Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Contran publica resolução para proibir bitrenzão, mas texto gera dúvida

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

 

Nelson Bortolin

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 418 proibindo a inclusão de eixo auxiliar em semirreboques com comprimento igual ou inferior a sete metros. O objetivo do órgão é impedir a transformação do bitrem convencional (7 eixos) em bitrenzão (9 eixos). No entanto, especialistas ouvidos pela Carga Pesada acreditam que o texto da resolução dá margem para que essas mudanças continuem acontecendo.

É que o Contran considerou somente o tamanho da caixa (carroceria) e não o chassi do implemento.  “Acho que houve um erro. Não se mede um semirreboque só pela carroceria. Os chassis dos semirreboques dianteiros dos bitrens têm entre 9 e 10 metros. E os traseiros, pouco mais de 7 metros”, disse o funcionário de uma implementadora que não tinha permissão para falar em nome da empresa. Desta forma, a inclusão do terceiro eixo em cada semirreboque de bitrem continuaria legal.

O presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos (Anfir), Kimio Mori, disse à Carga Pesada que concorda com esta análise. E que a Anfir está estudando a resolução. A reportagem não conseguiu falar com representantes do Contran.

Os bitrenzões, que têm 19,8 metros de comprimento, são considerados perigosos e danosos ao asfalto. Eles já são proibidos de rodar em São Paulo há muito tempo. Depois que a Carga Pesada publicou uma reportagem especial a respeito do tema, esses veículos também foram proibidos no Paraná.

Clique aqui para ler a reportagem “O milagre da transformação” e aqui para conhecer a resolução 418 do Contran.

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

30 Comentários

  1. Nivaldo Baptista on

    Tem que acabar com este tipo de caminhão isto só serve para acabar com as estradas e colaborar com o transito que esta complicado nas estradas sem contar o risco que se corre para ultrapassar este veiculos em estrada de mão dupla sem acostamento e quando chega arrasta todo frete e os demais fica sem.Tem realmente que proibir ou logo vai ter nas estradas caminhões arrastando 20 carretas uma atras da outra.

  2. Os caras do CONTRAN precisam fazer umas aulinhas de redação, pois todos os textos deles geram segundas interpretações, os caras simplesmente não conseguem ser claros no que escrevem, ou são muito ruins de escrita ou a intenção é realmente embananar a cabeça de quem lê.

  3. Não deveria nen ter sido fabricados,  pois nossos viadutos nossa malha alfaltica comporta?e a segurança em um aclivel ou declivel quem se responsabiliza  em caso de acidente?mas a ganancia e a inrresponsabilidade, do agro negócio é tanta que não se preocupam com a vida umãna, pois os responsaveis só andam de avião.

  4. b dia tem que acabar com esses bitrenzao isso alem de estragar fretes estradas e pontes ce nao bastasse ainda caindo eixo e fazendo acidente nas estradas e tambem a quinta roda nao suporta o peso ela saiu para 7 eixo e nao para 9 eixo.

  5.  essa lei ta mais que certa eles acabam com as rodovias e levam toda a carga e anda com com peso alem do tpb e o fretesta tudo muito baixo graças a eles tinha que ser proibido nos pais todo ter só ls até rodotren tinha que acaba esse veiculos sao muitos perigosos  e as rodovias do pais nao suporta esse tipo de veiculo que ja virou praga fora bitren

  6. Bom dia a todos, peço por favor que alguém me responda uma coisa, trabalho com container uso a rodovia anchieta todos os dias e é comum ver principalmente no trecho de serra veiculos articulados com 25 á 30 metros de comprimento, a final é proibido ou não este tipo de articulados(bitren ou rodotrem) na via, pois se não bastasse isto, existe muitos motoristas deste tipo de veiculos com grande irresponsabilidade de condução do mesmo te ultrapassando em curvas acentuadas, descendo acima de 30km/h, é o que pede as placas de transito, e eu nunca vi um tipo de veiculo destes serem fiscalizados pela policia militar rodoviaria, e digo mais, nos trechos de serra é sim permitido a ultrapassagem de veiculos de cargas, sendo que quando a silnalização do solo permitir e a ultrapassagem for um veiculo por vez, principalmente no km47 onde todos os dias esta lá a presença da policia militar rodoviaria, peço que por favor alguém me corrija se eu estiver errado, pois lá existe literalmente a industria das multas e o abuso de autoridade tambem.

