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De olho no conta-giros

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Consultor ensina como dirigir com segurança e atingir o ponto extra-econômico do caminhão

Dilene Antonucci

O grande segredo para se economizar óleo diesel está no conta-giros. Dentro do faixa verde do equipamento, existe o ponto extra-econômico. E, quanto mais tempo o caminhão rodar neste ponto, menos vai consumir. Quem garante isso é o consultor Luiz Antonio Pigozzo, em suas palestras, em seu canal do Youtube e em seu livro “Consumo de combustível – uma questão de atitude”.

Com uma experiência de 35 anos na Scania, onde exerceu várias funções, Pigozzo dá a dica de ouro: é preciso dividir a faixa verde do conta-giros em três. Se, no seu caminhão, ela for de 1.000 a 1.500 rotações por minuto (rpms), serão três sub-faixas de 166 rpms. Então, o ponto extra-econômico deste veículo é o final da primeira sub-faixa, ou seja, 1.166. Mas dá para arredondar para 1.200. Quanto mais tempo o caminhão ficar em 1.200 rpms, mais econômica será a viagem. De acordo com Pigozzo, a economia pode superar 5%.

“O motorista precisa entender que o conta-giros é sua melhor ferramenta de trabalho. É este equipamento que vai dizer a ele que marcha usar na reta, na subida, na descida. No conta-giros está a segurança e a economia para o motorista”, afirma.

Logo que deixou a Scania, em 2015, Pigozzo foi dar aulas como instrutor na Fabet. Na primeira turma de caminhoneiros, ele percebeu a dificuldade de os alunos assimilarem seus conteúdos. Entendeu que tinha de mudar sua didática, foi até fazer um curso de coach para melhor atender a esse público. “O resultado foi fantástico. Hoje tenho muitos alunos dando aulas, trabalhando como multiplicadores dentro das transportadores”, conta.

O consultor diz que, quando o caminhoneiro passa a trabalhar focado no conta-giros, sua produção muda. “O sucesso vem rápido. É impressionante”, admira-se.

Mas, de acordo com ele, não é só o motorista que precisa aprender a interpretar o conta-giros. O empresário e os gestores de frota também. “Durante uma palestra, quando eu falava das rpms, um gestor percebeu que a velocidade determinada pela empresa, de 75 km por hora, não estava adequada com o caminhão que a transportadora costuma comprar”, afirma.

De acordo com o consultor, naquele caso, para ter direção extra-econômica, a empresa terá de baixar a velocidade ou passar a comprar caminhão com diferencial mais longo.

Ele destaca que, quando estimula motoristas e empresários a pensarem em economia, também está os conscientizando sobre segurança. “Um profissional que está motivado a buscar a máxima economia, precisa conduzir seu veículo com a máxima atenção, evitando assim erros que levem a um acidente ou uma distração para uma condução insegura”, observa.

A meta da economia, de acordo com o consultor, é “somente um norte”, uma referência para que o motorista não desvie sua atenção e mantenha sua condução mais segura. “Todos os requisitos de uma direção segura estão embutido na condução extra-econômica”, ensina.

Luiz Antonio Pigozzo ressalta que a profissão de motorista exige cada vez mais estudos.”Dirigir todo mundo dirige, mas para ser profissional, para bem atender o cliente, inserir informações via sistema, tem de ser diferenciado, tem de ser profissional.”

Quem tiver interesse em adquirir o livro “Consumo de combustível – uma questão de atitude”, deve clicar aqui . Contatos para palestras pelo email: [email protected]

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10 Comentários

  1. Welligton da Torre on

    Caro Luiz Antonio Pigozzo, Ficou faltando as informações em relação ao conta giro nas descidas; A MBB orienta a manter a rotação acima de 2.00 giros para que o TOP–BREAK Funcione adequadamente. Se possível gostaria de ver sua resposta!
    Grato

    • Olá obrigado
      Sim nas descidas vc precisa buscar a máxima potência do freio motor
      Veja no meu canal do YouTube
      Na divisão de 5 partes do conta giros a parte do freio motor vc usa em desaceleração

      Abraços

    • Delcio Desterro Filho on

      Ei parceiro concordo com que vc fala mas na prática não é assim um profissional sabem como ou não economizar combustível vc que vender seu livro venda mas não venha quere sacaniar com a galera do pesado.

