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EXCLUSIVO: Contran eleva tolerância de peso por eixo para 10%

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Scania Combustível

Nelson Bortolin

Revista Carga Pesada

 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta sexta-feira (6), no Diário Oficial da União, a resolução 489, que aumenta para 10% o limite de peso por eixo para os veículos de carga. Mas, atenção, a regra só vale para os caminhões e carretas que não ultrapassarem o limite de 5% do peso bruto total (PBT) ou peso bruto total combinado (PBTC). Ultrapassando esta tolerância do peso total, a margem por eixo fica em 7,5%.

balança

 

“Foi uma decisão acertada o aumento da tolerância na pesagem por eixo para 10%, sem modificar o peso bruto. Já vínhamos alertando para essa necessidade”, afirma o engenheiro mecânico especializado em transporte de carga, Rubem Penteado de Melo.

Ele ressalta que, em determinados segmentos do transporte, era muito difícil, “para não dizer impossível”, acertar exatamente o peso de cada eixo. “Aumentou-se a tolerância para aplicar a multa nos eixos, mas, corretamente, não se aumentou o peso bruto total dos veículos. Os caminhões não foram autorizados a levar mais peso”, ressalva.

Melo salienta que muitos técnicos acham que a tolerância deveria ser “zero”. “Mas, se forem carregar na floresta um tritrem com toras, vão ver que é impossível fazer essa tarefa sem uma margem de pelo menos 10%”, declara.

A resolução também estabelece novas regras para o transbordo ou remanejamento de carga.  Para quem mantiver até 5% de excesso em peso bruto, só haverá transbordo ou remanejamento a partir de 12,5% de excesso nos eixos. Até este limite, o veículo será apenas multado. Para quem estiver com excesso acima de 5% de peso bruto, valem as regras antigas (ver tabela).

Clique aqui para ver a resolução

tabela excesso peso

 

 

Truckscontrol
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11 Comentários

  1. Mauricio Andrei Rotta on

    Até que enfim hein, isso já é uma coisa que eu venho brigando há muito tempo com os políticos que conheço.

  2. Que bom que estão ouvindo quem entende e sofre as descriminações nas estradas, mas é preciso ter mais fiscalização nas estradas e em pontos que resultem em melhoria e que parem de andar com excesso de peso, precisamos de preço de frete e não de quantidade e peso.
    Abraço a todos os estradeiros.

  3. FABIO QUEIROZ DE ALMEIDA on

    O interessante é que todos estão preocupados somente com a capacidade ou possibilidade de transportar o máximo possível e cada vez mais. Contudo deve ser considerado a crescente quantidade de acidentes causados pela instabilidade das composições com sobrecargas nos eixos ou grupos de eixos; Com as características mecânicas e estruturais dos veículos que estão trabalhando no limite. Outro fator não considerado nesta causa é o dimensionamento das nossas rodovias que continuarão a sofrer com a sobrecarga nos eixos, uma vez que ela é a principal causadora de todas estas situações de insegurança e degradações, há um crescimento exponencial ao se elevar o percentual de sobrecarga nos eixos. Vejo que foi uma tremenda irresponsabilidade de nossos governantes a aprovação de tal resolução sem antes considerar os efeitos que este aumento na tolerância irá causar.

  4. Tenho a mesma opinião do nosso amigo Fabio Queiroz, além da irresponsabilidade de muitas empresas e autônomos que carregam sempre usando a tolerância para poder ganhar mais, não tem noção da degradação que está causando em seus veículos e rodovias, e o que arrecadam agora carregando excessos irão gastar depois no concerto dos veículos e ou até mesmo com a saúde ou a própria vida pelo risco que estão correndo e levando aos usuários de sofrerem acidentes devido a essa GANÂNCIA.

  5. Como você vai saber que está com excesso nos eixos se as empresas pesam total e não eixo por eixo.A ANTT deveria ter uma balança para teste, porque você só sabe que esta com excesso nos eixos depois de ser multado.

  6. como voce vai saber que esta com excesso no eixo se as empresas pesam total e nao eixo por eixo.a antt deveria ter uma balanca para testa.porque voce sabe que esta com excesso nos eixos depois de ser multado.

  7. Divino Edson santana on

    Tem que ver lucro abisurdo das transportadoras que pega o frete com um valor bem alto e repassa uma merreca pa quem faz o trabalho todo

  8. renato carlos cazotti on

    qual o peso atual que o 1113 passa na balança sempre sou multado quando vou pra são paulo fui multado ontem tava com 13000 naõ sei mais oque fazer;;

  9. tenho a mesma pergunta do meu amigo acima renato carlos cazotti.qual o peso que posso passar tranquilo na balança com 1113 estou perdido tambem alguem pode nos ajudar por favor porque uns dizem 5% de tolerancia outros 10%

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