Nelson Bortolin
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 418 proibindo a inclusão de eixo auxiliar em semirreboques com comprimento igual ou inferior a sete metros. O objetivo do órgão é impedir a transformação do bitrem convencional (7 eixos) em bitrenzão (9 eixos). No entanto, especialistas ouvidos pela Carga Pesada acreditam que o texto da resolução dá margem para que essas mudanças continuem acontecendo.
É que o Contran considerou somente o tamanho da caixa (carroceria) e não o chassi do implemento. “Acho que houve um erro. Não se mede um semirreboque só pela carroceria. Os chassis dos semirreboques dianteiros dos bitrens têm entre 9 e 10 metros. E os traseiros, pouco mais de 7 metros”, disse o funcionário de uma implementadora que não tinha permissão para falar em nome da empresa. Desta forma, a inclusão do terceiro eixo em cada semirreboque de bitrem continuaria legal.
O presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos (Anfir), Kimio Mori, disse à Carga Pesada que concorda com esta análise. E que a Anfir está estudando a resolução. A reportagem não conseguiu falar com representantes do Contran.
Os bitrenzões, que têm 19,8 metros de comprimento, são considerados perigosos e danosos ao asfalto. Eles já são proibidos de rodar em São Paulo há muito tempo. Depois que a Carga Pesada publicou uma reportagem especial a respeito do tema, esses veículos também foram proibidos no Paraná.
Clique aqui para ler a reportagem “O milagre da transformação” e aqui para conhecer a resolução 418 do Contran.
30 Comentários
Tem que acabar com este tipo de caminhão isto só serve para acabar com as estradas e colaborar com o transito que esta complicado nas estradas sem contar o risco que se corre para ultrapassar este veiculos em estrada de mão dupla sem acostamento e quando chega arrasta todo frete e os demais fica sem.Tem realmente que proibir ou logo vai ter nas estradas caminhões arrastando 20 carretas uma atras da outra.
e passar a carga aos trens com 200 vagoes
Os caras do CONTRAN precisam fazer umas aulinhas de redação, pois todos os textos deles geram segundas interpretações, os caras simplesmente não conseguem ser claros no que escrevem, ou são muito ruins de escrita ou a intenção é realmente embananar a cabeça de quem lê.
embananar para aumentar a coleta de multas
Não deveria nen ter sido fabricados, pois nossos viadutos nossa malha alfaltica comporta?e a segurança em um aclivel ou declivel quem se responsabiliza em caso de acidente?mas a ganancia e a inrresponsabilidade, do agro negócio é tanta que não se preocupam com a vida umãna, pois os responsaveis só andam de avião.
Infelismente no Brasil faz para depois proibir,
b dia tem que acabar com esses bitrenzao isso alem de estragar fretes estradas e pontes ce nao bastasse ainda caindo eixo e fazendo acidente nas estradas e tambem a quinta roda nao suporta o peso ela saiu para 7 eixo e nao para 9 eixo.
essa lei ta mais que certa eles acabam com as rodovias e levam toda a carga e anda com com peso alem do tpb e o fretesta tudo muito baixo graças a eles tinha que ser proibido nos pais todo ter só ls até rodotren tinha que acaba esse veiculos sao muitos perigosos e as rodovias do pais nao suporta esse tipo de veiculo que ja virou praga fora bitren
Bom dia a todos, peço por favor que alguém me responda uma coisa, trabalho com container uso a rodovia anchieta todos os dias e é comum ver principalmente no trecho de serra veiculos articulados com 25 á 30 metros de comprimento, a final é proibido ou não este tipo de articulados(bitren ou rodotrem) na via, pois se não bastasse isto, existe muitos motoristas deste tipo de veiculos com grande irresponsabilidade de condução do mesmo te ultrapassando em curvas acentuadas, descendo acima de 30km/h, é o que pede as placas de transito, e eu nunca vi um tipo de veiculo destes serem fiscalizados pela policia militar rodoviaria, e digo mais, nos trechos de serra é sim permitido a ultrapassagem de veiculos de cargas, sendo que quando a silnalização do solo permitir e a ultrapassagem for um veiculo por vez, principalmente no km47 onde todos os dias esta lá a presença da policia militar rodoviaria, peço que por favor alguém me corrija se eu estiver errado, pois lá existe literalmente a industria das multas e o abuso de autoridade tambem.
