Reportagem Carga Pesada
Além de trabalhar para flexibilizar e prorrogar a aplicação da Lei do Descanso (12.619), o coordenador da intitulada Bancada do Transporte Rodoviário de Carga na Câmara, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), quer alterar a resolução 3.658, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A resolução regulamentou a forma de pagamento dos caminhoneiros autônomos no País, após a proibição da carta-frete. Ela estabelece que o profissional pode ser pago por meio de depósito em conta bancária aberta em seu nome ou, de forma eletrônica, através das empresas de cartão homologadas pela agência.
A sugestão de Marquezelli é extinguir o principal instrumento da resolução, que é o Código Identificador da Operação de Transporte (Ciot). O Ciot deve ser preenchido pelo contratante do transporte toda vez que utilizar os serviços de um autônomo. Seu objetivo é evitar a informalidade e a sonegação de impostos no setor.
O deputado também sugere à ANTT que o pagamento do autônomo possa ser feito em dinheiro vivo, o que hoje é proibido. Ele é apoiado pelo Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC).
A sugestão foi enviada por Marquezelli, por ofício, ao diretor geral da ANTT, Jorge Bastos, em 9 de abril. Ela segue assinada também por outros deputados que integram a bancada. No mês passado, a agência abriu consulta pública para receber contribuições para “aprimorar” a resolução. Ainda não foram definidas as mudanças.
11 Comentários
Deputado esta 100% certo, este Ciot só vem a prejudicar o autonomo….
TEM MUITA GENTE METENDO O BICO EM COISA QUE ELE Ñ SABE…TEMOS QUE LEMBRAR QUE ELE JA FALOU DEMAIS… FALA DEMAIS…
Boa tarde, trabalho em transportadora de cargas e concordo com o deputado, deve ser extinguida o Ciot mesmo..devem ser criado medidas para facilitar a vida do autonomo e de transportadoras.Elizabeth
Na minha opinião tem que ser feito deposito em conta de cada caminhoneiro ele faz o que quiser com dinheiro,não vejo nenhuma complicação,combinou o frete deposita metade na conta ea outra metade quando entregar os documentos de descarga,só aqui tem tanta polemica poe na conta e pronto.
Tem meu apoio Deputado!Como disse anteriormente neste espaço de comentários, a Lei do Descanso (12.619), não está preocupada com o caminhoneiro, é mais uma forma de arrecadação e benecies para o sistema bancário, A Lei do Descanso (12.619) está para o Caminhoneiro assim como o ECA está para a Criança e Adolcente deste País. E aí Presidenta!!! Quer um PIBÃO , então comece a tapar o BURACÃO que viraram nossas estradas…
Estão fazendo de tudo pra continuar sonegando. Será que vão conseguir?
sou presidente da associaçaõ divinpolitana dos amigos carreteiros,adac,já comentei com sr. nelio botelho da mubc, tambem com sr. china,que o recebimento no cartaõ perde-se 15,00 todo frete que se recebe,pois se saca 800,00 de cada vez,e todo saque desconta taxa,deposito em conta a empresa deposita quando quer e o caminhoneiro descarrega a carga e fica sem dinheiro dependendo de quando a mesma resolver lhe pagar, o caminhoneiro é o unico que trabalha e naõ pode receber dinheiro ou um cheque,se o governo quer imposto obrique a empresa fazer um recibo de frete e declarar que pagou e o caminhoneiro declara que recebeu, e ele naõ precisa mendigar para empresa pagar o que lhe deve,eu já estou com saudade da carta frete,pois descarregava ia no posto trocava recebia o dinheiro e ia embora,hoje tem que esperar até 15 dias para o dinheiro cair na sua conta,parabens sr. nelson marquezelli,a mubc,que estaõ empenhando a nossa bandeira,os caminhoneiros agradecem.
Parabens NelioNão deu tempo de falar na apozentadoria que muintos caminhoneiro estão morrendo velho sen que pudesse se apozentar Passando dificuldade finaceiras na pobreza na doença depois que tanto trabalhou para o bem desse nosso Pais abençoadooutra coiza é o pagamento dos pedagios que as transportadoras fican com o dinheiro e fas o cminhoneiro assinar que recebeu para que aempreza não seja multado só isso ja é lucro para as emprezasoutra coiza éas estadias que eles pagam aos caminhoneiros uma meeca 30 ou40 centavos por tonelada a hora prada e receben muintas vezes 80 centavos da embarcadoras
vejam , o que vai acontecer o poderio economico, e político desta bancada ruralista, tá forçando para que mais uma vez seja prejudicado o autonomo no tranporte, mesmo porque eles dizem que ja aumentou o frete só que o autonomo até este momento, não ganhuo para cobrir o aumento do disel, estes politícos que não se esqueção que já, já teremos elição e eles querem se reeleger, seus inescrupulosos.
COMO PODEMOS ENTENDER QUE UM PAGAMENTO SEJA ELE A QUE TÍTULO FOR NÃO POSSA SER PAGO EM DINHEIRO. MEU DEUS PARA QUE SERVE O DINHEIRO EM FIM? NO PASSADO ERRA USADO COMO MOEDA DE TROCA, E AGORA? VIROU O QUE?.
É UM COMPLETO ABSURDO NÃO PODER PAGAR O FRETE DO AUTONÔMO EM ESPÉCIE. SR. DEPUTADO O SENHOR PRECISA BRIGAR PARA CORRIGIR MAIS ESTA FALTA DE RESPEITO PARA COM O AUTONÔMO.
É até parece que é complexo mesmo.Qual o problema de depositar no ato o adiantamento e no final da viagem depositar o restante na conta do caminhoneiro(faça uma lei para resolver). Está patente, se os caminhoneiros autônomos não se organizarem em cooperativas e associações , confederações a situação não vai ser boa, infelizmente; os autônomos são importantes já somam 350.000 (trezentos cinquenta mil caminhoneiros).