Iniciativa, viabilizada pelo programa Paraná Competitivo com R$ 10,8 milhões, oferece mamografia, Papanicolau e ultrassons de 17 a 22/11; Agendamento deve ser feito na UBS
Fonte: Assessoria de Imprensa
A Carreta Saúde da Mulher, da Volkswagen do Brasil, estará na cidade de Nova Laranjeiras de 17 a 22/11 realizando gratuitamente exames de mamografia, ultrassonografia, papanicolau e ultrassom de tireoide. A iniciativa foi viabilizada pela Volkswagen, com investimento de R$ 10,8 milhões, por meio do programa Paraná Competitivo, política estadual de incentivos fiscais que, além de estimular investimentos produtivos, prevê contrapartidas sociais das empresas.
A Volkswagen do Brasil entregou a Carreta Saúde da Mulher ao Governo do Estado do Paraná em setembro. Até o fim deste ano, a unidade móvel vai realizar cerca de 16 mil exames em 48 cidades paranaenses, priorizando regiões de maior vulnerabilidade social. Os atendimentos acontecerão de segunda-feira a sábado, com capacidade para 248 exames diários, até dezembro. Em seguida, a Carreta Saúde da Mulher será doada ao Governo do Estado do Paraná, garantindo a continuidade dos serviços.

Carreta Saúde da Mulher em Nova Laranjeiras (PR)
A cidade de Nova Laranjeiras (PR) é a próxima a receber os serviços da Carreta Saúde da Mulher, entre os dias 17 e 22/11, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 17h, no sábado, na Rua Rio Grande do Sul, SN, Lago Municipal, Centro. As pacientes interessadas em realizar exames, devem fazer o agendamento prévio na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência de seu município. No dia do atendimento, é necessário comparecer à carreta portando o protocolo de agendamento emitido pela UBS.
De forma inédita, a carreta oferece quatro serviços simultâneos: mamografia, ultrassonografia, papanicolau e ultrassom de tireoide. A estrutura da Carreta Saúde da Mulher garante laudos rápidos e continuidade no atendimento. Em caso de alterações nos exames, assegura vínculo direto com o tratamento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os exames disponíveis são considerados fundamentais para a detecção precoce de doenças que mais afetam a saúde feminina. A mamografia permite identificar nódulos e sinais iniciais de câncer de mama; o papanicolau é essencial para prevenir e diagnosticar o câncer do colo do útero; a ultrassonografia contribui para avaliar alterações em órgãos como útero e ovários; e o ultrassom de tireoide ajuda a encontrar nódulos e disfunções da glândula. Quando realizados de forma regular, esses exames aumentam as chances de tratamento eficaz e reduzem riscos de complicações e mortes.
A ideia da carreta surgiu no âmbito da Campanha Paraná Rosa. Inspirada no Outubro Rosa, a campanha foi criada em 2019 para ampliar as ações de saúde no território paranaense, criando um ambiente permanente de prevenção, autocuidado e mobilização pela saúde da mulher. Desde então, engloba uma série de ações de conscientização, exames, palestras e atividades em todo o Paraná, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama e o câncer do colo do útero.




