Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Contra filas, ALL faz terminal em Rondonópolis

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Terminal de Alto Araguaia continuará ativo, mas com menos movimento

Terminal de Alto Araguaia continuará ativo, mas com menos movimento

Talvez a próxima seja a última safra de grandes filas de caminhões no terminal de grãos de Alto Araguaia, se as melhorias realizadas forem insuficientes. A ALL está construindo o Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), mais ao Norte, que fará a interligação com os terminais de Chapadão do Sul (MS) e de Alto Taquari, Itiquira e Alto Araguaia, todos em Mato Grosso.

Segundo a assessoria da ALL, a obra, que irá acrescentar 250 km à malha ferroviária do Estado, entrará em operação antes do fim de 2012. Será “o maior terminal intermodal do País” e representa investimentos de R$ 750 milhões.

O CIR está localizado a 28 km do centro de Rondonópolis e a 14 km do aeroporto, com acesso pela BR-163. Sua área total será de 230 mil metros quadrados e terá centro comercial, posto de abastecimento e serviços, banheiros, setor de alimentação, setor de serviços públicos e um hotel com 100 quartos. Para o pátio de estacionamento estão reservados 162 mil metros quadrados. O terminal, de acordo com a ALL, poderá atender mais de 1.200 caminhões por dia e carregar 120 vagões em seis horas.

Os terminais de Alto Araguaia e Alto Taquari continuarão operando, afirma a empresa, porque “captam cargas de origens distintas”. Mas o prefeito Alcides Batista Filho está preocupado com o impacto da “concorrência” em Alto Araguaia. “Podemos perder de 40% a 50% da nossa arrecadação no IVA”, diz.

Segundo o prefeito, a administração municipal está buscando junto a lideranças políticas e empresariais apoio a ações que minimizem prejuízos. “Uma alternativa seria a pavimentação da MT-100 e da MT-110, para garantir que parte da produção agrícola continue sendo escoada pelo terminal rodoferroviário de Alto Araguaia”, comenta. Estas rodovias estaduais ligam importantes regiões produtoras de grãos do Mato Grosso, o Médio e o Baixo Araguaia.

 

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

2 Comentários

  1. na realidade nao adianta  comentar que nada acontece. mas e uma vergonha a estrutura da all, pessoas que ficam nas filas no meio da pista sem comida ,banheiro,sem nada  e ainda diz que e a melhor do pais,os motoristas tem que para  de carregar para eles verem que sem eles trabalhando a empresa nao lucra ai vam aprender a valorizar os herois da estrada  que deixa o lar para sofrer e uma falta de respeito para com ser humano grata.

Leave A Reply