A frase é do presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno. Para ele, a Lei do Descanso e o fim da carta-frete trazem um cenário favorável à categoria. “Vamos virar uma página, melhorar a imagem do caminhoneiro para que seus filhos possam voltar a sentir vontade de assumir a profissão do pai”, afirma.
A lei 12.619 impõe ao motorista empregado uma jornada semanal máxima de 56 horas de trabalho, enquanto os autônomos podem dirigir 12 horas por dia e, como não precisam respeitar um dia de descanso, podem fazer 84 horas semanais ao volante.
Para Bueno, vai haver uma melhora generalizada no valor do frete e os autônomos ainda ficarão com “os melhores percursos”, uma vez que os motoristas empregados têm uma limitação maior de tempo de direção.
Mas nem todo representante de transportadora pensa assim. Miguel Mendes, da ATC, diz que não será tão simples: “As empresas têm toda uma infraestrutura focada no seu patrimônio. Elas não vão se desfazer do patrimônio para terceirizar. O que o empresário vai fazer com uma frota de 300 caminhões?” No setor de grãos, Mendes acredita que as grandes tradings não vão entregar seus produtos aos autônomos.
Já o presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti, contemporiza quando questionado sobre a tendência de valorização do autônomo. “Depende da operação. Quem tem de cumprir tempo de trabalho não é o caminhão e sim o motorista. Haverá muitas situações em que a gente poderá colocar três motoristas na mesma operação.”
“Chegou a hora do autônomo”
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5 Comentários
CUSTOS,NUMEROS DE VEICULOS DE CADA EMPRESA,NUMEROS DE MOTORISTAS PARA FAZER DEDERMINADA VIAGEM.MAS NÃO SE PREOCUPAM COM A SAÚDE DO MATORISTA,QUANTO TEMPO ELE LEVA FORA DE CASA,SUA SEGURANÇA,BOAS CONDIÇÓES DE TRABALHO.
Os demonstrativos de frete de Mato Grosso para o porto de Paranaguá foi muito bom para o nosso conhecimento, eu só acho que esse exemplo deveria ser para outros estados.
parabens ate que enfim,tomarao uma decisao acertada,agora resta a policia rodoviaria,e outras autoridades,fiscalisar,o mais rapido que for posivel.sou motorista carreteiro e pasme estou satisfeito com esta tao bem vinda lei.comesem logo quero me orgulhar,cada vez mais de nossas autoridades.mostrem para os indiciplinados,que aqui tambem podemos faser cumpri lei,e nao so na espanha.abraços felis ano novo para todos nois.e que esta lei,venha traser so alegria.
BOM DIA
ENFELISMENTE AS NOSSAS AUTORIDADES TAPA OS OLHOS E FAS QUE NAO VE ESTAS
BARBARIDADE QUE ACONTECE COM OS NOSSOS UNICOS RESPONSAVEL PELA CHEGADA DO
ALIMENTO NA MESA DO BRASILEIRO QUE E OS CAMINHONEIROS
TEMOS QUE ACABAR COM ESTES ARMAZENAMENTO DOS PRODUTOS DAS EMPRESA
ENCIMA DAS CARROCERIAS DOS TRANSPORTADORES E NÃO RECEBEM ESTADIAS PELO TEMPO PARADO
ISTO TEM QUE SER INVESTIGADO PELO MINISTERIO PUPLICO DO TRABALHO .
APOIO DO SINDITAC-CMR DE CAMPO MOURAO PR.
Bom dia a todos , sou carreteiro a 10 anos e estou muito felis com esta lei que regula os horarios para trabalhar nas estradas aqui no Brasil, tenho certeza que muitos colegas desta profissão concordam com a lei do jeito que ela está.Mais infelismente temos politicos la em Brasilia que so pensam no lucro dos grandes fazendeiros esploradores de pessoas, e que pensam que somos escravos de seus caminhões, e também com certos motoristas que andam por ai sem controle algum . Vamos acabar de vez com motoristas drogados , rodando 24 horas so para faturar mais para si proprio e claro para o patrão.Estes motoristas idiotas nao pensam no que realmente e viver com qualidade, dirigir um veiculo pesado sobrio e curtir a vida de motorista profissional.Estes tais politicos estam fazendo de tudo para derrubar a lei que veio nos tornar autenticos profissionais do volante .Se DEUS quizer vamos vencer.