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Cummins faz lançamento mundial de motor de 12 litros com peso de 9

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Scania Combustível

A Cummins Brasil fez hoje na Fenatran o lançamento mundial da nova plataforma de motores pesados. Batizada de Série G, a novidade será inicialmente produzida na fábrica da Cummins Foton, em Pequim, na China, a partir do primeiro semestre de 2014, na versão seis cilindros em linha com 11,8 litros.

Entre as inovações tecnológicas da nova Série G o destaque é a redução significativa de peso em cerca de 400 kg. A rigor, é como se um motor de 12 litros pesasse o mesmo que um motor de 9 litros. O segredo é o uso de compostos plásticos de alta resistência e uma nova escultura dos blocos, com contornos vazados, tudo para reduzir a tara do veículo.

Segundo a Cummins, os novos materiais mantiveram a resistência estrutural e a durabilidade equivalente a de um motor Cummins pesado. O sistema de injeção de combustível da Série G, Cummins Xtra-High Pressure (XPI), derivado do motor Série X, maior e mais potente, com 510 hp e com torque máximo para 2.300 Nm, oferece respostas mais rápidas em baixas rotações que, associado ao baixo peso, permite maior capacidade de carga no veículo.

Motor Cummins ISG 12 Fuel Side

A nova linha G: menos peso sem perder resistência

As duas novas versões dos modelos ISL e ISM  ganharam 20 cavalos (cada). Para reforçar a tendência de motores menores, mais potentes e econômicos, a Cummins Brasil também está apresentando o novo motor eletrônico ISL 8.9 de 420 cavalos de potência. A novidade, derivada do ISL de 400 cv a 2.100 rpm, recebeu mudanças na calibração do motor, sem alterações no hardware.

O novo Cummins ISL de 420 cv a 2.100 rpm será produzido na fábrica da Cummins Brasil, em Guarulhos (SP), a partir de outubro deste ano e irá equipar o novo caminhão da MAN VW 25.420, que também está sendo apresentado na Fenatran 2013.

Outra nova motorização eletrônica, mas desta vez de olho no segmento de caminhões pesados é o novo Cummins ISM 440, de 11 litros. Este também será produzido a partir de outubro de 2013 na unidade fabril da empresa, em Guarulhos (SP). Esse motor, de 440 cavalos, chega para acompanhar a tendência de crescimento de potência do segmento. Baseado no ISM 420, de 11 litros, a nova motorização também recebeu um ganho de 20 cavalos de potência que se traduzem em melhor dirigibilidade e menos consumo de combustível. 

COM INFORMAÇÕES DA Textofinal  Comunicação Integrada

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