A terceira etapa da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, ou MMCB, organizada pela Scania, definiu no último fim de semana mais dois finalistas em Eldorado do Sul (RS). Ruy Hermes Gobbi, de São José (SC), foi o vencedor das provas de sábado (11 de agosto), e Eliardo João Locatelli, natural de Carazinho (RS), sagrou-se campeão no domingo (12 de agosto).
Por regulamento, cada fase seleciona dois motoristas. Curiosamente, ambos foram campeões regionais na edição de 2010 e estão garantidos na grande final, que será realizada de 25 a 27 de outubro, em São Paulo, e contará com 24 condutores.
O MMCB tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas rodovias, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes.
A edição 2012 recebeu 47 mil inscrições, número recorde, com aumento de quase 70% em relação à última edição nacional e acima da soma mundial dos participantes da competição Scania, ambas de 2010.
Com 26 anos de profissão, Ruy Hermes Gobbi, de São José (SC), o vitorioso de sábado, é casado, pai de dois filhos e tem 45 anos de idade. Gobbi trabalha na Confiança Mudanças e Transportes, em rotas pela Região Sul. De família tradicional de caminhoneiros – o pai e dois irmãos atuam no mesmo ramo –, ele explica que participou pela terceira vez do MMCB por se sentir muito valorizado. “Além disso, tinha a vontade de vencer de novo a etapa regional. Para ser bicampeão, mantive a calma e a tranquilidade nas provas”, revela. “O motorista é fundamental para a segurança nas rodovias. Nós temos de seguir as leis de trânsito para torná-lo o mais seguro possível. Somos formadores de opinião, devemos dar o exemplo.”
Eliardo João Locatelli tem 31 anos, casado, pai de uma filha e natural de Carazinho (RS), Locatelli atua há 11 anos como caminhoneiro. Atualmente, é motorista instrutor da Agrícola Kuffel, que realiza o transporte de grãos pelo País. “Ao vencer a etapa de 2010, muitas oportunidades apareceram. Tenho certeza de que, agora, ganharei muito mais”, diz. Segundo Locatelli, o MMCB propicia crescimento profissional valioso. Ele revela outra estratégia neste ano para tentar ser o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil. “Vou me preparar melhor e tentar fazer as provas com mais calma. Não adianta ter uma supermáquina se não souber aproveitá-la, tirar o máximo do veículo.”
A próxima etapa será em Londrina. Confira programação: