Nelson Bortolin
O deputado Nelson Marquezelli (PTB/SP), que presidente a Comissão Especial para alterar a Lei do Descanso (12.619) e faz parte da bancada ruralista, deu uma entrevista preocupante à TV Câmara. Segundo o deputado, as mudanças na lei devem ser mais profundas do que se imaginava. O tempo de descanso entre uma jornada de trabalho e outra pode ser reduzido de 11 para somente 6 horas.
E o descanso semanal remunerado do caminhoneiro autônomo deve ser baixado de 36 horas para “no máximo, no máximo” 10 horas. Ou seja, pelo que disse o parlamentar, a comissão também pretende alterar a CLT, tornando novamente o caminhoneiro empregado um trabalhador diferente dos demais.
Além disso, o deputado quer flexibilizar o tempo de descanso que os motoristas devem cumprir durante a jornada. A lei diz que o profissional precisa parar meia hora a cada quatro horas ao volante. A proposta de Marquezelli é de que essa meia hora seja cumprida num intervalo entre 3 e 5 horas ao volante.
Durante a entrevista, o deputado aponta a profissão de caminhoneiro como “diferente” das demais. “Quem é caminhoneiro dirige porque gosta”, afirma. Na sequência, sua fala dá a impressão de que dirigir caminhão é como passear. “Ele (o caminhoneiro) está naquela televisão, que é seu visor. Ele está passando em várias cidades, em várias estradas. Ao mesmo tempo que está ouvindo um rádio e está conversando com amigo, se tiver um carona. O caminhoneiro é diferente de muitos empregos”, declara.
Para o deputado, que é produtor rural, a lei não veio para proteger o caminhoneiro, uma vez que não há pontos de paradas para seu descanso.
Quanto à preocupação com a segurança no trânsito, que foi uma das motivações da Lei do Descanso, o deputado diz que o uso de rebite “existe, mas não no tamanho que pregam”. Ele acredita que esse problema poderia ser resolvido obrigando o caminhoneiro a fazer um teste anual de sangue para detectar o uso de drogas.
No final da entrevista, Marquezelli dá outra declaração polêmica. Diz que o frete brasileiro foi responsável pela inflação.
A comissão deve concluir seus trabalhos nas próximas semanas. Segundo a assessoria do deputado, as alterações propostas não precisam passar necessariamente por votação em plenário. A Carga Pesada está tentando confirmar esta informação.
Para assistir a entrevista, clique aqui.
Quem quiser escrever para o deputado, pode usar o e-mail [email protected]
40 Comentários
Tantas bobagens e sandices,só poderiam vir de um ignorante total,deputado Nelson marquezelli,comprometido com os ruralistas. Esse infeliz não conhece a realidade dos profissionais do volante,claro que em todas as profissões,as pessôas procuram trabalhar naquele setor que lhes da alegria e não é diferente com os caminhoneiros,daí ao que o ignorante deputado dis é muito diferente.Como dar crédito a um deputado comprovadamente comprometido com os ruralistas ? A lei deve ser melhorada sim,da para deixa-la de forma que todos ganhem,mais a vida diária dos cominhoneiros é sofrida sim, estão a margem de tudo inclusive do Governo que se preocupa mais com os lucros das concessionárias de estrads,do que com as transportadoras e os caminhoneiros. Se os caminhoneiros tivessem 10% das regalias que tem um deputado,todo o problema ja estaria resolvido.Caro deputado Nelson Marquezelli, o senhor pode conhecer bastante de Bois,fazendas etc ( Pois pertence a ala ruralista ) mais de transportes e de caminhoneiros,o senhor está demostrando que seu conhecimento é zero,até porque de avião todas as estradas são boas né ? Bota o pé no chão deputado,e só abra a boca para falar daquilo que o senhor conhece,e se não conhece nada,só faz o que a bancada quer,fique calado,não ofenda os transportadores e caminhoneiros com sua ignorância.
Por causa de deputados assim que Congresso tem a fama que tem… Lamentável, mas reflete o pensamento de muitos. Ele deveria perguntar o que o povo pensa dos desputados!!
Pela primeira vez tenho que concordar um deputado, o cara é caminhoeiro porque gosta e realmente dever ser diferenciado das outras profissões. Gostei da forma que ele expos suas idéias. Caminhão é coisa para quem tem coragem, não para esses frouxos ai que querem que a gente fique parados 11 horas nessas porcarias de postos que existem no Brasil.
SenhoresO deputado tem suas razões. A profissão de caminhoneiro é realmente diferente. Ele fica dias fora de casa, enfrenta o constrangimento nas empresas onde carrega e descarrega e outros prós e contras. O descanso de 11 horas é muito longo, desnecessário. Quem está fora de casa há dias não quer ficar parado. Mas 6 horas é pouco. No meu ponto de vista, depois de 22 anos atrás do volante, o ideal seria 8 ou 9 horas. As paradas a cada 4 horas é muito bom. Mas o que causaria menos estresse na categoria seria o fim da demora nos carregamentos e descarregamentos. São eles o que mais estressam e cansam o caminhoneiro. Com o caminhão carregado e na estrada não há estresse. O estresse que o motorista tem é criado nessas operações onde se fica até dias para carregar um caminhão. Arcelor Mittal, Suzano, Belgo Mineira, Petrobrás, portos em geral, postos fiscais e muitas outras empresas são muito exigentes com normas de segurança mas não respeitam nem o caminhoneiro nem a lei que estabelece tempo máximo para essas operações. O que deveria ser também incluído nessa reforma da recém criada lei 12 619 é um mecanismo para reduzir e respeitar os tempos de espera para carga e descarga.
Esse deputado é uma piada. Então quer dizer, se gostar do que faz tem que fazer de graça? Deve ser assim que ele deve tratar os seus funcionários. Deve pagar mal, afinal as pessoas devem gostar de trabalhar para um cara tão bem sucedido.Já ouvi dono de caminhão dizer que o motorista trabalha pela emoção, principalmente quando o equipamento é novo. Quanta ignorância.A maioria dos motoristas só estão na estrada por falta de opção. Mas, acho que esse deputado tem razão. Vamos fazer isso com os nobres deputados, afinal eles estão exercendo o cargo somente pra ajudar o povo brasileiro. Cortem os salários e passem a trabalhar de verdade.
BOA TARDE A TODOS , DESDE ENTAO OUÇO SO FALAR NESSA TAL DE LEI DO DESCANSO E ISSO E AQUILO , O QUE TEM QUE HAVER E ESSA LEI VIGORAR O MAIS RAPIDO POSSIVEL PARA PARAR OU DIMIMUIR O TRABALHO ESCRAVO…………..PORQUE ALGUNS AMIGOS NOSSOS SAO FORÇADOS A FAZER HORARIOS BRAVOS PARA ENTREGAR MERCADORIAS NO TEMPO DETERMINADO PELA EMPRESA , E MUITAS DAS VEZES PELO FATO DE MEDO DE PERDER O EMPREGO , SI SUJEITAM A FAZER O GOSTO DESSES…………..PARA NAO DISSERMOS OUTRA COISA , POIS BEM , NOS CAMINHONEIROS SIM , AMAMOS MUITISSIMO NOSSA PROFISSAO , ALEM DE PROFISSIONAIS , TEMOS QUE SER HEROIS , ESTAMOS NAS MAOS DE DEUS , PORQUE E UM ABONDONO TOTAL………….EU PARTICULAMENTE HOJE , TRANSPORTO OLEO DE SOJA ( SOYA ) AQUI NA BUNGUE ALIMENTOS EM LUIS EDUARDO MAGALHAES , E NO CONTRATO DA MESMA QUANDO SE AGREGA UMA CARRETA PARA TRABALHAR NA EMPRESA , A UM CONTRATO NO QUAL REZA UM PARAGRAFO QUE DIZ ; APOS AS 22;00 HORAS O SEGURO NAO COBRE QUALQUER SINISTRO , SEJA ELE : ROUBO , BATIDA , TOMBAMENTO OU INCENDIO , POIS BEM , SENDO ASSIM , TRABALHAMOS ATE AS 21;40………ATE PORQUE DEPOIS FIKA UM POUCO DIFICIO DE ARRUMARMOS VAGA NO PATIO DOS POSTOS DE GASOLINA PARA PERNOITARMOS………..DESDE JA , GRATO PELA ATENÇAO , TORÇO PARA QUE ESSA LEI SE CONCRETISE O MAIS URGENTE POSSIVEL , FIQUEM TODOS COM DEUS……….ATE ++++
Cheguei a cogitar escrever para esta aberração que atende pelo nome de Nelson Marquezelli, mas mudei de idéia. Criaturas como esta são incapazes de compreender ou enxergar algo que vá além de seu próprio umbigo. Perfil típico do empresário do agronegócio brasileiro e da bancada ruralista no congresso, formada por gente retrógrada, com mentalidade do século 19. Talvez eles não saibam, mas estamos em 2013, século 21, e a lei áurea foi assinada já faz muuuuuuuito tempo.
É por estas e outras que às vezes é melhor ficar de boca fechada. O NOBRE deputado, defensor ferrenho dos interesses que o financiam (sua campanha) não poderia sair com outra “pérola”. Fico admirado que a TV Camera, paga com nosso suado dinheirinho, coloque no ar este tipo de pronunciamento, Caso eu dissesse na TV que muitos parlamentares são desqualificados para exercer suas funções causaria uma confusão e poderiam até pensar em me prender. Mas parlamentares como estes que olham seus próprios umbigos desconhecendo os sofrimentos da massa do seu país usam os meios de comunicação para agredir a inteligência dos cidadãos e ficam impunes.
Sem comentarios.
Sou motorista profissional desde 1995, e fiquei assustado com a declaração desse deputado. Ainda bem que existe a CLT.
Produtor rural nao precisa ganhar nada vivem la na roca em um ambiente natural comem a comida que eles mesmos produzem, nao ficam respirando fumaca de caminhao nas estradas e eles ainda querem ganhar dinheiro e deputado do “ptb” estes tambem poderiamtrabalhar de graca, todo dia tem empresarios oferecendo almoco e jantar para eles e ainda pagam viagens de aviao emprestam casa de veraneio, praque um deputado precisa de salario.
esse deputado com essa postura não ajuda em nada, defendo que deve haver um período de transição , do caos para a regulação, mas, de maneira moderada, e não como prega este deputado, quanto aos testes de sangue para presença de drogas, deve ser a cargo das empresas no ato de admissão e a cada seis (6) meses. rebite é droga e tem muito viciado que toma não para cumprir horário, mas por que é viciado.
SÓ DEVERIA partir deste DEPUTADO NELSON MARQUEZELLI, quando do SEMINÁRIO EM 13 de junho PASSADO, em BRASILIA, onde REPRESENTAVA HÁ ENTIDADE SINDICAL DA QUAL RENUNCIEI, POIS ESTA CLASSE DESUNIDA, ELE JÁ SE MOSTROU CONTRA A LEI, no meu ENTENDIMENTO, ELE QUE DEVERIA SENTAR NA DIREÇÃO DIRIGIR 6 HORAS E LEVAR JUNTAMENTE A FAMÍLIA DELE, MIJAR NOS PNEUS, COMER NA TÁBUA E DORMIR DENTRO DA CABINE, E depois COMENTAR como FOI A JORNADA DE TRABALHO, FUI CAMINHONEIRO por mais de 22 anos, E me ARREPENDO de não ter IDO PARA O RODOVIÁRIO, classe da qual representei, e onde se É TRATADO COMO SER HUMANO, JORNADA DE TRABALHO DE NO MÁXIMO 5 HORAS, SE PASSAR É NA DUPLA, DESCANSO DE 11 HORAS E REPOUSO SEMANAL DE 36 HORAS, ISTO É DIGNIDADE, NÃO DIRIGIR QUE NEM UM CAVALO: REBITADO, BÊBADO, CONSUMINDO DROGAS COMO CRACK E COCAÍNA, E MATANDO INOCENTES EM TROCAR DE MEIA DÚZIA DE TROCADOS, ENRIQUECENDO OS PATRÕES E SE NÃO ABRIREM OS OLHOS ESTA LEI VAI TER MUDANÇAS EM DETRIMENTO DESTES S QUE COMANDAM A POLÍTICA BRASILEIRA, E SÓ PENSAM NO FATOR ECONÔMICO, E A SAÚDE DO TRABALHADOR QUE SE F. O CLASSE DESUNIDA, SÃO IGUAL A CACHORROS! MIJAM NOS PNEUS, COMEM NA TÁBUA E DORMEM NA LATA, ESTA É VIDA DE CAMINHONEIRO.
A unica vez que ele falou sobre aumento do frete, foi para relacioná-lo com aumento da inflação. Portanto os caminhoneiros autônomos, principalmente, continuarão a receber o famoso FRETE ESMOLA? De 100% do frete sobra de 35% a 40%. O Sr Deputado tem conhecimento disso? Digo novamente. Os autônomos precisam se unir e fazer uma greve dias antes da copa do mundo. Oitenta por cento dos produtos são transportados por caminhão, disse ele. SEM CAMINHÃO O FUTEBOL PARA. Plante esta ideia.
esse deputado nao sabe de nada msm manda ele coloca um filho dele pra dirigir pelas estradas esburacadas e inseguras do brasil ou ele msm pegue um caminhao e dirija pelo brasil afora ai depois faz uma entrevista com ele pra ver oq ele acha…a lei veio pra melhorar a vida do caminhoneiro que passa dias longe de sua familia e nao é reconhecido… caminhao sempre foi o coração do brasil sem eles nao funciona nada no brasil …que diga sao paulo q ja ficou sem gasolina so pq os caminhoneiros fizeram uma paradinha … o problema dele é q ele é um ruralista nao sabe como é a vida de caminhoneiro no brasil ele so quer saber de transportar a safra da fazenda dele ele ta achando ruim pq o frete almentou so por isso msm..
Não sou caminhoneiro mas acho que uma das profissões mais desgastantes e arriscadas. A maioria dos profissionais trabalha no volante por necessidade. Diferentemente dos deputados, que tem altos salários, mordomias, motoristas particulares e falam uma besteira desta!
Eu acho que este Deputado que foi eleito com o voto dos eleitores e provavelmente de alguns profissionais do volante está totalmente equivocado.Primeiro coloque ele no assento de m caminhão para ficar dirigindo por horas à fio,para ver se ele não muda o discurso e a postura dele,quanto à ouvir rádio e conhecer lugares e ver paisagens diferentes ou conversar com caronas.Aí se ve que ele realmente não conhece nada do setor de transporte,dirigir porque gosta então ele é um escravocata porque trabalhamos e não só dirigimos porque gostamos.Este deputado deve ser um dos grandes empresários dos Transportes que só visa lucro e não está nem aí para os trabalhadores.Temos que começar a repensar em quem colocamos no poder para nos representar.
Bom dia,este Deputado foi eleito para representar a sociedade ou para defender interesses próprios? Vamos colocar ele para dirigir horas e horas,ficar vários dias sem ter o convivio da familia,passar por várias nescessidades no dia a dia,para que possamos ver se ele continua com este discurso.Ele simplesmente está defendendo interesses próprios pois provavelmente é um dos que querem que os profissionais trabalhem quase de graça para ele.
EM PRIMEIRO LUGAR ATÉ ESTE MOMENTO AQUI EM NOSSA REGIÃO EU NÃO VI AUMENTO DE FRETE , QUE CUBRISSE OS CUSTOS, SE TEM ALGUÉM GANHANDO DINHEIRO COM A LEI , MAIS UMA VEZ É O ATRAVESSADOR, POIS AQUI NA FRONTEIRA O QUE SE CONSEGUIU AUMENTAR O FRETE NA SAFRA FOI SÓMENTE PARA CUBRIR OS AUMENTOS DO DIESEL, E ESTÁ POSTADO NA MÍDIA , QUE O RESPONSSÁVEL PELO AUMENTO DO PRODUTO AGRICOLA, EM NOSSA MESA FOI O FRETE, MAIS UMA VEZ ESTAMOS SENDO BODE ESPIATÓRIO, PARA A SITUAÇÃO.