Sílvio, as composições de 25 a 30 metros são legais. Elas podem rodar de dia. São proibidas à noite.
por a Carga pesada colocou uma chamada assim:Problema pode não ter sido resolvido porque a resolução 418 especificou o tamanho de carroceria e não o do chassi .Voces da carga pesada acha que fazer nove eixos é um problema?a final por que voces nao acham um problema a má conservaçao das rodovias , a má utilizaçao do dinheiro do ipva , ou mesmo a falta de infra estrutura das estradas brasileira para o transportatores. ao invés de falar que
Problema pode não ter sido resolvido porque a resolução 418 especificou o tamanho de carroceria e não o do chassi .voces sabiam que foram feitos esses implementos para podermos ficar no ramo, pois nao temos mais opcoes , é tanto impostos e tanta exigencias que nao sobra mais nada se trabalharmos com bitrems normais.eu fiz 3 bitrenzao e nao me arrependo, queria ter feito mais. pois ele é muito pra trabalhar.todos ja estamos percebendo que a carga pesada sempre esta do lado do governo.voces poderian mudar o nome da revista. ( puxa saco do governo pesado) ai vai uma sujestao!!!
Prezado Sr. Mendes:
Com todo respeito às suas opiniões,gostaria de compartilhar meu ponto de vista sobre seu email abaixo.
Nunca é demais reafirmar nossocomprometimento com a cobertura dos principais temas do transporte de cargas,sempre respeitando questões como segurança e responsabilidade e abrindo espaçopara a opinião dos nossos leitores.
Não somos contra nem a favor dobitrenzão, nosso papel é apresentar todos os lados da informação. Neste caso,em particular, se o Senhor acompanha nosso trabalho, sabe que nossa crítica foi– e sempre será – contra as adaptações e reformas improvisadas, semcertificação e que trazem ainda mais riscos para nossas estradas, já tãosangrentas.
Veja reportagem completa sobre o temaem nossa edição 157 no link http://cargapesada.com.br/revista/edicao-157/
No mais, não entendi o que o Senhor tentou expressar aodizer que somos a favor do governo. Somos sim a favor de medidas que tragammais segurança às estradas e aos próprios caminhoneiros, suas famílias e todosos usuários das estradas. E também contra toda forma de exploração que obriga ajornadas de trabalho abusivas, excesso de peso em estradas que não recebeminvestimentos decentes há anos. E também, claro, a concessionárias de rodoviasque não investem na melhoria das condições dos trechos pelos quais deveriam sercompletamente responsáveis.
Se avaliar nossas edições impressas ao longo de 27 anos e dosite ao longo de 15 anos, verá muitas reportagens em que tratamos destes temas.
Aliás, Senhor Mendes, responsabilidade é o ponto principaldo nosso trabalho. Não sei se o senhor sabe, mas somos a única revista a ter umcaderno voltado para filhos de caminhoneiros. Saber que crianças também sãoleitores da nossa publicação, só faz aumentar nossa responsabilidade.
Tenho certeza de que o Senhor também é favorável a isso.Penso também que se estamos há tantos anos no mercado, alguma contribuiçãodevemos ter trazido para o setor. E abrir espaço para opiniões como a sua éapenas uma destas contribuições.
Esperamos que continue visitando nosso site, lendo nossasedições e se preferir conversar pessoalmente a respeito destes pontos de vista,basta nos informar seu telefone que teremos prazer em contatá-lo.
