Durante inauguração do primeiro Van Center de sua rede concessionária, a Mercedes-Benz divulgou nesta sexta-feira (1º), em São Paulo, sua política comercial para a nova linha Sprinter. As grandes cidades brasileiras que vendem mais de mil veículos comerciais leves por ano ganharão Van Centers como o inaugurado pelo grupo De Nigris, na Avenida Bandeirantes, perto da cabeceira da pista do Aeroporto de Congonhas.
Até o fim de 2013, serão sete lojas específicas para a linha Sprinter: em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. “Salvador e Recife já estão chegando próximo deste número (mil unidades)”, disse Adriana Taqueti – gerente sênior de Vendas e Marketing de vans da MB. “Os van centers são um conceito que vai se espalhar pelo País”, afirmou.
O vice-presidente de Vendas da montadora, Joachim Maier, ressaltou que, além dos fatores econômicos e dos eventos esportivos (Copa em 2014 e Olimpíadas em 2016) há medidas governamentais que impulsionam o crescimento dos comerciais leves no Brasil. Entre eles, estão as restrições aos caminhões nos grandes centros urbanos e a exigência de transporte para pessoas com deficiência física.
O crescimento das vendas pela internet e a consequente necessidade de entrega da mercadoria ao consumidor foi outro fator citado por Maier. E a Mercedes-Benz quer aumentar sua participação neste mercado para 20% até o fim do ano. “Saímos de 14% em 2011, temos 17% hoje”, disse.
Com a nova linha, que foi lançada em outubro passado na Fenatran, a montadora dispõe agora de 44 versões de comerciais leves, com preço inicial de R$ 79.500 e financiamento pelo Banco Mercedes-Benz a uma taxa de 1% ao mês.
Todas as versões, segundo a MB, estão dentro das configurações permitidas para VUCs na cidade de São Paulo. Questionada sobre o impacto da restrição aos caminhões na Marginal Tietê, implementada em março, Adriana Taqueti respondeu: “Ainda não temos (este impacto), mas acreditamos que há um grande potencial para crescermos nas configurações de 5 toneladas num futuro próximo.”
Ela contou que, nos últimos dois anos, houve uma inversão no mix da linha Sprinter. “Antes, vendíamos 60% de vans e 40% de furgões e chassis. Agora é exatamente o contrário: as cargas representam 60% e o transporte de passageiros, 40%”, salientou. Os chassis, de acordo com a gerente, ainda têm uma participação menor, “mas vêm ganhando representatividade a cada dia”.
Fabricados na Argentina, os veículos da linha Sprinter foram introduzidos no Brasil em 1996. Desde então, segundo a fábrica, foram vendidas mais de 200 mil unidades, mais da metade no mercado brasileiro.
Com o slogan “Sprinter: Para quem tem estrela”, a MB realizará a Caravana Sprinter nas concessionárias de todo o País a partir de julho.
4 Comentários
gostaria de saber o preço do caminhão 8160 pelo finame ok ,, grato geraldo
Eu particularmente teria intenção de usar em minha frota vans sprinter, so não utilizo a marca porque não tem preços competitivos com o que o mercado oferece.Hoje o mercado esta aquecido com outras marcas que não deixam a desejar, oferecendo melhores preços. Na verdade si a MB tivesse uma politica de preços, que fosse atraente ao mercado com certeza lideraria o mercado nacional. ” Pensem nisso”.
eu tenho uma sprinter e quero comprar outra ficou muito linda aguardo contato meus telefones 47 33721339 e 47 9127 7417
BOA TARDE TENHO UMA SPRINTER 1997 TRABALHO DIARIAMENTE COM ELA ,É UM CARRO MUITO BOM PARA CARGA GOSTARIA DE MAIS DETALHES DA NOVA SPRINTER MOTOR DESEMPENHO ETC… FICOU MUITO BOA ESTA VERÇAO DA SPRINTER.