Imagem Desktop Imagem Tablet Imagem Mobile

Scania Consorcio
Scania 40 anos

Casa Brasdiesel vence competição de serviços da Scania

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +
Truckscontrol

Dez times disputaram a final nacional do Top Team no último sábado

Fonte: Assessoria de Imprensa

O Scania Top Team 2025/2026, torneio global apenas de colaboradores da área de serviços da rede de concessionárias da marca, consagrou a BTech como a melhor equipe de Serviços da Scania no país. Foi o quarto título dos gaúchos da Casa Scania Brasdiesel, de Ijuí, de seis Top Team realizados no Brasil.

A final nacional reuniu, no último sábado (7), as 10 equipes melhor classificadas dentre as 154 inscritas, no Centro de Treinamento da Scania Academy, na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP). A vencedora vai disputar a final regional, no dia 8 de novembro, na Argentina, com participantes de outros sete países (Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Uruguai ou Paraguai, pois ambos vão disputar a última vaga ainda).

A primeira colocada, BTech, da Brasdiesel

No torneio global, em 2023, a BTech ficou em terceiro lugar, o melhor resultado do Brasil. A Scania Academy e a Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc) contribuem com o suporte necessário para a realização das etapas.

O mercado de trabalho para as funções nas oficinas e serviços é um tema de grande preocupação da indústria automotiva, da Scania e de sua rede de concessionárias em razão da escassez de mão de obra em todo o Brasil. Prova disso, é que a marca tem 500 oportunidades de empregos abertas pelo país em diversas funções.

O Top Team é uma ferramenta de capacitação profissional em forma de competição organizada mundialmente pela Scania para promover a competência técnica com os objetivos de desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento, incentivando o trabalho em equipe. É um sucesso nos países onde a Scania atua.

Os vencedores da BTech são Marcelo Bueno, o único tetracampeão e que foi o Team Leader – está na função de Mecânico Líder e tem 24 anos de Brasdiesel, Jardel Bealozourw Franco – Mecânico de motor (bicampeão e 15 anos de casa), John Maicon Fritz Noronha – Consultor técnico (bicampeão e 8 anos de Brasdiesel), além dos estreantes Carlos Alberto Ceratti – Mecânico Geral – (campeão e 13 anos) e Kennedy Dessuy Mai – Mecânico de Transmissão (campeão e 1 ano e 8 meses de Brasdiesel).

A segunda melhor equipe de Serviços do Brasil lugar do Top Team ficou com a equipe PG Tech – Casa Cotrasa (Ponta Grossa – PR) e teve os participantes Eduardo Henrique Borges de Chagas (Coach), Willian Hauer Santos (Team Leader), Rubens Schuink, Emerson Prestes, Elisamar de Carvalho Pinheiro e Robson Massalak.

PG Tech, da Cotrasa, ficou em segundo lugar

O terceiro lugar no pódio foi conquistado pela SJP 1 – Casa Cotrasa (São José dos Pinhais – PR) formada por Erick Benoni Jorgensen de Almeida (Coach), Alexandre Bernardino Martins (Team Leader), Paulo Sergio Oliveira Silva, Thiffany Ellen Lima Mutschler, Matheus Henrique Zanchetta de Souza e João Rocha Neto.

Em terceiro lugar ficou a SJP 1, também da Cotrasa

Formato do Top Team

A competição foi dividida em cinco fases, sendo as duas iniciais realizadas de forma virtual. A primeira foi o período de inscrições. As Casas Scania puderam inscrever quantas equipes quisessem até 13 de dezembro de 2024. Foram registrados 154 times e quase 800 participantes. A segunda foi o processo seletivo por meio de provas teóricas.

Foram dois momentos, de 3 a 7 de fevereiro e de 17 a 21 de fevereiro, cada um com 50 questões, totalizando 100 perguntas, sobre os conceitos essenciais do dia a dia nas oficinas e o suporte técnico de excelência oferecido aos clientes. A terceira etapa foi a final nacional, a quarta é o torneio regional e a última a disputa mundial, na Suécia.

Na final nacional, foram quatro estações práticas e uma teórica (com todos os produtos da Scania passando por caminhão, ônibus e motor). As equipes tiveram 20 minutos para a resolução e cada estação valia 50 pontos (ou seja, pontuação máxima de 250 pontos).

A estação 1 foi a prova teórica com 50 questões (temas: Segurança e abordagem técnica). A estação 2: prova prática (Desafio da caixa de mudanças); Estação 3: prova prática (Desafio do Motor Super); A estação 4 foi do desafio na prática do sistema elétrico. Por fim, a estação 5 trouxe a prova prática do desafio da manutenção preventiva.