  7. por a Carga pesada colocou uma chamada assim:Problema pode não ter sido resolvido porque a resolução 418 especificou o tamanho de carroceria e não o do chassi .Voces  da carga pesada acha que fazer nove eixos é um problema?a final por que  voces nao acham um problema a má conservaçao das rodovias , a má utilizaçao do dinheiro do ipva , ou mesmo a falta de infra estrutura das  estradas brasileira para o transportatores.  ao invés de falar que  
    Problema pode não ter sido resolvido porque a resolução 418 especificou o tamanho de carroceria e não o do chassi .voces sabiam que  foram feitos esses implementos para podermos ficar no ramo, pois nao temos mais opcoes , é tanto impostos e tanta exigencias que nao sobra mais nada se trabalharmos com bitrems normais.eu  fiz 3 bitrenzao e nao me arrependo, queria ter feito mais. pois ele é muito pra trabalhar.todos  ja estamos percebendo que a carga pesada sempre esta do lado do governo.voces poderian mudar o nome da revista. ( puxa saco do governo pesado)   ai vai uma sujestao!!! 

    • Prezado Sr. Mendes:

      Com todo respeito às suas opiniões,gostaria de compartilhar meu ponto de vista sobre seu email abaixo.
      Nunca é demais reafirmar nossocomprometimento com a cobertura dos principais temas do transporte de cargas,sempre respeitando questões como segurança e responsabilidade e abrindo espaçopara a opinião dos nossos leitores.
      Não somos contra nem a favor dobitrenzão, nosso papel é apresentar todos os lados da informação. Neste caso,em particular, se o Senhor acompanha nosso trabalho, sabe que nossa crítica foi– e sempre será – contra as adaptações e reformas improvisadas, semcertificação e que trazem ainda mais riscos para nossas estradas, já tãosangrentas.
      Veja reportagem completa sobre o temaem nossa edição 157 no link http://cargapesada.com.br/revista/edicao-157/
      No mais, não entendi o que o Senhor tentou expressar aodizer que somos a favor do governo. Somos sim a favor de medidas que tragammais segurança às estradas e aos próprios caminhoneiros, suas famílias e todosos usuários das estradas. E também contra toda forma de exploração que obriga ajornadas de trabalho abusivas, excesso de peso em estradas que não recebeminvestimentos decentes há anos. E também, claro, a concessionárias de rodoviasque não investem na melhoria das condições dos trechos pelos quais deveriam sercompletamente responsáveis.
      Se avaliar nossas edições impressas ao longo de 27 anos e dosite ao longo de 15 anos, verá muitas reportagens em que tratamos destes temas.
      Aliás, Senhor Mendes, responsabilidade é o ponto principaldo nosso trabalho. Não sei se o senhor sabe, mas somos a única revista a ter umcaderno voltado para filhos de caminhoneiros. Saber que crianças também sãoleitores da nossa publicação, só faz aumentar nossa responsabilidade.
      Tenho certeza de que o Senhor também é favorável a isso.Penso também que se estamos há tantos anos no mercado, alguma contribuiçãodevemos ter trazido para o setor. E abrir espaço para opiniões como a sua éapenas uma destas contribuições.
      Esperamos que continue visitando nosso site, lendo nossasedições e se preferir conversar pessoalmente a respeito destes pontos de vista,basta nos informar seu telefone que teremos prazer em contatá-lo.
      Atenciosamente,

