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Concessionários Ford esperam o Cargão para o meio do ano

DAF - Oportunidade 2024
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Ford Cargo b

LUCIANO ALVES PEREIRA

 

Deve vir para as concessionárias em meados de 2013 o esperado modelo extrapesado do Ford Cargo e seu ‘acabamento final’ está sendo ultimado no campo de provas da montadora em Tatuí (SP), sob a supervisão de engenheiros da Otosan, afiliada turca da Ford. A configuração do cavalo-mecânico 4×2, situado na classe das 40 toneladas de PBTC, já ganha as estradas na Europa, onde apareceu com dupla e surpreendente novidade. Primeiro, por a marca estar de volta ao mercado europeu de extrapesados, do qual se ausentou durante décadas (sua mira voltou-se para as vans Transit). Também pelo seu “look de personalidade”, fruto da frente bem resolvida, segundo o conceito kinetic-design apresentado quando do lançamento do novo modelo no Brasil em 2011 ou conforme explicado por fonte da Ford, “ele passa a ideia de imagem em movimento”. Rômulo Peixoto, consultor de vendas da concessionária Pisa, de Contagem (MG), resume tudo em “cabine impactante”.

O seu grafismo inovador merece palmas. Consegue romper com a mesmice estilística dos demais fabricantes de caminhões de configuração cara-chata, na qual o peitoral em forma de trapézio invertido não escapa das taliscas ou elementos horizontais, repetidos no Scania, MAN, Iveco e mais recentemente nos lançamentos da DAF e Daimler, respectivamente modelos XF e Arocs.

newfordcargo BO Cargão é filho de vários ‘pais’. A Ford Brasil é coautora, mas no topo a Otosan, da Turquia. Lá a Ford americana constituiu uma joint-venture com a poderosa família Koc, onde produz caminhões e vans Transit. O alvo imediato do novo Cargo 1846 T são os países do Europa Central, Rússia, África do Sul e Oriente Médio. Ao contrário do que se pensou no Brasil, seu motor não é o Cummins, mas o Cursor da Iveco. Ele desloca 10,3 litros de cilindrada, podendo desenvolver 430 cv (Euro 3) e 460 cv (Euro 5). E como tal o veremos por aqui.

Os parentescos internacionais – especialmente na Inglaterra – levaram a Ford à escolha do fornecedor FPT (Fiat Power Train), coligado à Iveco. Este conjunto de força de seis cilindros em linha adota na Turquia a injeção de alta pressão através de bicos injetores unitários (tipo EUI), combinados com o turbo de geometria variável. O componente tornou-se unanimidade entre os fabricantes de motores por sua possibilidade de encher os cilindros em baixos giros, contribuindo para a tão perseguida economia de combustível. Dita virtude, calibrada com o escalonamento do câmbio automatizado ZF de 12 velocidades, combinadas com a redução do eixo traseiro, resulta em números interessantes para o Cargo 1846 T. A 80 km/h, por exemplo, seu motor trabalha manso a 1.200 rpm. Não faltam igualmente ao produto Ford para 40 t, os rebuscamentos do EBS, ESP e hillholder – aquela abençoada parada de segundos que muito facilita as arrancadas de morro acima, sem riscos de trancos para a transmissão. No Brasil, haverá uma vindoura configuração de cavalo-mecânico 6×2.

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21 Comentários

  1. eu particularmente, acredito na evolução dos caminhões, porém temos de chegar com todas as marcas ao ponto em que chegou a scania, quanto ao valor de ,revenda, pois deprecia menos que as outras marcas, e hoje eu acredito que no tocante a qualidade estão  todas no mesmo patamar, de competição, até as cabinas são todas parecidas, passo a acreditar que hoje o diferencial está sómente na marca

  2. Algo estranho e surpreendente que nada se falou sobre uma versão 6X4…No Brasil, já que ele é o Cargão, que tal motores acima de 500CV e 2.600 Nm de torque, como disse o Gustavo Brito…

  3. O “BIG CARGO” tem cara de locomotiva. Seu pequeno motor de 10.3 litros é potente. Menor é o do International 9.800i (Cummins 410cv), um 6×4 que traciona 74 toneladas no bitrem 9 eixos, despojado de câmbio automatizado. Falta ao “BIG CARGO” a robustez de uma tração 6×4 desatrelada da excessiva eletrônica embarcada que não combina com nossa alta carga tributária (IPI) e rodovias precárias que elevam o custo operacional, pois requerem equipamento mais rudimentar.

