Scania Fenatran
VWCO Fenatran

DNIT investe em rodovias de Mato Grosso

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Fonte: A Gazeta

Obras de infraestrutura nas rodovias de Mato Grosso vão ajudar no escoamento da safra matogrossense. As informações são do jornal A Gazeta. Serão aplicados R$ 879 milhões, sendo R$ 288 milhões (32,76%) na manutenção das vias de tráfego, segundo a superintendência regional do Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre (Dnit), com base no orçamento geral da União aprovado para este ano.
Na duplicação da BR-163 serão aplicados R$ 191 milhões, sendo que os editais para execução dos trechos restantes, entre Rondonópolis e Rosário Oeste, devem ser publicados até o fim de maio.

Por enquanto, está sendo executada a obra entre Rosário Oeste e Posto Gil, na qual estão sendo aplicados R$ 225 milhões, com previsão de término em dezembro deste ano. Outros investimentos envolvem a duplicação e recuperação da rodovia que atravessa a Serra de São Vicente. No local, foram duplicados 8,5 km e recuperados outros 27,5 km, investimento de R$ 87 milhões.

Com uma média de 12 mil veículos circulando diariamente pelas rodovias federais de Mato Grosso, sendo quase 80% desse número constituído por caminhões, a manutenção dessas vias precisa ser permanente, avalia o diretor executivo da Associação dos Transportadores de Carga de Mato Grosso (ATC), Miguel Mendes. “Na época da safra então, esse número sobe uma média de 20%”.

Queixa dos transportadores, acrescenta Mendes, tem sido pela condução dessas obras durante o auge do escoamento da safra agrícola do Estado. “Com a implantação dos radares o tráfego vai ficar mais lento ainda, principalmente entre Cuiabá e Rondonópolis”. Segmento reclama ainda da demora na conclusão da duplicação da rodovia federal entre Rondonópolis até o Posto Gil.

Superintendência do Dnit justifica que os projetos e licitações das obras são submetidos à análise, por isso não são aprovados rapidamente. Quanto aos radares, a medida objetiva a segurança de condutores e pedestres, considerando que serão implantados nos perímetros urbanos.
Coordenador do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, lembra que a pavimentação da BR-163 até Santarém, no Pará, irá diminuir o tráfego no sentido Sul do Estado.

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

2 Comentários

  1. Jurandy Carnahiba on

    Ver para crer………vamos ser  positivistas, é só o que nos resta.E a duplicação da 164 até o futuro terminal ferroviário de Roo?, o exemplo do caos esta nas proximidades dos terminais A.Araguaia e A.Taquari………….Vejam autoridades competentes.

  2. oi boa tarde sou caminhoneiro e nao estamos aguentando mais ter que pegar filas enorme na ponte do rio cuiaba´,por causa da cabiceira que é subido e cheio de buraco ee  oos caminhões pesado nao tem condições de passar acima de 60 km h nos temos que passar de 1 marcha e por isso da um afila de masi de 10 km e transtorno.vcs ja imajinaram esses cargueiro todos passando bem no centro de varzea grande e ciuaba. por que tem dinheiro pra feser copa e pra arrumar só uma cabiceira de ponte não tem

Leave A Reply