Recurso, associado a diversas outras tecnologias do caminhão, garante ainda segurança e dirigibilidade
O novo XF, recém-lançado pela DAF Caminhões Brasil, traz mais atributos que comprovam a sua robustez, conforto e tecnologia, e que resultam em redução no consumo de combustível, podendo chegar a até 14% menos do que a versão do caminhão anterior. Um dos principais diferenciais tecnológicos do novo extrapesado é o Controle de Cruzeiro Preditivo.
Trata-se de um piloto automático, que utiliza GPS para determinar a localização exata do caminhão, bem como as condições de carga do veículo e relevo esperados até os próximos dois quilômetros. Dessa forma, é possível usar as informações para determinar a velocidade ideal dentro de um intervalo especificado, com a correta escolha de marcha e utilização da própria inércia do veículo em conjunto com seu torque e potência.
A tecnologia DAF permite que o motorista usufrua de todos os recursos do Controle Preditivo de Cruzeiro mesmo se o caminhão nunca tiver passado por aquela via. Isso é possível pela combinação das informações provenientes do GPS e o mapeamento prévio das rodovias, processadas por um computador de bordo de última geração.
“Esta tecnologia se encaixou perfeitamente à realidade das condições de operação no Brasil. Nosso país tem um relevo muito diverso, com vários trechos de rodovias repletos de aclives e declives, que exige muita precisão no controle da velocidade e troca de marchas, para que não haja um consumo excessivo de combustível. Este é o ponto-chave da nossa tecnologia, com diversos benefícios para o caminhoneiro e o transportador”, explica Alan Messias, Gerente de Projeto da DAF Caminhões Brasil.
Tecnologias
Dentro de seu conjunto tecnológico, o novo XF também conta outros importantes recursos para melhorar a dirigibilidade e a segurança do motorista. Um deles é o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução. Desta maneira, é possível dirigir o caminhão explorando o máximo desempenho.
O modelo também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada ou temperatura excessiva que possa interferir no desgaste, atrito e até mesmo na segurança da operação. Este sensor é um grande aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.
O monitor de nível de energia da bateria é outro recurso que auxilia o motorista. Com essa função, é possível sinalizar quando a carga estiver abaixo do adequado. Outro benefício é que o dispositivo ajuda a aumentar a vida útil da bateria e dos demais componentes do sistema elétrico.
O Sistema de Frenagem de Emergência Avançada é outro aliado na direção, já que freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).
Outro importante recurso é o Sistema de Aviso de Saída da Faixa. O dispositivo alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Já o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.
“O novo XF, disponível em todas as concessionárias da marca, traz inúmeras novidades que contribuem para melhor dirigibilidade, segurança do motorista, e robustez. Foram quatro anos para desenvolvimento e adaptação às necessidades brasileiras. Certamente, esse modelo será referência entre os transportadores em nosso país”, comenta Alan Messias.
1 comentário
Prezado Sr. Messias.
Sou Instrutor de Condução Econômica. Prestando este serviço para todas marcas no Brasil há 11 anos. Na Alemanha 20 anos.
Nos últimos 4 meses inclusive com DAF XF 460 e 510, 6×2 Contêiner.
Trecho: São Paulo a Brasília é volta.
Acho que o CCP instalado nos 480 e 530 deveria ser otima, incl. “Assistente de performance do Condutor”.
Pela minha experiência tem um grande POREM. O Motorista.
Tenho certeza sem treinamento ele não consegue a Economia de 14%.
Duvido que apenas o uso destes duas tecnologias em cima mencionado o motorista economiza mais de 5 %.
Estou disposto para a verificaco e comparação.
Karlheinz Bayer