Atenciosamente,
Dilene Antonucci – EDITORA
EU NAO ACHO QUE OS BITRENZAO ESTRAGA OS FRETES. EU CARREGUEI LA EN SINOP PRA PARANAGUA DEU QUAZE R$ 12.500,00 CADA UM.SEI LA ACHO QUE SOBROU UM POUCO PRA MIM.KKKKKKKQUEM NAO FEZ OS 9 EIXOS VAO FICAR SEMPRE CRITICANDO OS QUE FIZERAM, MAIS QUEM MANDA NAO AGIREM, SÓ FICAM CRITICANDO, CRITICANDO E CRITICANDO.EU NAO VI NINGUEM CRITICAR O GOVERNO, AQUI AINDA, POR PAGAR ALTOS PEDAGIOS E NEM CRITICAR O GOVERNO POR DEIXAR DE FORA DO INCENTIVOS FISCAL OU REDUÇAO DA CARGA TRIBUTARIA TRABALHISTA AS EMPRESAS DE TRANSPOTES ROD DE CARGAS, SÓ COLOCARAM OS DE PASSAGEIROS. INTAO É ISSO MEU AMIGO, TEM QUE SE VIRAR COMO PODE, TRANSPORTES NO BRASIL JA FAZ ANOS QUE FICA NO RAMO SÓ QUEM TEM GARRA.QUEM NAO TEM VAO FICAR CORRENDO ATRAS DO 9 EIXOS COM AS CARRIOLINHA MESMO
Respeito à opinião de todos, acho que o que o Srº
Mendes quis se referir, foi que as reportagens sobre esse tipo de veiculo,
sempre dão a “impressão” que o vilão é quem fez, e que tudo nele é ruim.
Não sou especialista em transporte, sou filho de caminhoneiro que tbm fez um
bitrenzão e gosto de ler reportagens para estar sempre atualizado, sendo assim
gosto da revista Carga Pesada.
Entendo a revolta de todos os que fizeram o bitrenzão, na minha humilde opinião
a culpa não é deles, e sim dos que elaboram as leis. Vejamos o maior exemplo
que é a resolução 418/12, ele veio para coibir a transformação que é legal
devido ao um buraco na legislação e na verdade ela deixou o buraco aberto.
Todas as reportagens dizem que esse tipo de veiculo destrói
a rodovia, no pouco que conheço disso eu discordo, pq o peso está divido entre
os eixos, acredito que um bitrem 7 eixos, em um cavalo mecânico 6X2 seja mais
prejudicial que um bitrenzão no 6X4. No
que se diz respeito a obras de artes especiais (pontes e viadutos) eu concordo
plenamente que esse tipo de veiculo é prejudicial por acumular em 19,80 essas
74T, mas ai vem a pergunta. Se a nossa safra não para de crescer, e nosso país
na investe em transporte ferroviário de que forma vamos escoar a safra? Não seria a hora do governo começar a fazer
pontes melhores?
Acho que esse tipo de transporte vai ser cada vez mais
comum, cada vez mais os caminhões vão carregar mais, pois como todo mundo sabe
o transporte influência diretamente no custo de vida de cada um de nós.
Muitos vão me dizer, mas pq não comprar o 25m ou o 30 metros
que são legais e não e não são tão prejudiciais?
Aí eu pergunto. Vc já andou atrás de um 30 metros em uma
estrada simples sem acostamento como são a grande maioria das nossas estradas?
Na reportagem da revista 157, acho que faltou uma coisa
Deixo uma sugestão à Carga Pesada:
Vão atrás de uma preceptiva de quantos
bitrenzões 19,80 existem, acho que o DNIT através das AET´s pode ter um numero
aproximado.
2-
Fazem o calculo de quantos caminhões a mais
teria que ter na estrada se eles fossem ainda 7 eixos,
3-&Quanto a mais de poluição estaria sendo gerada;
4-
Será que esse fluxo há mais, não traria mais
manutenção nas rodovias?
Tudo tem o lado bom e o lado ruim, mesmo sendo um veiculo
adaptado, acredito que se ele for bem feito, como muitas oficinas se preocupam
em fazer, o acho q ele fica muito mais seguro que aqueles com Dolly de 19,80
que saia novo.
Sr da revista carga pesada, e eu fizer um documentario extraordinario sobre o que acontece na via anchieta e Imigrantes, vcs publicam materia e fotos, pois terei muita poeira para jogar no ventilador, e aproveitando este tipo de veiculo circulam 24 horas nestas vias, vizivelmente á todos.
Todo patrão não quer que mexa no seu pão.Mais quer que seu irmão coma a sobra dele,então se todos pensar igual ao Sr. Mendes vai dar uma guerra onde todos vão perder…Vejo que a culpa realmente é do governo que autorizou a fabricar esses complementos.Mas também acredito que as grandes empresas forçaram o governo nessa situação legalizar o mesmo.Também concordo com Sr.Nivaldo se não parar com esses bi-trens rodo trens,amanhã vai ter um trem de carreta sobre a rodovia.