      Dilene Antonucci – EDITORA

  8. EU  NAO ACHO QUE  OS BITRENZAO  ESTRAGA OS  FRETES. EU CARREGUEI LA EN SINOP  PRA PARANAGUA  DEU QUAZE R$ 12.500,00 CADA  UM.SEI LA  ACHO QUE SOBROU UM POUCO  PRA MIM.KKKKKKKQUEM NAO FEZ  OS  9 EIXOS  VAO FICAR SEMPRE CRITICANDO OS QUE FIZERAM, MAIS  QUEM MANDA NAO AGIREM,  SÓ FICAM CRITICANDO, CRITICANDO  E  CRITICANDO.EU NAO  VI  NINGUEM CRITICAR  O GOVERNO, AQUI AINDA, POR PAGAR ALTOS PEDAGIOS  E NEM CRITICAR O GOVERNO POR DEIXAR DE FORA DO INCENTIVOS FISCAL OU REDUÇAO DA CARGA TRIBUTARIA TRABALHISTA AS EMPRESAS DE TRANSPOTES ROD DE CARGAS, SÓ COLOCARAM OS DE PASSAGEIROS.   INTAO É ISSO  MEU  AMIGO,  TEM QUE SE VIRAR COMO PODE,  TRANSPORTES  NO BRASIL  JA FAZ  ANOS  QUE  FICA NO RAMO SÓ QUEM TEM GARRA.QUEM NAO  TEM  VAO FICAR CORRENDO ATRAS DO  9 EIXOS COM AS  CARRIOLINHA  MESMO 

  9. Respeito à opinião de todos, acho que o que o Srº 
    Mendes quis se referir, foi que as reportagens sobre esse tipo de veiculo,
    sempre dão a “impressão” que o vilão é quem fez, e que tudo nele é ruim.
    Não sou especialista em transporte, sou filho de caminhoneiro que tbm fez um
    bitrenzão e gosto de ler reportagens para estar sempre atualizado, sendo assim
    gosto da revista Carga Pesada.
    Entendo a revolta de todos os que fizeram o bitrenzão, na minha humilde opinião
    a culpa não é deles, e sim dos que elaboram as leis. Vejamos o maior exemplo
    que é a resolução 418/12, ele veio para coibir a transformação que é legal
    devido ao um buraco na legislação e na verdade ela deixou o buraco aberto.

    Todas as reportagens dizem que esse tipo de veiculo destrói
    a rodovia, no pouco que conheço disso eu discordo, pq o peso está divido entre
    os eixos, acredito que um bitrem 7 eixos, em um cavalo mecânico 6X2 seja mais
    prejudicial que um bitrenzão no 6X4.  No
    que se diz respeito a obras de artes especiais (pontes e viadutos) eu concordo
    plenamente que esse tipo de veiculo é prejudicial por acumular em 19,80 essas
    74T, mas ai vem a pergunta. Se a nossa safra não para de crescer, e nosso país
    na investe em transporte ferroviário de que forma vamos escoar a safra?  Não seria a hora do governo começar a fazer
    pontes melhores?

    Acho que esse tipo de transporte vai ser cada vez mais
    comum, cada vez mais os caminhões vão carregar mais, pois como todo mundo sabe
    o transporte influência diretamente no custo de vida de cada um de nós.

    Muitos vão me dizer, mas pq não comprar o 25m ou o 30 metros
    que são legais e não e não são tão prejudiciais?

    Aí eu pergunto. Vc já andou atrás de um 30 metros em uma
    estrada simples sem acostamento como são a grande maioria das nossas estradas?

    Na reportagem da revista 157, acho que faltou uma coisa

    Deixo uma sugestão à Carga Pesada:

    Vão atrás de uma preceptiva de quantos
    bitrenzões 19,80 existem, acho que o DNIT através das AET´s pode ter um numero
    aproximado.

    2-
    Fazem o calculo de quantos caminhões a mais
    teria que ter na estrada se eles fossem ainda 7 eixos,

    3-&Quanto a mais de poluição estaria sendo gerada;

    4-
    Será que esse fluxo há mais, não traria mais
    manutenção nas rodovias?

    Tudo tem o lado bom e o lado ruim, mesmo sendo um veiculo
    adaptado, acredito que se ele for bem feito, como muitas oficinas se preocupam
    em fazer, o acho q ele fica muito mais seguro que aqueles com Dolly de 19,80
    que saia novo.

  10. Sr da revista carga pesada, e eu fizer um documentario extraordinario sobre o que acontece na via anchieta e Imigrantes, vcs publicam materia e fotos, pois terei muita poeira para jogar no ventilador, e aproveitando este tipo de veiculo circulam 24 horas nestas vias, vizivelmente á todos.

  11. Todo patrão não quer que mexa no seu pão.Mais quer que seu irmão coma a sobra dele,então se todos pensar igual ao Sr. Mendes vai dar uma guerra onde todos vão perder…Vejo que a culpa realmente é do governo que autorizou a fabricar esses complementos.Mas também acredito que as grandes empresas forçaram o governo nessa situação legalizar o mesmo.Também concordo com Sr.Nivaldo se não parar com esses bi-trens rodo trens,amanhã vai ter um trem de carreta sobre a rodovia. 