      • BRUNO COSTANTIN on

        Prezado Sr. Delcio, eu nem conheço o Professor Luiz Antonio Pigozzo, ( lembre-se que nem Jesus Cristo agradou todo mundo), provavelmente você é um profissional que sabe economizar combustível, penso que a intenção do professor é de somar conhecimento para aqueles que buscam melhorar a sua condução, para ser diferente dentre os demais motoristas do mercado e que por um motivo ou outro, não tem oportunidade de presenciar um treinamento intensivo de condução junto a um profissional sério, como parece ser este professor!

        Neste seguimento de mercado, os motoristas mais aplicados e comprometidos com a sua função dentro dos atuais caminhões disponibilizados no mercado, estes deverão se firmar naquelas empresas realmente profissionais e que buscam a excelência na sua atividade de transporte, valorizando a segurança, consumo, disponibilidade do caminhão, dentre outros…

        Aqueles motoristas ditos normais que se criaram na boleia do caminhão de seus Pais e que acreditam saber tudo de condução de um caminhão, ( bem, sem comentários! ), cada um sabe o que faz e deseja para si!

        Professor Luiz Antonio Pigozzo, parabéns pelo seu trabalho!

      • luiz antonio pigozzo on

        Olá Delcio, obrigado
        minha maior intenção a ajudar pessoas
        o livro, esta ajudando muitas pessoas, nele pode ser encontrado conhecimentos e se por em prática os resultados aparecem.
        veja o canal do youtube, tem muita informação lá

        caso queira um exemplar gratuito, posso te fornecer
        abraços

  2. Alexandre de Melo Silva on

    Professor Pigozzo! Meu mestre!
    Aprendi e repasso aos meus colaboradores as técnicas de direção extra econômica que aprendi com o Pigozzo e em todos meus treinamentos repasso as técnicas aprendidas com ele. A respeito da pergunta do Wellington acima, para o uso de freio motor a rotação deve ser mais alta devido a pressão gerada pela rotação do motor, aumentando a eficiência do freio motor. Não quer disser para andar o tempo todo com alta rotação. Pois estaria andando na faixa amarela, onde temos potência e potência é igual maior consumo de combustível!
    Desde já agradeço ao professor Luiz Antônio Pigozzo que sempre me atende quando tenho dúvidas!

  3. Marcelo Ramos Alves da Silva on

    Boa noite sou instrutor de trânsito de CFC e pretendo comprar o livro do professor para adquirir mas conhecimento pois pretendo voltar a trabalhar na arrea de transporte e os veículos aonde vou trabalhar e scania aí as técnicas do professor vam ser muito útil para mim vou trabalhar como encarregado de transportes instrutor de treinamento de motoristas
    Um abraço professor Deus te abençoe e continui te dando sabedoria para nos passar cadáveres mas técnicase e conhecimento um abraço boa noite !
    Meu nome Marcelo Ramos Instrutor!

  4. Muito Bom Trabalho Professor…. Continue com seu trabalho levando informações e passando sabedoria.
    Sou ENGENHEIRO MECANICO/TRAFEGO/SEGURANÇA TRABALHO, Instrutor e Examinador Credenciado pelo Detran estou nesta dificil tarefa de lecionar e vou fazer o seu curso de Cosching Drive, se possível poderia me doar um exemplar DO LIVRO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL para ensino nas escolas onde leciono MECÂNICA?
    Aguardo seu Retorno.

    Att,

    Eng° Marcelo Tesoto

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