Scania Fenatran
VWCO Fenatran

De São João del-Rey para a Suécia

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

A jovem Luana Fernandes começou a trabalhar na Scania, em programa de trainee, em 2018; hoje participa de um projeto global na matriz

De São João del-Rey para a Suécia, a trajetória profissional da jovem Luana Fernandes, 28 anos, tem sido de muito sucesso. Formada em engenharia mecânica na universidade federal da cidade mineira, ela ingressou na Scania, em São Bernardo do Campo (SP), num programa de trainee, em 2018, e hoje é coordenadora de conteúdo das introduções da área de Vendas e Marketing para um lançamento global na matriz da montadora.
“Nunca tinha sonhado em trabalhar com caminhão, mas a Scania é uma empresa muito fácil de se apaixonar”, conta.

Luana iniciou sua trajetória na Scania num momento estratégico para a empresa, justamente quando chegava ao Brasil a linha NTG (New Truck Generation), a nova geração de caminhões da Scania em 2018.
No programa de trainee, ela passou por diversas áreas e chegou a trabalhar três meses na Suécia. “Naquele momento, tive certeza que queria vir para cá”, conta a jovem que conversou com a reportagem da Revista Carga Pesada por videochamada.

Terminado o trainee, Luana foi contratada para a área de Vendas e Marketing, em São Bernardo, onde ficou responsável pela estratégia e pela elaboração de conteúdos técnicos relativos aos caminhões a gás, a atual aposta da Scania na solução alternativa ao diesel.

Foi a partir do sucesso deste projeto que a trajetória da Luana na empresa ganhou novos horizontes: “No final do ano passado, me convidaram para cuidar do conteúdo de uma das introduções que estão acontecendo, mas agora em âmbito global.”

O projeto da qual a jovem está participando ainda é segredo. Será divulgado em novembro. “É um projeto bem extenso, tem várias áreas envolvidas.” Entre as funções dela, está o treinamento das forças de venda em vários países onde a empresa atua.

Luana afirma que o ambiente da indústria automobilística ainda é majoritariamente masculino. Mas diz que a Scania não mede esforços para promover a presença das mulheres nas mais diversas áreas. “Desde o início, me deram liberdade para trabalhar, confiaram no meu trabalho, independentemente de ser mulher, do interior, e jovem.”

Ela participou das edições do “Queens of the road” de 2020 e 2021. O evento é realizado pela Scania e reúne mulheres que trabalham com transporte e logística. “No Queens, a gente tem essa inspiração maravilhosa de mulheres que estão onde quiseram chegar.”

 

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply