ?

  4. È lamentavel os comentarios feito por pessoas que se consideram inteligentes, baderneiros são pessoas que invadem a privacidade dos outros,principalmente em momentos tristes e vive da desgraça dos outros. Desrespeito é quem tira o direito de ir e vir de trabalhadores querendo entregar tudo o que é consumido (alimentos ,combustiveis,medicamentos etc………) pela populaçao.É O SISTEMA! 

  5. NORIVAL, BOA NOITE!O FATO DE COVOCAR TODA A CLASSE EM UM PROTESTO NACIONAL É PERFEITO E ACHO TAMBÉM QUE O SINDICATO DEVE IMPETRAR UM MANDATO JUNTO AO STF (SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL), QUANTO A CONSTITUCIONALIDADE DESSA RESOLUÇÃO DA PREFEITURA PAULISTA, TEMOS A OBRIGAÇÃO DE NOS UNIRMOS EM TODA A FEDERAÇÃO E PARAR O BRASIL POR UM PERÍODO DE DOIS A CINCO DIAS, E AÍ VEREMOS COMO SE VIVE SEM CAMINHÃO QUE TANTO ATRAPALHA!!!

  6. RONNY PETERSON DANTAS BARRETO on

    NORIVAL, PARABENS CONTINUE FIRME EM SUAS CONFICCOES ESTAO CORRETISSIMAS VC REALEMENTE ENTENDE DE TRANSPORTE, EU SOU CAMINHONEIRO AUTONOMO E NENHUM DE NOS GOSTARIAMOS DE PASSAR EM SP DE MANEIRA NENHUMA, É TERRIVEL FAZER ENTREGA ENTAO NEM SE FALA , O JEITO É DESABASTECER  A CIDADE INTEIRINHA PRA SO ASSIM MOSTRAR O VALOR , A RESPONSABILIDADE E A NECESSIDADE QUE TEM UM CAMINHAO E ESTE PROFISSIONAL HEROI QUE SE CHAMA CAMINHONEIRO.

  7. oldair scheffer on

    infelizmente a corda arrebenta no lado mais fraco, quer dizer do nosso lado dos motoristas,moro em curitiba, sempre que estou em sao paulo ouço a radio bandeirantes, nao foi surpresa ouvir o datena trabalhando no radio, fazendo seu comentarios maioria da vezes infeliz nas suas colocaçoes, acho que ele nao sebe que a comida que ele come, a roupa que ele veste, etc. enfin tudo que consuminos  passou pelo transporte de um ou mais caminhoneiros.

  8. Na edição anterior, teci alguns comentários sobre este assunto…e continuo com o mesmo ponto de vista. Até que em fim o nosso diretor de Sindicato Sr.Norival, descreveu seu ponto de vista em nos apoiar, parabéns…agora com um comandante vamos nos preparar para demonstrar que “SEM CAMINHÃO NÃO TEREMOS CIRCULAÇÃO DE MARCADORIAS” . Quando nos todos pararmos para pensar que temos força, as coisas mudarão, com certeza.Parabéns aos comentários anteriores, que por si só contemplam todas as falhas.

  9. gilberto s. nascimento on

    AMIGOS  CAMINHONEIROS, VAMOS PARAR GERAL, SEM QUEBRAR BOTAR FOGO ETC,ETC…..A MELHOR MANEIRA É DESABASTECER GERAL MESMO. ESTES  PREFEITINHOS  DE MERDA COME MERDA QUANDO FALTAR ALIMENTOS EM SUAS MESAS E QUEM ESTIVER APOIANDO ELES.AGORA O PREFEITO DE OSASCO TAMBEM QUER LIMITAR AS RUAS E AVENIDAS DE SUA CIDADE.

  10. na verdade au  acharia  que tinha que parar de  abastecer  o ceasa  ai  o  bicho  eia  pegar  eu  sou  a  favor  toda  semana  eu  estou  no  ceasa

  11. Caminhoneiro e transportadores vamos fazer uma parada total, pois não é possivel um prefeito fazer o que bem entende . Devemos ir junto aos tribunais contra  essa medida absurda, acho que antes de fazer uma lei tem que se conhecer do ramo e alem do mais estamos trabalhando com o caminhão não é passeio nem diversão estamos levando o pão de cada dia para nossas familias e de todas as famillias do Brasil . ” SEM CAMINHÃO O BRASIL PARA ” um abraço a todos amigos caminhoneiros .

  12. Ronald Goemeri on

    A população é nossa dependente e não sabe. É só olharem dentro de suas casas pra verem que todos os bens que possuem andou em cima de caminhão, desde um tijolo até seu carro e alimento. E esses prefeitinhos e governadores incompetentes só querem mostrar serviço em cima de nossa categoria. Vamos mostrar à eles o nosso valor. PAU NELES NORIVAL.

  13. só para lembrar o Kassab, os caminhoneiros estao fazendo greve para ter liberdade de trabalhar para o proprio estado de SP, proponho que vc faca o mesmo e trabalhe! faca mais estradas! esta e a verdadeira solucao ……

  14. para nós termos uma ideia da força que temos é que, a paralisação foi em são paulo e ja tinha posto sem diesel no parana.

  15. Gustavo Martins on

    Aqui em Cachoeirinha houve reformas na avenida principal durante mais ou menos um ano e o “querido” prefeito proibiu a passagem de caminhões nesta avenida sendo que os desvios de caminhões pesados são ruas estreitas e arborizadas. Porque não fazer um desvio pela FREE-WAY ? Porque existe um pedágio, e o pedágio não pode ser lesado ok . Desviaria todo o trânsito de Gravataí e e disponibilizava os caminhões a andar ali também !                                                                                                                                                                               Parabéns pela paralização de Sao Paulo PARALIZAÇÃO NACIONAL JÁ !

