Nelson Bortolin
O novo diesel – S50 – já está sendo comercializado no País pelo menos nos postos de bandeira BR. O produto é destinado aos motores Euro V (Proconve 7), que obedecem ao programa nacional de redução de poluentes. A partir do primeiro dia deste ano, as montadoras só poderão fabricar veículos a diesel com a nova tecnologia.
Em três postos pesquisados pela Carga Pesada, a diferença de preço do novo diesel varia de 7 a 26 centavos na comparação com o convencional. Num dos Sakamoto da Via Dutra, por exemplo, o S50 está sendo vendido a R$ 2,099, contra R$ 1,839 do S-500. Ou seja, 26 centavos a mais.
Mesmo ainda não havendo caminhões Euro V em circulação, o combustível tem sido vendido, em pequena escala, para veículos com motorização Euro III, que não são obrigados a utilizá-lo. “Um cliente nosso, que tem um caminhão toco e estava habituado a utilizar diesel aditivado, resolveu colocar o S50 para experimentar”, conta o gerente Wilson de Oliveira Mota.
O posto também vendeu o novo produto para motoristas de caminhonetes. “Estou aguardando o feedback desses clientes para saber como foi a performance do combustível”, afirma Mota. Ele não acredita, no entanto, que os grandes frotistas irão utilizar o S50 nos caminhões Euro III devido ao custo.
Em Porto Alegre, no Posto Garoupa, o S50 é vendido a R$ 2,159 contra R$ 2,020 do produto convencional. A diferença é de 13 centavos por litro. “Já vendi para vários motoristas de caminhonetes. Algumas oficinais estão indicando o S50 dizendo que é um produto melhor e que pode gerar economia de consumo”, ressalta o gerente José Amorin.
Já em Londrina, no Posto Via Expressa, o S50 custa R$ 2,070 e o S-1800, R$ 1,999, diferença de sete centavos por litro. “Já fiz vários abastecimentos de utilitários (com o novo diesel). O dono vê a propaganda, fica curioso e vem experimentar”, afirma o proprietário Ismael Anselmo.
Segundo ele, “o consumidor consciente”, mesmo sem motor Euro V, vai optar pelo novo produto, apesar do custo. “Trata-se de um combustível bem menos poluente”, justifica. Na opinião de Anselmo, o consumo pode se tornar maior caso o S50 revele economia nos motores Euro III. “Aí o consumidor vai agregar economia e cuidado com o meio ambiente”, declara.
ARLA
O reagente a base de ureia líquida, Arla 32, que terá de ser usado nos motores Euro V, está sendo vendido no Posto Sakamoto a R$ 85 o galão com 18 litros. Ou seja, custa R$ 4,72 o litro. Já, no Garoupa, está sendo comercializado a R$ 74, ou R$ 4,11 o litro. O posto de Londrina não recebeu o produto por enquanto.
Os novos caminhões (Euro V), que ainda não estão nas concessionárias, só devem começar a rodar a partir de fevereiro.
A lista com os postos que, segundo a BR, já dispõe do S50 pode ser conferida clicando aqui.
1 comentário
ola, tenho um cargo 815 ano 2001 e uma sprinter 310 ano 1999, posso usar o novo diesel neles?