Bom diaMeu nome é Elias Stutz, sou neto, filho e sobrinho de caminhoneiro e trabalho em um transportadora.Quero primeiro pedir à Carga Pesada que mantenha aqui minha declaração, pela qual me responsabilizo, pois desejo mandar um recado ao sr deputado Nelson Marquezelli, que tambem farei em seu e-mail pessoal.Acho interessante o ponto de vista do deputado, que “caminhoneiro dirige porque gosta”, mas este ponto de vista diz muito a respeito do deputado, mostra o quão desqualificado o é para legislar a despeito do tema em questão.No meu tempo de acadêmico realizei algumas pesquisas que mostram o contrario do que afirma o deputado Nelson Marquezelli, constatei que a maioria dos caminhoneiros não dirigem porque gostam, mas porque na atual conjuntura econômica, poucas profissões remuneram de tal forma pessoas com tão baixo índice de escolaridade.Ou seja, como os governantes de nossa patria amada investiram muito pouco em educação no passado, hoje temos um grande numero de pessoas com baixo indice de escolaridade; como há no mercado uma grande demanda por profissionais condutores de veículos de transporte, é logico que estas pessoas vão procurar a melhor remuneração possível para o seu grau de instrução, portanto, isso mostra que os caminhoneiros não estão por aí passeando, se estivessem, como afirma o deputado, não poderiam ser chamados de profissionais.Portando, há diferença entre gostar do que se faz e fazer o que se gosta.A opinião do deputado Nelson mostra que ele tem conciência de o quão o
país é dependente do transporte rodoviário, mas não aceita, porque o transporte rodoviário, dentre os demais modais, é o mais caro e ele mesmo como produtor rural é totalmente dependente do caminhoneiro para transportar sua produção.- Deputado, isso não é culpa dos caminhoneiros, é culpa dos governos anteriores que não investiram em ferrovia.Utilizemos a ótica do deputado Nelson Marquezelli sobre a Lei 12.619 para analisar sua própria situação.O deputado é produtor rual, portanto não depende de seu cargo público para viver, isso nos leva a concluir que ele é deputado porque gosta, logo, podemos sugerir que, como o deputado faz o que gosta não precisa de 60 dias de férias, não precisa de auxilio viagem, não precisa de 14º salário, etc.Quero ver se o deputado tem “brasilidade na cara” para abrir mão das regalias do seu cargo antes de continuar afirmando que caminhoneiro esta na estrada a passeio.Pergunta ao deputado Nelson Marquezelli:- Deputado, hipoteticamente, estando o sr com vossa família na estrada, gostaria de dividir a rodovia com caminhoneiros que estão passeando ou com profissionais que estão trabalhando ?Elias Stutz (43) 9119-1557
ta explicado porque este politico e contra caminhoneiro, ele dono de fazendas. pouco esta preocupado, porque ele nao vai trabalhar com um caminhao para saber se os caminhoneiros estao passeando quando estao dirigindo, de preferencia que ele diriga na regis bittencourt serra do cafezal. isso e um absurdo o que este deputado diz.
DEVERIAM PEDIR PARA ESSE VAGABUNDO PEGAR UM CAMINHAO E IR PASSEAR A PF DEVERIA INVESTIGAR ESSE SUJEITO VAI SAIR MUITO PODRE DELE
olha so seu deputado vai procurar o que faser,teu mau,e nao ter o que faser.e o mal do povo brasileiro,e votar em gente da tua laia.para mudar esta lei so se este pais nao tiver gonverno.isto e que e um dputado,sem escrupulo.
voce sim vive comendo,as custas dos caminhoneiros.
este Sr quer mesmo é entregar sua safra em tempo certo,se isso for verdade,é absurda esta declaração,caminhoneiro passeando,viajando só pq gosta?o frete é o responsavel pela infração até concordo,no entanto o diesel a $2.50 em seu estado não é caro,e as altas incontrolavel no custo de viagem não conta?que baratear o frete baixe o preço dos combustiveis que hoje come 50%do frete,+pedagios,e estacionamentos nos postos,e os fretes é q estão caros? absurdo não?
quer motorista para ser seu escravo seu desocupado,seu lugar,e em brasilia.la sim e lugar de quem ao tem o que faser.isso e que dar,votar em gente,como voce.vai te catar.
motorista carreteiro,para o seu gonverno,estar se tornando,uma profissao que ninguem mais quer,e so voces aguardarem
o que o relator,da lei fala do comentario,deste desocupado
pom ele para dirigir sem parar,e de graca,ja que ele estar se metendo onde nao foi chamado.
atencao ministerio do trabalho, este deputado,estar escravisando os empregados dele,vai ate la faser uma visitinha na empresa dese cara,que nao tem o que faser.
voce estar convidado a compareser em um posto lotado de caminhoneiros,e faser este comentario esdruxulo tem coragem?
O que este deputado falou é uma grande verdade, pois os caminhoneiros dirigem porque gostam e por isso não se cansam,assim como também os políticos que viajam (ou passeiam) todos os dias as nossas custas, me parece que gostam tanto do que fazem, que, quando assumem um mandato nunca mais querem sair de lá, pois quem faz o que gosta não se cansa! Não foi isso que ele disse? A diferença é que, mesmo não se cansando, eles, os políticos, trabalham tão pouco, por que será, hein? O que é diferente no Brasil é que estamos precisando de uma lei para fazer os motoristas descansarem e outra para fazer os políticos trabalharem.Resumindo;o que realmente cansa, não só os caminhoneiros, mais todos os brasileiros são esses políticos que, infelizmente nós colocamos lá no poder para legislar em nosso favor. LAMENTÁVEL!!!!!!!!!!!!
deputado é deputado porque gosta do salário que ganha. pq se ganhasse pouco tenho certeza absoluta que o sr. Nelson Marquezelli nunca seria deputado não é verdade. Lixo esses caras em Brasilia, não sabem nada da realidade da profissão e ficam ai a falar asneiras. E a revista que deveria representar a classe dá voz para um fanfarrão desse. LIXO VCS!
