A procura por crédito pelos consumidores teve alta de 3,1% em agosto, em relação ao mês anterior, de acordo com estudo do Serasa Experian divulgado nesta terça-feira. Trata-se da segunda alta consecutiva, sendo que em julho o aumento foi ainda maior, de 8%, na mesma comparação.
Em relação ao ano anterior, porém, houve recuo de 2,7% em agosto e de 5,6% no acumulado de janeiro a agosto de 2012. De acordo com economistas da Serasa Experian, o consumidor está demonstrando maior disposição em buscar crédito no segundo semestre por causa da redução nas taxas de juros.
Além disso, o recuo da inadimplência também indica uma reabertura das linhas de crédito para aqueles consumidores que conseguiram regularizar a sua situação.
REGIÕES – Em agosto, o Nordeste representou a maior alta na demanda, com expansão de 5,2% na comparação com julho. O Centro-Oeste, por sua vez, viu a demanda interna de crédito expandir-se 4,2% no mesmo período, enquanto a região Norte teve alta de 3,9%, a região Sul de 3,2% e a região Sudeste de 2,0%.
Em relação ao ano passado, apenas a região Norte teve expansão no crédito no acumulado do ano, de 0,8%. Todas as demais tiveram quedas, sendo que a região Nordeste apresentou o maior recuo, de 3,5%.
FONTE: UNIVERSO ONLINE