Nelson Bortolin
Revista Carga Pesada
A comissão nomeada pelo governo para discutir os valores de frete rodoviário vai definir nesta quarta-feira (25) uma tabela de frete, que deve ser divulgada na quinta-feira (26). A comissão é uma das três criadas após a paralisação dos caminhoneiros em fevereiro. O coordenador do grupo, o secretário de Política Nacional dos Transportes do Ministério dos Transportes, Herbert Drummond não quis dar entrevista, alegando que as “conversações estão em fase inicial”. Mas a Carga Pesada conversou com o presidente do Sindicam-SP, Norival de Almeida, que também integra a comissão.
“A tabela está praticamente pronta. Vamos terminá-la na reunião do dia 25 e provavelmente ela será divulgada dia 26”, afirma. De acordo com Almeida, o grupo tomou como referencial os custos do transportes de grãos. “Pegamos o referencial do agronegócio, que é o (frete) mais sacrificado, e estamos levando para um determinado patamar. Fomos pegando custo fixo, custo variável, em cima de um veículo de seis eixos”, explica.
Além do presidente do sindicato, há outros três autônomos no grupo e também representantes de duas transportadoras, do governo, e da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
Segundo Almeida, parte dos caminhoneiros que participaram das manifestações do mês passado tem expectativa de que o governo adote uma tabela mínima de frete. Ou seja, que os contratantes serão obrigados a pagar valores mínimos. Mas, no entendimento do presidente do Sindicam, o compromisso do governo é com uma tabela referencial, que servirá de parâmetro para o mercado.
No início do ano, transportadores de carga de Mato Grosso tentaram estabelecer um balizador de frete, mas tiveram de recuar porque a própria Abiove os denunciou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por formação de cartel.
Em resposta a questionamento feito pela Carga Pesada, a assessoria do Cade afirma que “tabelas de preços mínimos ou recomendações editadas por entidades de classe e associações profissionais apresentam problemas anticoncorrenciais quando resultam em uma imposição unilateral, por quaisquer das partes, podendo constituir infrações à Lei de Defesa da Concorrência e, nesses casos, caberá ao Cade proceder a investigação”.
Além da comissão que discute os valores de fretes, há um segundo grupo tratando do pagamento eletrônico de frete e dos pontos de parada em rodovias, e um terceiro, debatendo a regulamentação da nova Lei do Descanso, a Lei 13.103.
7 Comentários
Quem disse que Sindicam ou qualquer outro sindicato está nos representando, nós somos autônomos e não somos submetidos a nenhum sindicato. Ou aprova a tabela do frete “MINIMO” ou para tudo novamente. É muito simples entender, basta querer!!!
Boa tarde tenho plena confiança que os grupos que estão envolvidos neste trabalhos são pessoas representantes dos transportado autônomos [caminhoneiros]
Não adianta ter tabela de frete, pois quem deveria preços seria o caminhoneiro! Certamente poderá até ajudar para quem não tem tempo para negociação. O que penso é que nós somos aquele que é diretamente afetado e por isso deveria ser o responsável pela negociação e não fazermos “leilão” de frete. Infelizmente a nossa “ganancia” tem levado muitos a falência e destes que chegam a não conseguir se manter na profissão são os que mais entram no sistema de “leilão”, ou seja; dada um fazendo o frete pelo menor preço e assim sucessivamente. Quem consegue suportar a pressão de quem o contara são os que estão em situação mais tranquila!
eu quero é ver fiscalizarem tabela de frete,mais uma vez vão deitarem e rolarem encima dos autonomos, e eu quero ver como irão ficarem os caminhoneiros que fazem o transporte internacional,que mais uma vez irão se ferrarem ,pois nem RNTRC eles teem,pois perdem quando permissionam os caminhões,e dai se queixar pra quem,pois mais uma vez prevalece a idéia de quem não tem conhecimento de causa,e passa a ditar leis sem conhecerem os problemas de fronteira,e por favor o que temos é que quando formarem as comisões para discutirem os assuntos do transporte que chame os representantes de cada região pra discutirem os problemas,mas no Brasil é sempre assim fazem as merdas e socam guela à baixo
“MUITA ATENÇÂO NESTA DECISÂO”
O criador da pauta das formalizações de tabelas de frete em KM/rodado, deve prestar atenção no que as grandes empresas transportadoras que não estão nem um pouco preocupadas em mobilizar-se junto as frentes de negociações p/ não manchar o nome de suas empresas, para que depois de tudo resolvido com o governo coloquem toda sua frota p/ rodar virando um cartel onde só eles vão trabalhar e os autônomos fiquem olhando parados. Isto e notório, já vi esta história.
O que deve ser criado junto a esta pasta de leis e que as transportadoras e cooperativas de cargas, tem que repassar aos autônomos terceiros (externo) pelo almenos 40% de cargas e que exista uma fiscalização. Enquanto a demanda de cargas for muita, tudo bem, más e guando tiver baixa como vai ficar. Os autônomos terceiros parados e as grandes transportadoras rodando, e as dividas mais uma vez só chegando.
meus amigos irmao caminhoneiro eu estive na reuniao e presenciei do começo ao fim
e fiquei satisfeito com a tabela e me parce que quem estava la tambem ficou a unica pessoa que foi contra foi o senador BLARIO MAGGI e foi vaiado todos os deputados apoiarom e deram força e esta tabela vai para aprovaçao no senado para se tonar lei e ficou para ter a nova runiao di 20 ou 22 para definir aprovaçao temos que ter paciencia e esperar
Bom dia a todos eu nao acretito que vai mudar alguma coisa a respeito do frete pois as despesas aumentaran subtamente eu axo que o pais esta quebrado e o governo e sicatos se preucupa muito com eles proprio eles nao estao nen ai para transportadoras e caminhoneiros enquanto eles estiverem mamando na teta do governo eles nao vao se preocupar com caminhoneiro e transportadores eles que eu digo sao os sindicalistas entao portanto meus irmaos vamos nos preparar para uma nova parada geral desde -ja desejo boa sorte a nos todos .