ESSE AI E MALUCO DEVE TER FUMAO KRAK ESTRAGADO
E OS DEPUTADOS ROUBÃO PORQUE PRESISÃO?JA QUE É TÃO GOSTOZO TRABALHAR DE CAMINHÃO VEM TRABALHAR VOÇÊ TAMBEM DEPUTADO,É MUITO BOM SER UMILHADO POR POLICIAIS,É MUITO BOM ANDAR EM ESTRADAS COM BURACOS É UMA DELICIA ESTAR CANSADO E NÃO PODER DORMIR,PORQUE EM VES DE VÇ FALAR BOBEIRA NÃO VAI ARRUMAR AS ESTRADAS DO MATO GROSSO! VÇ JA PENÇOU QUE TEM DIAS QUE SE GASTA 3 A 4 HORAS PARA PASSAR O ANEL VIÁRIO DE CUIABÁ QUE SÃO 23 KM, VÇ JA PENÇOU QUE SE GASTA UM DIA INTEIRO PARA IR DE CUIABÁ A ALTO ARAGUAIA SÃO 400 KM,SE ARUMASSE DE SINÓP ATÉ A.ARAGUAIA PODERIA SE CUMPRIR A JORNADA DE TRABALHO E AINDA GASTARIA A METADE DO TEMPO QUE SE GASTA,ENTÃO EM VES DE FALAR BOBEIRA VAI TRABALHA,FAZER O QUE TE PAGAM PRA FAZER E E NÃO FICAR DEFENDENDO SÓ O SEU LADO…………………..
Meus parabens ao comentário do Samuel 05/04.Temos que entender que cada caso é um caso.Em muito o deputado tem razão,lugar de recréação é em casa com a família.Ser obrigado a ficar parado 14 horas por dia para um CAMINHONEIRO,quem concorda com isto,ou quer distância da família,ou esta na profição errada.
Quanto ao valor do frete, isto é uma enganação.O diesel subiu 3 vezes e nos lugares de safra ,por não ter caminhão,o frete aumentou,mas em outras situações,não paga nem as despesas de estrada.QUEM É CAMINHONEIRO ALTONOMO,SABE DO QUE ESTOU FALANDO.
se o caro deputado realmente acha que está certo, ele que vá dirigir um caminhão pra ver se ralmente um motorista fica passeando como ele diz, se o camioneiro ta a turismo se fudendo nesses cacos de estrada que tem no Brasil á fora, em certas imundices de postos que não tem nem um banheiro digno, pondo a vida em risco pra tira seu sustento e da familia, meu caro se fossemos passear como vc diz, iriamos em hotéis e não ficar dormindo no caminhão isso onde se pode durmi que exisem certos lugares que o motorista precisa ficar com olhos bem abertos a noite toda pra evitar que roubem o caminhão, pq a coisa mais simples que se ve é motoristas acordando de manhã e dando falta de esterpes, acessórios, etc, mas isso o companheiro não tem nem noção do que estou falando, pq o cara que tira um conclusão dessas a respeito disso, não sabe nem se situar no seu guarda-roupas…os camioneiros não é que gostam eles amam e mesmo que não amassem seria obrigados a gostar da profissão, caso contrário, ninguém suportaria viver nas condições que muitos se sujeitam. e tem outra motoristas tem aos monte mas que sabem exercer a função pode-se contar nos dedos…vamos ver como ele entregaria o grão, ou o gado de suas fazendas se não tivesse um camioneiro que “gostasse de viajar” pra ir fretar…se liga deputado!!!!!
Este deputado que se cuide, pois a nova geraçao, nao esta querendo este tipo de passeio, e este tipo de comentario so vai adiantar a escasses, dos profissionais do volante que encontram pelo caminho muitos que pessam como ele.
Fica aqui uma dica para esse camarada que não tem o que fazer. Pegue o volante de um caminhão e vá fazer o que ele esta propondo para ver se nós profissionais do volante não precisamos de descanso como diz e que nós dirigimos por hobby, vá ficar mais de um mês longe de sua família nas estradas sendo descriminados como somos e depois venha dar a sua opinião.