Respeito à opinião de todos, acho que o que o Srº Mendes quis se referir, foi que as reportagens sobre esse tipo de veiculo, sempre dão a “impresssão” que o vilão é quem fez, e que tudo nele é ruim.Não sou especialista em transporte, sou filho de caminhoneiro que tbm fez um bitrenzão e gosto de ler reportagens para estar sempre atualizado, sendo assim gosto da revista Carga Pesada.Entendo a revolta de todos os que fizeram o bitrenzão, na minha humilde opinião a culpa não é deles, e sim dos que elaboram as leis. Vejamos o maior exemplo que é a resolução 418/12, ele veio para coibir a transformação que é legal devido ao um buraco na legislação e na verdade ela deixou o buraco aberto.Todas as reportagens dizem que esse tipo de veiculo destrói a rodovia, no pouco que conheço disso eu discordo, pq o peso está divido entre os eixos, acredito que um bitrem 7 eixos, em um cavalo mecânico 6X2 seja mais prejudicial ao pavimento que um bitrenzão no 6X4. No que se diz respeito a obras de artes especiais (pontes e viadutos) eu concordo plenamente que esse tipo de veiculo é prejudicial por acumular em 19,80 essas 74T, mas ai vem a pergunta. Se a nossa safra não para de crescer, e nosso país na investe em transporte ferroviário de que forma vamos escoar a safra? Não seria a hora do governo começar a fazer pontes melhores? Acho que esse tipo de transporte vai ser cada vez mais comum, cada vez mais os caminhões vão carregar mais, pois como todo mundo sabe o transporte influência diretamente no custo de vida de cada um de nós.Muitos vão me dizer, mas pq não comprar o 25m ou o 30 metros que são legais e não e não são tão prejudiciais?Aí eu pergunto. Vc já andou atrás de um 30 metros em uma estrada simples sem acostamento como são a grande maioria das nossas estradas?Na reportagem da revista 157, acho que faltou uma coisaDeixo uma sugestão à Carga Pesada:1- Vão atrás de uma preceptiva de quantos bitrenzões 19,80 existem, acho que o DNIT através das AET´s pode ter um numero aproximado.2- Fazem o calculo de quantos caminhões a mais teria que ter na estrada se eles fossem ainda 7 eixos, 3- Quanto a mais de poluição estaria sendo gerada?4- Será que esse fluxo há mais, não traria mais manutenção nas rodovias?Tudo tem o lado bom e o lado ruim, mesmo sendo um veiculo adaptado, acredito que se ele for bem feito, como muitas oficinas se preocupam em fazer, fica muito mais seguro que aqueles com Dolly de 19,80 que saia novo, até 2006.Não podemos esquecer que quando surgiu o bitrem muitos cavalos mecânicos 4X2 foram transformados em 6X2 e na época, pouco se falou de veiculo adaptado. Um abraço a todos, me desculpe se ofendi alguém, só quis expressar a minha opinião.
estao acabando com s estradas nas subidas esta se formando valetas e ondulaçoes.acontece que o ‘povo’ nao se encontenta, a ganansia é grande.
É no fim de tudo se troca seis por meia duzia,já que o bitrenzão de 19.8 metros tem move eixos,já bitrenzão e o rodo trem de 25 é 30 metros também tem nove eixos.E ai? aonde ta a diferença?
