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Canal Rural: “Nova lei faz frete subir 30% em MT e produtores reclamam”

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Fonte: Canal Rural (MT) 

A nova legislação que regulamenta a profissão de motorista preocupa representantes do setor produtivo do milho em Mato Grosso. Isso porque, com a safrinha recorde em fase de colheita, além de o frete se tornar mais caro, deve haver atraso no escoamento da safra e produtores temem falta de espaço para armazenamento. 

Com as exigências da nova lei, conforme o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Mato Grosso, o tempo de viagem entre origem e destino dos produtos ficou pelo menos 30% maior.

De acordo com as normas, o motorista passou, por exemplo, a ter de fazer uma pausa de 30 minutos a cada quatro horas trabalhadas. Além disso, a cada 24 horas, o profissional deve folgar por 11 horas. Ele também passa a ter direito a descanso semanal de 35 horas.
O tempo de espera para carregamento ou descarregamento da carga deve ser remunerado e também passa a contar como hora trabalhada. Todas as pausas precisam ser comprovadas e a fiscalização é responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal, que, a partir do próximo dia 27, deve punir os infratores.

O diretor da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de Mato Grosso (Fettremat), Olmir Jusino Fêo, defende as mudanças.

“É extremamente benéfica. Nós, trabalhadores, entendemos que temos que ter uma jornada digna como qualquer outro. E esta lei veio para trazer isso. O que a gente pede para os profissionais é que cumpram a lei. Isso veio em benefício, para evitar mortes, exploração que existia no transporte, onde companheiros ficavam 16, 18 horas ao volante, na base de medicamentos para poder cumprir jornada. E esta lei veio para garantir realmente dignidade para nós, trabalhadores”, diz.

Na semana, a categoria deu início a uma campanha de conscientização. Faixas colocadas nas principais rodovias de Mato Grosso alertam sobre a importância de respeitar a lei.
Enquanto a classe se mobiliza, quem está no campo reclama. O agricultor Antonio Galvan já colheu mais da metade dos 1,2 mil hectares que cultivou com milho no município de Vera (MT). Se diz animado com a produtividade contabilizada até agora, acima de 100 sacas por hectare. A comemoração, no entanto, não supera a preocupação do produtor com o escoamento da safra. O preço do frete subiu 30% e pode ficar ainda mais caro, segundo ele.

“A gente está com medo que dê nó logístico. Um gargalo. E nós não vamos ter onde armazenar a própria soja na próxima colheita”, afirma.

Para o presidente da Aprosoja-MT, Carlos Favaro, a falta de investimentos do país em outros modais de transporte faz com que as estradas não tenham condições de suportar um aumento no número de caminhões que circulam com carga.

“É uma legislação arcaica. Os trabalhadores do transporte precisam ter a sua jornada regulamentada, ter o descanso, o descanso semanal. Tudo isso é muito justo. O problema é que o sistema brasileiro é arcaico. Temos um único modal rodoviário e agora está engessado. Isso vai tirar cada vez mais competitividade, o Brasil vai pagar um preço muito caro por não estar investindo nos outros modais e no próprio rodoviário. Isso precisa avançar. É urgente”, aponta.

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7 Comentários

  1. Caros Samtamaria. on

    Alguem vai ter que pagar o preço da situação, não é justo que o caminhoneiro que sempre foi esplorado continuar pagando.Tá na hora de alguem pagar, o produtor que repasse o aumento para as cooperativas, e estas para o consumidor final.Chega de abuso das transportadoras, cada vêz mais potentes, e o autônomo  com seus jacares e FNMs. Dona Dilma parabens por esta lei, nos carreteiros temos que mostrar nossa fôrça. Porque na europa, estados unidos o motorista é considerado, e aqui não há respeito.  

  2. Essa lei veio para engradecer os profissionais do transporte, em outros países as lei são rígidas para todos;igual essa que hoje existe no Brasil;Só que no todo,muitos não gostaram porque?porque estão acostumados a  viver barganhando;lesando;fraudando,e quando tem um lei que igual do primeiro mundo reclama; tem que dar um basta nesse slogan de (jeitinho brasileiro).Precisamos de fato melhorar muito, todos os princípios dos transportes e terem o mesmo lucro final; tem que haver um concesso entre todas as partes.Agora todos vão ganhar por igual.