  12. Respeito à opinião de todos, acho que o que o Srº  Mendes quis se referir, foi que as reportagens sobre esse tipo de veiculo, sempre dão a “impresssão” que o vilão é quem fez, e que tudo nele é ruim.Não sou especialista em transporte, sou filho de caminhoneiro que tbm fez um bitrenzão e gosto de ler reportagens para estar sempre atualizado, sendo assim gosto da revista Carga Pesada.Entendo a revolta de todos os que fizeram o bitrenzão, na minha humilde opinião a culpa não é deles, e sim dos que elaboram as leis. Vejamos o maior exemplo que é a resolução 418/12, ele veio para coibir a transformação que é legal devido ao um buraco na legislação e na verdade ela deixou o buraco aberto.Todas as reportagens dizem que esse tipo de veiculo destrói a rodovia, no pouco que conheço disso eu discordo, pq o peso está divido entre os eixos, acredito que um bitrem 7 eixos, em um cavalo mecânico 6X2 seja mais prejudicial ao pavimento que um bitrenzão no 6X4.  No que se diz respeito a obras de artes especiais (pontes e viadutos) eu concordo plenamente que esse tipo de veiculo é prejudicial por acumular em 19,80 essas 74T, mas ai vem a pergunta. Se a nossa safra não para de crescer, e nosso país na investe em transporte ferroviário de que forma vamos escoar a safra?  Não seria a hora do governo começar a fazer pontes melhores? Acho que esse tipo de transporte vai ser cada vez mais comum, cada vez mais os caminhões vão carregar mais, pois como todo mundo sabe o transporte influência diretamente no custo de vida de cada um de nós.Muitos vão me dizer, mas pq não comprar o 25m ou o 30 metros que são legais e não e não são tão prejudiciais?Aí eu pergunto. Vc já andou atrás de um 30 metros em uma estrada simples sem acostamento como são a grande maioria das nossas estradas?Na reportagem da revista 157, acho que faltou uma coisaDeixo uma sugestão à Carga Pesada:1-    Vão atrás de uma preceptiva de quantos bitrenzões 19,80 existem, acho que o DNIT através das AET´s pode ter um numero aproximado.2-    Fazem o calculo de quantos caminhões a mais teria que ter na estrada se eles fossem ainda 7 eixos, 3-    Quanto a mais de poluição estaria sendo gerada?4-    Será que esse fluxo há mais, não traria mais manutenção nas rodovias?Tudo tem o lado bom e o lado ruim, mesmo sendo um veiculo adaptado, acredito que se ele for bem feito, como muitas oficinas se preocupam em fazer, fica muito mais seguro que aqueles com Dolly de 19,80 que saia novo, até 2006.Não podemos esquecer que quando surgiu o bitrem muitos cavalos mecânicos 4X2 foram transformados em 6X2 e na época, pouco se falou de veiculo adaptado. Um abraço a todos, me desculpe se ofendi alguém, só quis expressar a minha opinião.

  13. Que Palhaçada, por que o Detran liberou a adaptação e após a colocação de eixos novos, a instalação, vistoria ( pelo engenheiro mecânico e IMETRO) e a aquisição de licenças para trabalho em diferentes estados. Agora o estado do Paraná proibiu o trabalho dos 9 eixos adaptados. Um exemplo que acho correto é o estado de SP que proíbiu desde o inicio evitando que isso seja feito para trabalhar por lá evitando assim gastos com tudo que citei anteriormente. Vejo que isso seja um descaso com quem fez o investimento e agora não pode trabalhar, agora quantos mil caminhoneiros adaptaram seus caminhões para trabalhar aqui no PR assumido prestações de caminhões, fretes de empresas, infra-estrutura  e logística de transportadoras onde todas essas pessoas tem seus compromissos  e sonhos a realizar e agora falam em no darem mais licença para transitar no estado. Onde esta o profissionalismo e a ética em liberar e depois não renovar mais as licença ????????????? E nos como que ficamos quem vai assumir nossos compromissos O QUE vamos fazer com esses milhões de  implementos quem vai pagar os bancos (prestações do cavalo e adaptação sem falar em outros compromissos)