  4. Jorge Luiz Olegario on

    A Ford teve o cuidado no lançamento deste belo caminhão para não fazer a besteira que a Volkswagen fez ao lançar o 25.370 nas carreiras para pegar as vendas turbinadas nos anos de 2008 e 2009 e depois ver o fisco que foi estes veiculos.portanto, justifica a cautela da FORD neste lançamento, principalmente por se tratar de produto que não faz parte de seu portfólio, pelas caracteristicas passadas me parece ser um excelente caminhão, vamos esperar o Preço de venda.

  5. Vamos Ver se esse caminhão melhorou o cambio, pois o Antigo continua a Mesma Bosta !!! Elton Fuler !!!Está como Caixa Cheia mais ainda Raspa Nas Trocas e Redução de Marcha !!! E Tem Que Diminuir as Quantidades de Marcha não Aumentar,  Diminuir de 16 para 06 no máximo e colocar caixa Automatizada como no VOLVO FH e SCANIA Linha R e Mercedes-Benz !!! Sou Carreteiro já Faz 19 Anos, e Esse Caminhão FORD 4532 só não é Excelente Por causa da Caixa e Cabine, o Antigo Engenheiro desse Caminhão, teve ter Muita Raiva de Carreteiro, por Ter Projetado, Um caminhão que não Tem cabine e É Péssimo de Caixa de Marcha, pois Sabião Eles Que Não Irião Condozir !!!

  6.  Concordo que a FORD vai fazer bonito com esse caminhão aqui no Brasil,,,  E tenho certeza de que ele vai chegar aqui com tração 6×4 sim, pois o principal atrelamento no brasil em caminhões é o bitrem, não sei se ele vai ter capacidade de tração para 74 toneladas mas pelo menos para 57 vai sim, pois se o Constellation 26-370 6×4 com um motor de 9.354 cm³ ou 9.3 Ltrs teve CMT para 63 toneladas com um motor pequeno de 367cv….. e o novo Constellation 26.390 6×4 com 8.900 cm³ tbm com o mesmo PBTC e CMT… Imagina um de 10,3 Ltrs com 460cv, poderia muito bem puxar bitrem sossegado com uma tração 6×4…e ainda por cima com opção de ser automatizado ia se dar bem por aquiiiii… Agora só falta a MAN colocar um motor melhor no Constellation com pelo menos 440cv e opção de cambio automatizado….

  7. Nossa ainda tem motorista que se preocupa com caminhão novos,porque não se preocupa com bons salarios diarias folgas,isso e que nos temos que nos preocupar,caminhão novo e confortavel e muito bom ,otimo mas o principal e o salario como eu disse.Gente vmus nos preocupar com nossos salarios, porque as empresas so querem saber de sugar a gente.Mas tem mtoristas que so trabalham porque causa de caminhões novos isso e um absurdo.Abraço a todos

  8. A FORD SEMPRE MOSTROU SER COMPETITIVA COM CAMINHOES  PEQUENOS NAO VAI SER AGORA QUE  VAI DESEPCIONAR EU ACREDITO QUE VAI ENCOMODAR MUITO OS COMCORRENTES LOGO VEREMOS UM CARGAO 600 CV AI SIM

  9.   Acredito que a Ford demorou muito a investir no segmento de extra-pesados. Este mercado hoje,é dominado pelas gigantes Scania e Volvo. com produtos de alta qualidade e  grande desenvolvimento tecnológico. Onde a busca por melhores resultados operacionais, termina sendo determinante na hora da decisão de investimento do cliente.

  10.  Caro MARCELO Prefiro trabalhar em um caminhão novo e confortável e não receber bem, do que trabalhar em uma geringonça e ganhar bem…. Tenho certeza que tem muito caminhoneiro sofrendo por ai com dores na coluna por trabalhar em caminhões velhos, passando frio em noites mal dormidas nessas cabines que não tem vedação nenhuma, ou então sofrendo com calor nas estradas precárias do nordeste. Em um caminhão novo pelo menos temos mais conforto, sentimos menos os baques da estrada e dormimos muito mais confortável, dormimos pouco sim, mas pelo menos não sera em um colchão costelinha de vaca magra igual muitos dorme em carros dos anos 80 e 90. Concordo com vc que as empresas abusam muito dos motoristas, eles só pensam em lucrar e não estão nem ai para os empregados, isso é uma das coisas que deveriam melhorar.  Trabalhamos duro para esses patrões e eles não nos valoriza, mas fazer o que, temos que ganhar nosso pão… E pra fala a verdade, pra quem ama a profissão, é difícil ficar longe das estradas. Um abração a toda galera do trecho, á aqueles que trabalham por amor e tbm aqueles que trabalham por necessidade.

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