  3. SERGIO MACHADO on

     BASTA O GOVERNO FEDERAL FISCALIZAR E ACABAR, COM TANTOS ATRAVESSADORES NO TRANSPORTE. TANSPORTADORAS ABUSAM DA MARGEM DE LUCRO  REPASSANDO AS CARGAS .SÓ NÃO GANHA É QUEM TRANSPORTA, MOTORISTA COM CARGA DE TRABALHO EXAGERADA E PROPRIETÁRIO DE CAMINHÃO.VAMOS FISCALIZAR GOVERNO FEDERAL E ACABAR COM A PICARETAGEM NO TRANSPORTE. ESSE SEGMENTO COM TANTA GENTE HONESTA E TRABALHADORA NÃO É LUGAR DE SE DAR ORIGEM A DINHEIRO SUJO.

  4. A lei não é ruim porem tem que fazer ajustes pois, qual motorista que viaja de norte a sul deste País vai querer parar 11 horas a cada 24 horas e ter 35 Horas de descanso no fim de semana? – Todo mundo quer voltar pra casa. Ficar descansando num patio de posto num fim de semana é pracabá. Isso só prejudica a categoria ao invez de melhorar. Na minha opnião, a lei deveria ser sim contemplar as 35 horas de descanso semanais quando o motorista estiver em casa ou seja, se ficarva 3 dias em casa que passe a ser 6 pra compensar. E as horas de descanso entre as 24 horas, que passe de 11 pra 8 obrigatoriamente e se o motorista quiser pode ficar mais 3 horas se achar necessario sem ter que ser obrigado como está nessa lei.Enfim, a lei não é ruim mais tem que ter ajustes…. 

  5. Dylan,o que o Gleiser coloca e9, no fundo, a incdiacpdaae humana de compreender a realidade. c9 uma limitae7e3o humana. Sempre teremos uma vise3o sobre tudo histf3rica.Hoje, e9 assim, amanhe3 vai depender de quem este1, as ferramentas que temos para medir.Desta forma, para o ser humano sf3 existiria uma aproximae7e3o, sempre sere1 uma aproximae7e3o..e, portanto, ne3o existe, para nf3s, uma realidade, pois sempre sere1 incompleta.Ou seja, ne3o de1 para algue9m dizer, agora sim, cheguei le1.Seria impossedvel para nossa espe9cie.Se existe algo de fato que existe independente do humano, ne3o sere1 a nf3s dado o direito de descobrir, portanto, para a humanidade, nessa nossa limitae7e3o, isso ne3o se coloca.Pois se3o tantas as possibilidades fora essa vise3o histf3rica..e de que a realidade e9 o que conseguimos ver dela.Assim, vocea poderia ter.Sim, existe uma verdade mas nf3s nunca chegaremos nela. Ne3o, como ne3o podemos medir, ne3o vale a pena procurar essa verdade final, mas aceitarmos nossos limites.A vise3o do Gleiser vai contra fedsicos que querem descobrir a verdade final , deixando de melhorar a vida possedvel, as questf5es, que de3o para resolvermos nesse momento histf3rico.Ou seja, vamos baixar a bola e cuidar das coisas aqui do lado?O que nos remete e0 orae7e3o da serenidade, do AA: Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu ne3o posso mudar,coragem para mudar as coisas que eu possa,e sabedoria para que eu saiba a diferene7a c9 mais do que uma queste3o cientedfica uma filosofia da cieancia e diria mais, uma filosofia diante da vida.Algo que nos relaxa diante da natureza e nos coloca em sinal de respeito.Mas e9 possedvel pensar dessa maneira de achar que he1 le1 fora uma realidade.Mas como nunca chegarermos le1, o que no fundo daria no mesmo.Vamos procurar o que de1 e ne3o viajar em um sonho impossedvel.Pois geraria uma ansiedade desnecesse1ria um eterno jogo de tentar o sonho impossedvel. Que dizes?

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