As outras sete equipes que se classificaram dentre as 10 melhores do ranking geral após o resultado das 100 questões das provas teóricas foram: Águia Maringá G10 – Casa P.B.Lopes (Maringá – PR), Asas e Engrenagens – Casa WLM Quinta Roda (Sumaré – SP), PG Super – Casa Cotrasa (Ponta Grossa – PR), Rodas e Torque – Casa WLM Quinta Roda (Sumaré – SP), SJP 2 – Casa Cotrasa (São José dos Pinhais – PR), Torque Master – Casa Escandinávia (Uberlândia – MG) e Unit’B – Casa Brasdiesel (Ijuí – RS).

Cada time tem de três a cinco componentes – aceitos apenas profissionais da área de serviços (a exemplo mecânicos, eletricistas e consultores) –, além de um coaching e um representante da concessão (grupo econômico da rede Scania).

A final nacional trouxe muita competitividade entre as equipes, mas sempre levando em conta o respeito mútuo entre todos os participantes numa grande jornada pelo saber. O Top Team reflete o compromisso da Scania com o desenvolvimento contínuo dos profissionais que representam a marca. Por ser um programa global, e, com uma história de quase 30 anos, a Scania comprova sua preocupação em oferecer as melhores equipes de mecânicos ao redor do mundo para fazer a diferença na vida dos nossos clientes”, diz Maria Luiza Delavy, diretora da área de Pessoas e Cultura da Scania Operações Comerciais Brasil, que engloba a Scania Academy. “Tudo o que é feito no Top Team segue a nossa forma de trabalhar dentro da filosofia do Scania Way e da máxima segurança para as pessoas.”

Os nossos clientes querem o máximo de disponibilidade da frota. O Top Team é fundamental para que a nossa rede tenha sempre a melhor capacitação na busca pelas soluções mais rápidas dos diagnósticos dos produtos. Temos cerca de 5 mil técnicos em todo o Brasil e o nosso desafio é diário para manter todos atualizados. A competência dos técnicos é essencial para a agilidade dos processos”, afirma Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil.

Todos ficamos muito emocionados na final nacional no último sábado. O que diferencia o campeão dos campeões, além da determinação, resiliência, trabalho em equipe e conhecimento, é a preocupação com os detalhes. Uma estrutura clara para definir, entender e desdobrar o problema, a definição das hipóteses das causas, a delegação de responsabilidades de acordo com a habilidade de cada um, e o controle preciso da liderança durante todo o processo. É o que assegura um bom diagnóstico e a resolução do problema, de maneira segura, assertiva e ágil. Esses foram os diferenciais da BTech. Parabéns a todos.”

A Brasdiesel tem um histórico muito forte na competição. Das seis edições realizadas, ganhamos quatro. É um compromisso assumido todos os dias de oferecer todo o suporte ao cliente. Estivemos nas últimas três finais mundiais, ficando na terceira colocação, a melhor do Brasil na história”, comenta André Decker, gerente-geral de Serviços da Casa Scania Brasdiesel, e ex-integrante da equipe. “Investimos muito no treinamento das pessoas que trabalham em nossas concessionárias. Não podemos deixar o produto parado acima do tempo previsto, e sempre dentro do menor custo da manutenção.”

Agradecemos a todos da Brasdiesel pelo apoio. Também agradecemos a Scania, a Academy e a Assobrasc pelo suporte. Foi uma grande emoção ganhar o quarto título nacional. Vamos em busca novamente do sonho de nos classificar na final regional, chegar na mundial e subir no lugar mais alto do pódio. Nossa dedicação será ainda maior neste ano; seguiremos firmes, fortes e unidos para absorver cada vez mais conhecimento. O espírito de equipe seguirá vivo e sempre em primeiro lugar. Estamos nos tornando profissionais cada dia melhores”, conta Marcelo Bueno, o único tetracampeão da BTech e que foi o Team Leader na final nacional. Na Brasdiesel ele é mecânico líder na filial de Ijuí.

Quarta e quinta etapas

A quarta etapa será a final regional, que será realizada em 8 de novembro, na Argentina. A equipe brasileira vencedora da final nacional vai disputar o desafio com as campeãs dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Uruguai ou Paraguai (que ainda disputarão a última vaga). Desses oito países, os dois melhores times estarão classificados para a quinta e última fase, a final mundial, na Suécia, em maio de 2026. Em abril de 2023, o troféu mundial foi disputado por Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Irã, Irlanda, Itália, Malásia, Nova Zelândia, Suécia e Taiwan. A vencedora foi a Alemanha, com a Nova Zelândia em segundo e o Brasil ficou em terceiro. No total, houve 8 mil participantes de 70 países.

 

DAF - Oportunidade 2024
Moreflex
Compartilhar
Scania Consorcio

Leave A Reply

PB Lopes