Que Palhaçada, por que o Detran liberou a adaptação e após a colocação de eixos novos, a instalação, vistoria ( pelo engenheiro mecânico e IMETRO) e a aquisição de licenças para trabalho em diferentes estados. Agora o estado do Paraná proibiu o trabalho dos 9 eixos adaptados. Um exemplo que acho correto é o estado de SP que proíbiu desde o inicio evitando que isso seja feito para trabalhar por lá evitando assim gastos com tudo que citei anteriormente. Vejo que isso seja um descaso com quem fez o investimento e agora não pode trabalhar, agora quantos mil caminhoneiros adaptaram seus caminhões para trabalhar aqui no PR assumido prestações de caminhões, fretes de empresas, infra-estrutura e logística de transportadoras onde todas essas pessoas tem seus compromissos e sonhos a realizar e agora falam em no darem mais licença para transitar no estado. Onde esta o profissionalismo e a ética em liberar e depois não renovar mais as licença ????????????? E nos como que ficamos quem vai assumir nossos compromissos O QUE vamos fazer com esses milhões de implementos quem vai pagar os bancos (prestações do cavalo e adaptação sem falar em outros compromissos)
Não deveria ser proibido esse tipo de semi-reboque, e sim os com 30 metros de comprimento, onde não há infra-estrutura em postos de combustíveis aonde NÃO possuem ESPAÇO para manobras e a maioria da firmas NÃO possuem BALANÇA com comprimento adequado, sem Falar na LENTIDÃO do transito que aonde tem um 9 eixo desses de 30 metros o transito fica lento e causa filas, pois o comprimento do conjunto Mecânico faz com que as ultrapassagem se tornem difíceis pois, tem q ter uma ampla visão a frente para se realizar a ultrapassagem, sendo que quando pega regiões onde a estrada é bastante irregular e sinuosa, aumentando assim o risco de acidentes e com esses equipamento 9 eixo de 19,80 metros todos esses problemas seriam amenizados. Pois esses possuem o mesmo sistema de bitrem com eixos suficientes para carregar a carga superior de 74 ton sendo que o peso entre eixos é igual os 30m.
A DIFERENÇA ESTA NA INVEJA!!! DE QUEM NAO FEZ,SÓ SAO PUXA SACO DO GOVERNO.SE ESTA AFUNDANDO OS ASFALTO, INTAO QUE O GOVERNO CONSERTE, POIS SE ELE NAO GASTAROS NOSSOS DINHEIRO QUE PAGAMOS DE IPVA , ICMS DE FRETE , PIS ,CONFINS , INSS,ETC….O DINHEIRO VAI TUDO PRA ESSES POLITICOS LADRAO ATRAVES DE CONTRATOS FRAUDULENTOS DE LOCAÇAO DE VEICULOS FANTASMA, SERVICÓS PRESTADOS AO GOVERNO SÓ NO PAPEL COMO ESSES DO CACHOEIRA E MARCOS VALERIO.DAI FICA OS SERVIÇOS PRECARIOS E NÓS MESMO NOS CULPAMOS COMO SE O PROBLEMA ESTIVESSE EM APENAS TRABARLHAR, É SÓ ISSO QUE SABEMOS FAZER, SÓ TRABALHAR E PAGAR IMPOSTO.AQUI VAI UM ABRAÇOS AO AMIGOS QUE TEM BITRENZAO DE 9 EIXO DE 19,80.ESTAMOS LEGALIZADOS ,E DOCUMENTADOS, COM AUTORIZAÇAO DO DETRAN E LAUDOS DO INMETRO.BOA SEMANA A TODOS
tem que acabar com tudo isso ai que chama de 9 eixo rodotrem.quando tinha so carretas de 6 eixo e 5 eixo e caminhoes truck o frete tinha valor hoje em dia vc leva 50 toneladas nestas merdas pelo preço que levava antigamente com uma carreta para 33 toneladas vamos acordar gente o povo ta ficando velho e burro………….
A INCOMPETÊNCIA DE SE FAZER ESTRADAS ÓTIMAS E SEM ROUBAR CAUSA ISSO, PROIBIÇÃO DA EFICIÊNCIA EM FAVOR DA INGERÊNCIA! ISSO É SOCIALISMO.HABEMUS SOCIALISMO!