  16. a paralização dos tanqueiros em s.p mostrou mais uma vêz o quanto o caminhoneiro tem a força, só falta a união, agora é o momento de uma greve nacional vamos nos unir lutar pelos nossos direitos, não precisa fechar rodovias e avenidas é só ficar em casa parar os caminhões e ver o reflexo,somos os profissionais mais importantes do  mundo sem caminhão o BRASIL para.

  17. jOAO CAVALHEIRO on

    EU TO COMEÇANDO GOSTÁ DESSA CONFUZAO DE PROIBIR OS CAMINÃO EN SAO PAULOPORQUE VAI FALTÁR TUDO NAS  CIDADE E DAI O CASSABE VAI  LEVAR NAS COSTAS O QUE OPOVO PRECIZA COMER E MÁ IS JA TO GOSTANDO PORQUE ABRIGA AGORA VIROU CON OS CACHORROS  GRANDESENQUANTO SÓ ÁUTÔNOMO RECLAMAVA NINGUEN LIGAVA MAS AGORA AS GRADES TRANSPORTADORASJA ESTAO SENDO PREJUDICADA TAMBEN  SÓ ASSIN PODE SER QUE AS GRANDES  TRNS. RESOLVAN PARAR TUDO DE UMA SÓ VES QUERO VER O TAMANHO DO CÁOS QUE VAI  DAR VAI FALTAR ,AGUA, COMIDA ,TRANSPORTE, GAS,REMEDIO, PAPEL,  MADEIRA,  DINHEIRO,  E OS BANCOS QUE SÓ LEVAN A MELHOR  COBRAN  JUROS ABUSIVOS  E GOVERNO NEHNUN FAZ NADA PARA EVITAR  ESES LUCROS EZORBITANTES  TAMBEN VÃO SENTIR  TERÃO QUE PEGAR METADE DA FROTA  BRASILEIRA PARA VIRAR FERRO VELHO EN ALGUN PATIO  VAI SER UMA QUEBRADERA JA MAIS VISTA NA FACE DA TERRA

  18. PESSOAL, NAO PRECISA FAZER UMAGREVE GERAL, É SO NAO CARREGAR CARGA NENHUMA PRO MUNICIPIO D SAO PAULO AI QUEM TEM CONDIÇOES IGUAL O KASSAB VAI FAZER SUAS COMPRAS EM UTRO MUNICIPIO E QUEM NÃO TEM VAI BUSCAR NA CASA DO KASSAB.       SEJAMOS UNIDOS OU SEREMOS UMILHADOS  SEMPRE.

  19. Caminhao grande nao entra em cidade. O raciocinio é certo, isso ja existe a muito tempo nos Estados Unidos e na Europa, e agora nossos governantes querem “copiar” isso aqui. Mas o que eles esquecem é que no “primeiro mundo” existe uma infra estrutura apropriada, centros de distribuiçao com vastos patios, conforto e logistica necessaria para prover o caminhoneiro de tudo que ele precisa para trabalhar bem  alem é claro de boas rodovias.  La os caminhoes nao entram nas cidasdes e nem precisam entrar. Veiculos de menor porte distribuem os produtos dentro das cidades a partir dos CDs. Nos EUA e na Europa a legislacao trabalhista protege o caminhoneiro, existe horario de trabalho, hora de folga, dia de descanso etc. e aqui? Prefeitinho nao quer caminhao passando dentro da cidade? que ele providencie uma via alternativa, rapida, larga, bem pavimentada, bem sinalizada, com pontos de apoio e centros de distribuiçao para que com isso possamos economizar nosso combustivel, nossos pneus, nosso tempo, nossos nervos. E com isso manter as cidades menos poluidas, com transito melhor e bem abastecidas. Mas o prefeitinho “senhor feudal” querer simplesmente restringir a entrada do caminhao na cidade, é de uma imensa burrice apenas superada por sua arrogancia. E o Datena ainda chamou de greve oportunista. Oportunista é o programa dele que explora a dor  de pessoas em seus piores momentos, como por exemplo alguem que perdeu o filho baleado no ponto de onibus, a filha atropelada por jet ski, e tantas outras desgraças, exploradas a exaustão por esse programa. “O que o senhor, como pai amoroso que é, sentiu ao ver seu lindo filhinho de 9 anos, um anjinho, ser estraçalhado, mutilado, crivado de balas com o corpinho todo esburacado esvaindo-se em sangue no meio da rua apos ser alvejado varias vezes com requintes de maldade por um assassino cruel e implacavel com uma calibre 12 ? ” Isso sim  é que é OPORTUNISMO né seu Datena? 

  20. O QUE TEM O RESTO DO PAÍS A VER COM ISSO? MAS PARAR O PAÍS POR CAUSA DOS PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS E O PÉSSIMO ESTADO DAS ESTRADAS E A NÃO DUPLICAÇÃO DA PARA PORTO ALEGRE E OS ROUBOS DO PT E O ENVOLVIMENTO DA CUT COM AS FARC, ELES NÃO FAZEM.

  21. andre aparecido pereira on

    o datena entrevistou o governador de sao paulo e disse que a policia ta ganhando mal e muitos policiais passam fome sera que ele ve oque a policia faz na estrada ganhando mal estamos nos caminhoneiros que corremos todo tipo de risco nas estradas e nas cidades.

Leave A Reply