A MAN Latin America, líder em vendas de caminhões voltados ao segmento de coleta de resíduos, com 36% de mercado, participa da feira RWM Brasil, que acontece de 9 e 10 de setembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). No evento, preparado exclusivamente para o setor de Gestão de Resíduos Sólidos, os visitantes poderão conhecer de perto o vocacional Volkswagen Constellation 17.280 Compactor, caminhão desenvolvido sob medida para o segmento.
O veículo conta com as principais configurações solicitadas pelos clientes de coleta de resíduos como: opção para tomada de força Repto, caixa automática, banco para três passageiros e teclas cegas para acionamento dos equipamentos. Para garantir a robustez que a operação exige, devido a sua severidade, itens como compressores de maior capacidade, freios de maior dimensão, suspensões recalibradas e manetim para partida em rampa também fazem parte do modelo. Equipado com motor MAN D08 de 280cv, possui a tecnologia de emissões EGR que, além de não ser necessária a utilização do ARLA 32, possibilita maior facilidade para implementação de equipamentos.
Além do estande na RWM Brasil, projetada da mesma forma que a RWM de Birmingham, no Reino Unido, onde há 45 anos é referência para esta indústria no mundo todo, a montadora participa ainda do congresso ISWA, simultâneo à feira e promovido pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos, que trabalha para o promover e desenvolver uma gestão sustentável e profissional de resíduos sólidos ao redor do mundo. No dia 10 de setembro, a Engenharia da MAN Latin America fará uma palestra sobre a tecnologia hibrida hidráulica, presente em caminhões protótipos da marca Volkswagen já em testes em clientes que atuam na coleta de resíduos como o Grupo Solví, de São Paulo, e Comlurb, do Rio de Janeiro.
O sistema adotado no veículo híbrido traz para os caminhões brasileiros o mesmo conceito de recuperação da energia cinética (KERS) utilizado nos carros da Fórmula 1. O sistema armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada durante a frenagem, usando-a posteriormente na partida. A partir do consumo menor de combustível, o caminhão híbrido ajuda a reduzir os níveis de emissão dos principais poluentes veiculares causadores do efeito estufa, como gás carbônico, e os que contribuem para degradação da qualidade do ar como, material particulado, óxido de nitrogênio, entre outros.
A tecnologia é apropriada para operações de coleta de resíduos, em que o veículo está submetido a um ciclo intensivo “anda e para”. O grande diferencial do híbrido da MAN Latin America em relação aos modelos que existem mundo afora está no dispositivo de armazenagem de energia utilizado nesse veículo. Os outros sistemas utilizam baterias ou ultracapacitores, mas a empresa optou pelos acumuladores hidráulicos pela maior adequação à realidade brasileira.
O principal benefício está na manutenção e operação mais simples do sistema, cuja durabilidade é maior do que a da bateria, por exemplo. A empresa também prevê um menor investimento inicial para aquisição do modelo do que os observados mundialmente em híbridos elétricos. O acumulador hidráulico tem ainda uma capacidade de resposta mais rápida, ou seja, disponibiliza toda a energia armazenada para partida do veículo instantaneamente.