Caminhão é flagrado com 70% de excesso de peso na BR-282 em Chapecópor favor entren nesse endereço e olhem a matéria do guia dos tranportador sobre excesso de peso. kkkhttp://www.guiadotrc.com.br/noticias/not.asp?id=23742&areas=noto caminhao era pra 12 ton e o cara estava com 20 toneladas, isso dai é danoso para as rodovias.e esses caminhoes canavieiros? com quantas toneladas eles andam? sera que no canavial tem balanças……acreditem 9 eixos nao é danoso para as rodovias como fazem as matéria, ele é danoso igual um bitrem normal, igual uma LS , igual um caminhao truck. pois afundar asfalto desde que me conhenço por gente eu vejo asfalto afundando, quando saiu os bitrem 7 eixo foi a mesma conversa… peso por eixo é peso por eixo. sao 6 ton por eixo e acabou, passou disso é excesso……
EU DOU MEUS PARABÉNS PRA ESTA REVISTA, POIS SE PREZAM PELA SEGURANÇA COMO EU NÃO VI AQUI AINDA UMA MATÉRIA SOBRE AS CONDIÇÕES DAS RODOVIAS, PARECEM QUE FAZEM MATÉRIAS SÓ SOBRE AS CONDIÇÕES DOS USUARIOS, KKKKKKK.AQUI ONDE EU MORO TEM UM TRECHO DE AMAMBAI -MS A ELDORADO -MS QUE BEM MERECIA UMA MATÉRIA DESSAS QUE VOCÊS PREZAM PELA SEGURANÇA, POIS SE QUIZEREM UMAS FOTOS DELA EU MANDO PRA VOCES, SE QUIZEREM ALGUNS DEPOIMENTOS DOS USUARIOS EU TAMBEM MANDO.SE PRESAM MESMO PELA SEGURANÇA TEM UM MONTE DE RODOVIA NO BRASIL A FORA QUE NAS SUBIDAS NÃO POIS NEM ACOSTAMENTOS , MUITO MENOS UMAS TERCEIRA FAIXA, TABÉM ACHO QUE DEVERIAM FAZER UMAS MATÉRIA PRA DAR UMAS IDÉIAS PRO CONTRAN LIMITAR A VELOCIDADE DOS AUTOMÓVEIS , INCLUSIVE EQUIPANDO ELES COM TACÓGRAFO, POIS ESSA SEMANA TEVE UM AMIGO MEU QUE PERDEU SEU CAMINHÃO POR QUE UM CRÓSSFOX NÃO CONSEGUIU FAZER UMA CURVA POR ESTAR EN ALTA VELOCIDADE E BATEU DE FRENTE COM O CAMINHÃO DELE. …OLHA ! TEM UM MONTE DE ITEM DE SEGURANÇA PRA MELHORAR NESSE PAIS , POR FAVOR DEIXEM OS BITRENZÃO TRABALHAREM EM PAZ.
O QUE DEVERIA FAZER É VOLTAR TODOS PARA A LS AI TINHAMOS ESTRADAS E FRETES MELHORES
O contram acabou com a duvida agora com a deliberaçao 229 que já está aparecendo no site do DNIT?Srs. Transportadores
01/10/2012 às 11:15hs – CONTRAN
CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO
DELIBERAÇÃO No- 129, DE
27 DE SETEMBRO DE 2012
Acrescenta inciso VI ao artigo 8º da Resolução CONTRAN nº
292/2008, de forma a proibir a inclusão de terceiro eixo em semirreboque com
comprimento inferior a 7,0 metros.
O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO,
“ad referendum” do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, no uso
das atribuições que lhe confere o art.12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de
setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, combinado com o
art. 6º do Regimento Interno daquele Colegiado, e nos termos do disposto no
Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenação do Sistema
Nacional de Trânsito e, Considerando o disposto no art. 99, do Código de
Trânsito Brasileiro, que estabelece regras sobre peso e dimensões a serem
observados pelos veículos quando transitarem pelas vias terrestres;
Considerando a necessidade de se coibir práticas irregulares,
relativas ao artigo 7º da Resolução CONTRAN nº 211/2006; e Considerando o que
consta do Processo no 80000.044413/2-2010-15, resolve:
Art. 1º Acrescentar o inciso VI ao art. 8º da Resolução CONTRAN nº
292/2008:
“VI – A inclusão de eixo auxiliar
veicular em semirreboque com comprimento igual ou inferior a 10,50 m, dotado ou
não de quinta roda”.
Art. 2º Fica revogada a da Resolução CONTRAN nº 418/2012
Art. 3º Esta Deliberação entra em vigor na data da sua
publicação.
JULIO FERRAZ ARCOVERDE
è facil abaixa o preço do diesel e impostos que nos patrões deixamos de lado os bitrem e compramos mais cavalos, porque não da mais para trabalhar no Brasil ! a Industria esta sucateada, se tirar o bitrem o Brasil PARA !
Afinal bitrenzão pode ou não pode rodar à noite?