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Ceará não tem medo do Euro 5

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Mauro Capim, o "Rei do Chuchu", gostou do novo Accelo

CLAUDIA ALBUQUERQUE

A queda nas vendas de caminhões registrada neste início de ano não deve atingir o Ceará já que as obras do PAC, da Copa do Mundo, e os investimentos dos Governo Federal e Estadual irão manter o crescimento do Estado. A tese otimista é de José André Varela, diretor da Ceará Diesel, que representa a marca Mercedes-Benz na região de Fortaleza:  “Realmente não acredito que teremos quedas nas vendas por aqui. O que a gente preve é um crescimento do mercado cearense. E não estamos tendo dificuldades para vender os caminhões Euro 5“, comentou.

Fortaleza (CE) foi palco, pela segunda vez, do Circuito Ceasa Mercedes-Benz. A novidade para esse ano é a apresentação da nova linha de caminhões 2012 para clientes como o comerciante Antonio Mauro de Souza Uchoa, o Mauro Capim, 50 anos, permissionário há 33 anos do Ceasa.

Mauro, conhecido como “o rei do chuchu”, é o maior produtor do legume no Maciço de Baturité, região serrana a 120 quilômetros de Fortaleza (CE). Além de chuchu, Mauro produz hortaliças e outros hortifruti., além de comprar de outros produtores do Ceará e Bahia para abastecer o Ceasa de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza. O transporte é feito com frota própria de  20 carros, que percorrem em média 240 quilometros por dia, com modelos Mercedes-Benz 1620, 1318, 710 e a manutenção é feita dentro de casa. Mauro mantém uma oficina na empresa.

No final de janeiro, Mauro Capim quis aproveitar o preço e resolveu comprar seis Mercedinho. Mauro foi até a concessionária Ceará Diesel, e após conhecer o Accelo 815, mudou de ideia. “Eu achei o caminhão bem mais moderno e me apaixonei”, ressalta Mauro, explicando a escolha pelo novo modelo. “O caminhão mudou todo, é um novo caminhão. Mudou chassi, motor, diferencial, cabine, tudo”, conta Mauro.

O preço da manutenção e o uso do Arla 32 (uréia) não preocupam Mauro. O pacote de vantagens oferecidos pela Mercedes-Benz e o bom relacionamento com a concessionária são suficientes para que Mauro garanta que fez um bom negócio. Agora só falta receber os novos caminhões que devem chegar em breve.

A CB Distribuidora, a maior distribuidora da Coca-Cola no Ceará e Bahia, também apostou no novo. Na hora de renovar a frota preferiu comprar a nova linha 2012 da Mercedes-Benz, em vez de aproveitar os preços das últimas unidades Euro 3. A empresa comprou nove caminhões com tecnologia BlueTec5. São oito  semipesados Atego 1719 e um leve Accelo 815.

A empresa conta com uma frota de 48 caminhões (incluindo os novos caminhões que serão entregues nas próximas semanas), todos Mercedes-Benz, que visitam semanalmente os 10 mil clientes espalhados pelo Ceará e Bahia. Atualmente os caminhões de entrega rodam um total de 80 mil quilômetros  por mês, no Ceará e 45 mil quilômetros, na Bahia e contam com uma média de idade de 2,4 anos no CE e 3,4 anos na BA.

Segundo o diretor administrativo financeiro Luís Cláudio Brasil, o valor da revenda pesa na decisão pela frota exclusiva Mercedes-Benz. “Vendemos nossos caminhões com cinco anos por um valor 20% menor que o de compra.”  O uso de Arla 32 e diesel S50 também não são problema. A empresa faz o abastecimento da frota dentro de casa, e já utiliza o diesel S50 em todos os seus caminhões. A manutenção também é feita dentro da própria CB.

A redução no custo de manutenção e da operação de transporte também foram fundamentais na hora da compra. Os novos caminhões prometem ser mais econômicos e aumentar o espaçamento entre as manutenções. Brasil conta que a política de renovação de frota da CB tem como foco a redução de custo das operações com o transporte. O valor da manutenção já baixou 60% nos últimos  oito anos. Hoje o custo por quilômetro está em R$ 0,05 no Ceará e R$ 0,12 na Bahia.

Todas as concessionarias Mercedes-Benz estão comercializando o Arla 32, e na rede Ceará Diesel o valor do litro é de R$ 3,87 para os clientes da rede. 

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