Ainda não há um prazo definido, mas, nos próximos anos, o mercado brasileiro de caminhões terá uma nova concorrente: a Foton Daimler. A união entre as duas marcas para produção de caminhões médios e pesados na China foi divulgada no início do mês. A nova montadora nasce de um investimento de US$ 1 bilhão.
A Foton Motors, principal montadora de caminhões do mercado chinês e a maior do mundo, produz anualmente cerca de um milhão de unidades. O propósito da join venture é complementar a linha Auman de veículos já comercializada pela montadora na China. Os caminhões passarão a ter licença para utilizar, por exemplo, o motor Daimler Mercedes-Benz de 490 cv de potência, e que atende as novas de emissões Euro 5. É esperada a venda de 160 mil unidades por ano dos novos modelos Foton Daimler no mundo.
Inicialmente, a Foton Daimler pretende estender os negócios fora da China para a Rússia, Ásia do sul e América Central. Mas, segundo a assessoria da fábrica, o Brasil “não está de fora dos planos da marca oriental, será uma questão de tempo e de conquista de mercado até os caminhões chegarem por aqui”.
As empresas esperam, com a parceria, criar a maior montadora de veículos do planeta, já que a marca chinesa conta com vantagens como baixos custos e grande capacidade de produção.
“A oficialização da parceria entre Foton e Daimler é prova do reconhecimento que a Foton tem adquirido nos últimos anos por investir no desenvolvimento de produtos de alta qualidade”, disse à Carga Pesada o diretor comercial da Foton Aumark do Brasil, Ricardo Mendonça de Barros.
Ele ressaltou também a parceira da chinesa com a Cummins, “que tem dado muito certo e que rendeu motores como o ISF, que equipam os caminhões da família Aumark”. Em 2009, Cummins e Foton inauguraram na China uma planta de motores para veículos leves. Segundo Barros, com a Foton Daimler será possível proporcionar ao mercado “produtos ainda mais surpreendentes, como o novo caminhão Aumam GTL (foto)”.
NO BRASIL – Os caminhões Aumam GTL, fruto da parceria entre a chinesa e a Daimler, não têm data certa para chegar ao Brasil. Mas os leves da linha Aumark (modelos 1031, 1051 e 1089) já estão no País, aguardando apenas a liberação do governo para serem comercializados.
A assessoria da Foton Aumark do Brasil afirma esperar a liberação de um documento por parte do governo para poder emitir suas notas fiscais, o que deve acontecer até o final de março. Em abril, a empresa irá inaugurar uma concessionária na Via Dutra. A expectativa é comercializar 600 caminhões da linha Aumark ainda em 2012.
Segundo a importadora, até 2020, a Foton projeta instalar plantas em cinco países: Rússia, Índia, México, Indonésia e Brasil.
2 Comentários
Isso vem comprovar que existem oportunidades globais para todos.As marcas tradicionais que dominam hoje os mercados de caminhões, devem atentar-se para isso , pois garndes fatias serão abocanhadas pelos chineses. Aos poucos “eles” vem chegando.Abraço,Joaquim A. Morais – Maringá-Pr
Vao instalar aqui vender caminhoes pra quem?kkkkkkkpra vóvózinha??por que aqui ja estamos servidos de caminhoes , muito obrigado…AS LINHAS FERROVIARIAS VAO PEGAR ESSAS MONTADORAS TODAS DE CALCAS CURTASVOCES VAO VER.