  14. Miguel Fortunato on

    Não deveria ser proibido esse tipo de semi-reboque, e sim os com 30 metros de comprimento, onde não há infra-estrutura em postos de combustíveis aonde NÃO possuem ESPAÇO para manobras e a maioria da firmas NÃO possuem BALANÇA com comprimento adequado, sem Falar na LENTIDÃO do transito que aonde tem um 9 eixo desses de 30 metros o transito fica lento e causa filas, pois o comprimento do conjunto Mecânico faz com que as ultrapassagem se tornem difíceis pois, tem q ter uma ampla visão a frente para se realizar a ultrapassagem, sendo que quando pega regiões onde a estrada é bastante irregular e sinuosa, aumentando assim o risco de acidentes e com esses equipamento 9 eixo de 19,80 metros todos esses problemas seriam amenizados.  Pois esses possuem o mesmo sistema de bitrem com eixos suficientes para carregar a carga superior de 74 ton sendo que o peso entre eixos é igual os 30m.

  15. A DIFERENÇA ESTA  NA INVEJA!!!  DE  QUEM NAO FEZ,SÓ SAO PUXA SACO  DO GOVERNO.SE  ESTA AFUNDANDO  OS ASFALTO, INTAO QUE O GOVERNO CONSERTE, POIS  SE ELE NAO GASTAROS NOSSOS  DINHEIRO QUE PAGAMOS DE IPVA , ICMS DE FRETE , PIS ,CONFINS , INSS,ETC….O DINHEIRO  VAI TUDO PRA ESSES POLITICOS  LADRAO ATRAVES DE CONTRATOS FRAUDULENTOS DE LOCAÇAO DE VEICULOS  FANTASMA, SERVICÓS PRESTADOS AO GOVERNO SÓ NO PAPEL  COMO ESSES  DO CACHOEIRA  E  MARCOS  VALERIO.DAI  FICA  OS SERVIÇOS  PRECARIOS  E  NÓS MESMO   NOS CULPAMOS  COMO SE O PROBLEMA ESTIVESSE EM APENAS  TRABARLHAR,   É SÓ ISSO  QUE  SABEMOS  FAZER,  SÓ TRABALHAR E PAGAR IMPOSTO.AQUI  VAI UM ABRAÇOS  AO AMIGOS QUE  TEM BITRENZAO DE 9 EIXO DE 19,80.ESTAMOS LEGALIZADOS  ,E DOCUMENTADOS, COM AUTORIZAÇAO DO DETRAN  E LAUDOS  DO INMETRO.BOA SEMANA  A TODOS

  16. tem que acabar com tudo isso ai que chama de 9 eixo rodotrem.quando tinha so carretas de 6 eixo e 5 eixo e caminhoes truck o frete tinha valor hoje em dia vc leva 50 toneladas nestas merdas pelo preço que levava antigamente com uma carreta para 33 toneladas vamos acordar gente o povo ta ficando velho e burro………….

  17. Cristiano Arruda on

    A INCOMPETÊNCIA DE SE FAZER ESTRADAS ÓTIMAS E SEM ROUBAR CAUSA ISSO, PROIBIÇÃO DA EFICIÊNCIA EM FAVOR DA INGERÊNCIA! ISSO É SOCIALISMO.HABEMUS SOCIALISMO!

  18. Caminhão é flagrado com 70% de excesso de peso na BR-282 em Chapecópor favor  entren nesse endereço e olhem a matéria do guia  dos  tranportador sobre excesso de peso. kkkhttp://www.guiadotrc.com.br/noticias/not.asp?id=23742&areas=noto caminhao era pra  12 ton  e  o cara  estava com 20 toneladas,  isso  dai é danoso para as  rodovias.e  esses  caminhoes  canavieiros?  com quantas toneladas  eles  andam?  sera que no canavial  tem balanças……acreditem   9 eixos    nao é danoso para as rodovias  como fazem  as  matéria,  ele  é  danoso  igual um bitrem normal, igual uma LS , igual um caminhao  truck.   pois  afundar  asfalto  desde que me conhenço por gente  eu vejo asfalto  afundando,  quando saiu os  bitrem 7 eixo  foi a mesma conversa…  peso por  eixo  é  peso por eixo.   sao  6 ton  por  eixo e  acabou,  passou disso  é  excesso……

