A transmissão Torqshift trouxe mais conforto, economia e condições de brigar “de igual para igual” com a concorrência
Depois de fechar 2015 na liderança do segmento de leves e semileves, a Ford agora alavanca sua linha de 16 a 45 toneladas com o lançamento de seis modelos de caminhões equipados com a transmissão automatizada Torqshift de 10 ou 16 marchas que acabam de chegar à rede de concessionários da marca.
“Parece um automóvel”, comentou Francisco Konrad, proprietário da concessionária Ford – Konrad, depois de dirigir o caminhão. Realmente, a nova transmissão Troqshift agrada em cheio quem dirige. Desenvolvida pela engenharia da montadora em conjunto com a Eaton e a Cummins, a caixa permite também trocas manuais e pode atuar tanto no modo de economia quanto de performance. A função “low”, o piloto automático inteligente, o assistente de partida em rampa e o indicador de marcha no painel são outros atributos que colocam a Ford agora em condição de encarar a concorrência, sobretudo da Volkswagen/MAN e da Mercedes-Benz.
O Cargo 2429 Torqshift, um dos destaques da linha, com tração 6×2, peso bruto total de 23 toneladas e capacidade para 38 mil kg, vem para concorrer com um líder em vendas, o Volkswagen Constellation 24-280. Além do preço de referência competitivo – R$ 220 mil com cabine simples e R$ 228 mil na versão leito – o veículo tem outros diferenciais.
O Cargo 2429 tem a nova caixa de 10 marchas e eixo simples, enquanto seu concorrente vem com caixa ZF de seis velocidades e eixo duplo. “Temos um escalonamento de marchas mais homogêneo, caindo sempre no torque máximo do motor, o que proporciona menor consumo”, informa João Filho, da engenharia da Ford. A favor do Volkswagen, é importante lembrar que seu motor com tecnologia EGR dispensa o uso de Arla 32.
Completam a linha de caminhões Ford Cargo Torqshift os seguintes modelos: Cargo 1723 Torqshift, Cargo 1723 Kolector Torqshift, Cargo 1729R Torqshift, Cargo 1729T Torqshift e Cargo 1933T Torqshift com suspensão a ar. Eles são equipados com três modelos de transmissão Eaton, com relação de marchas e características desenvolvidas para cada veículo e tipo de aplicação.
Antonio Baltar, gerente geral de Marketing e Vendas da Ford Caminhões, acredita que com estes lançamentos a empresa tem condições de brigar “de igual para igual” com seus concorrentes. “Além disso, o
efeito novidade será um fator de estímulo para as vendas”, diz.
O grande desafio das equipes de engenharia da Ford, Eaton e Cummins, foram os ajustes de calibração e software do motor para melhor comunicação e sincronização com a transmissão automatizada.
De acordo com Amaury Rossi, diretor de Negócios da Eaton, “as transmissões que equipam os caminhões Ford Torqshift foram pensadas para o mercado brasileiro, levando em conta a severidade das aplicações, topografia, intensidade de engate, entre outros fatores. É a única transmissão para este segmento com relação total de marchas de 17:1, que, em conjunto com os propulsores Cummins e a integração dos softwares, propicia resultados excelentes de performance e economia de combustível”.
Em 2015, a Ford aumentou sua participação no mercado de caminhões de 14,3% para 18%. Atualmente, tem uma rede de 120 distribuidores. A Konrad, concessionária da marca no Rio Grande do Sul, onde aconteceu o lançamento no Campo de Provas da Randon de Farroupilha, é líder de mercado em sua área de atuação com mais de 24% de participação, segundo dados de janeiro.