  19. EU  DOU MEUS PARABÉNS PRA ESTA REVISTA, POIS SE PREZAM  PELA SEGURANÇA COMO EU  NÃO VI  AQUI AINDA  UMA  MATÉRIA SOBRE  AS  CONDIÇÕES   DAS  RODOVIAS,  PARECEM QUE FAZEM MATÉRIAS  SÓ SOBRE AS CONDIÇÕES  DOS  USUARIOS, KKKKKKK.AQUI ONDE EU MORO TEM UM TRECHO DE AMAMBAI -MS  A  ELDORADO -MS  QUE  BEM MERECIA UMA  MATÉRIA DESSAS QUE  VOCÊS  PREZAM PELA SEGURANÇA,  POIS  SE QUIZEREM UMAS  FOTOS  DELA EU MANDO PRA  VOCES,  SE QUIZEREM ALGUNS  DEPOIMENTOS DOS  USUARIOS   EU  TAMBEM   MANDO.SE PRESAM MESMO  PELA SEGURANÇA  TEM UM MONTE DE RODOVIA NO BRASIL  A FORA QUE  NAS  SUBIDAS  NÃO POIS  NEM ACOSTAMENTOS ,  MUITO MENOS  UMAS  TERCEIRA FAIXA, TABÉM ACHO QUE  DEVERIAM FAZER UMAS  MATÉRIA  PRA  DAR UMAS IDÉIAS PRO CONTRAN LIMITAR A VELOCIDADE  DOS AUTOMÓVEIS , INCLUSIVE EQUIPANDO ELES COM TACÓGRAFO, POIS  ESSA  SEMANA TEVE UM AMIGO MEU QUE PERDEU SEU CAMINHÃO POR QUE UM CRÓSSFOX  NÃO CONSEGUIU FAZER UMA  CURVA POR  ESTAR EN ALTA VELOCIDADE E  BATEU DE FRENTE  COM  O CAMINHÃO DELE.   …OLHA  !   TEM  UM MONTE   DE ITEM  DE SEGURANÇA  PRA MELHORAR  NESSE  PAIS ,  POR  FAVOR  DEIXEM  OS  BITRENZÃO   TRABALHAREM  EM  PAZ.

  20. O contram acabou com a duvida agora com a deliberaçao 229 que já está aparecendo no site do DNIT?Srs. Transportadores
    01/10/2012 às 11:15hs – CONTRAN

     
    CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO
    DELIBERAÇÃO No- 129, DE
    27 DE SETEMBRO DE 2012

    Acrescenta inciso VI ao artigo 8º da Resolução CONTRAN nº
    292/2008, de forma a proibir a inclusão de terceiro eixo em semirreboque com
    comprimento inferior a 7,0 metros.
    O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO,
    “ad referendum” do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, no uso
    das atribuições que lhe confere o art.12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de
    setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, combinado com o
    art. 6º do Regimento Interno daquele Colegiado, e nos termos do disposto no
    Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenação do Sistema
    Nacional de Trânsito e, Considerando o disposto no art. 99, do Código de
    Trânsito Brasileiro, que estabelece regras sobre peso e dimensões a serem
    observados pelos veículos quando transitarem pelas vias terrestres;
    Considerando a necessidade de se coibir práticas irregulares,
    relativas ao artigo 7º da Resolução CONTRAN nº 211/2006; e Considerando o que
    consta do Processo no 80000.044413/2-2010-15, resolve:
    Art. 1º Acrescentar o inciso VI ao art. 8º da Resolução CONTRAN nº
    292/2008:
    “VI – A inclusão de eixo auxiliar
    veicular em semirreboque com comprimento igual ou inferior a 10,50 m, dotado ou
    não de quinta roda”.
    Art. 2º Fica revogada a da Resolução CONTRAN nº 418/2012
    Art. 3º Esta Deliberação entra em vigor na data da sua
    publicação.
    JULIO FERRAZ ARCOVERDE

  21. è facil abaixa o preço do diesel e impostos que nos patrões deixamos de lado os bitrem e compramos mais cavalos, porque não da mais para trabalhar no Brasil ! a Industria esta sucateada, se tirar o bitrem o Brasil PARA !

Leave A Reply