DAF - Oportunidade 2024

Elevar traseira compromete segurança e causa danos ao veículo

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Scania Combustível

Nelson Bortolin

 

reba 1Um modismo inocente, mas perigoso. É cada dia mais comum encontrar caminhões e carretas com a traseira elevada além do normal. A alteração não tem outra motivação que não a estética. Os caminhoneiros gastam até R$ 1.200 para acrescentar calços sob a mola – ou mesmo molas adicionais – só para deixar o bruto mais “invocado”.

O engenheiro especializado em transporte Rubem Penteado de Melo diz que a mudança põe em risco a estabilidade e a durabilidade do veículo. “Há um impacto grande. A elevação da traseira transfere mais peso para os eixos dianteiros, comprometendo a estabilidade”, afirma.

Outro problema, segundo Melo, é que o cardã fica muito inclinado. “Assim, o diferencial vai ‘roncar’ e causar danos ao rolamento”, declara. Além disso, de acordo com ele, ao fazer a alteração, muda-se a altura do para-choque traseiro, que perde sua função.

A reportagem apurou que algumas concessionárias já entregam implementos novos com a mudança, se isso for solicitado pelo comprador.  “Acabei de tirar uma carreta zero quilômetro e já saí da concessionária com o calço. Paguei R$ 1.200”, conta um caminhoneiro autônomo, de 42 anos, do Paraná. No caso dele, a traseira do implemento ficou 12 centímetros mais alta.

Outro motorista, de 29 anos, contou à Carga Pesada que colocou mais molas entre as originais da carreta para elevar a traseira em 20 centímetros. “Fiz porque fica bonito”, justifica ele, que pagou R$ 1 mil pelo serviço num posto de mola de Maringá. “Essa moda começou com os trucks já faz muito tempo. Depois, veio para as carretas”, declara.carreta

Ilegal

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), a mudança é ilegal porque vai contra o artigo 8º da resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que proíbe “alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão”.

Numa primeira consulta feita pela Carga Pesada, a assessoria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) disse o contrário. “Desde que respeitado o limite de peso por eixo, como prevê a Resolução 430 do Contran, não há problema (em fazer a elevação)”.

Mas corrigiu a informação depois, apresentando a mesma alegação da Anfir. 

Nem todo Detran faz a alteração no documento do caminhão. No Paraná, por exemplo, os técnicos informam que, de acordo com a legislação, a mudança no documento só é necessária para veículos com até 3,5 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). Com isso, os motoristas ficam sujeitos a problemas em blitze, caso o policial seja rigoroso no cumprimento de sua função e perceba que a altura da carreta não condiz com a descrita no documento.

“Moda ridícula”

A reportagem está abordando esse assunto por sugestão do empresário Emílio Dalçoquio, diretor operacional da Dalçoquio Transportes de Santa Catarina. Segundo ele, por lá, a elevação da traseira virou uma febre. “É mais uma moda ridícula como tantas outras que surgem ao longo dos tempos, assim como antigamente homem para ser homem tinha de fumar e usar chapéu”, afirma.

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Para ele, o fenômeno é coisa de caminhoneiro jovem “vítima da jogada de marketing” dos postos de molas. Mas há aqueles que apostam em teorias mentirosas. “Alguns acham que caminhões com traseira erguida ficam mais firmes nas curvas. Evidente que um verdadeiro caminhoneiro profissional não cai nessa ideia absurda”, declara.  

Dalçoquio alega que a alteração prejudica a suspensão dianteira do veículo “bem como o embuchamento da barra estabilizadora dianteira” principalmente quando o caminhão passa em buracos e cabeceiras de pontes. “Consequentemente deixa dúvida sobre o bom funcionamento do veículo na próxima curva”, ressalta.

Ele acrescenta outro fato fácil de explicar pela física. “Em caso de uma brusca frenagem, a traseira erguida facilita o deslocamento da carga para frente”, diz Dalçoquio. O empresário destaca que isso coloca em risco a segurança do próprio motorista. 

 

calço

 

Truckscontrol
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33 Comentários

    • Os engenheiros das fábricas estudam muito para projetar o caminhão de modo a ser prático e seguro. Aí vem uma pessoa que nunca estudou para isto e vai lá fazer alterações que comprometem tudo, só porque acha bonito. Deixam o caminhão aleijado.

  1. em anapolis tem uma monte de mariçoqeiro que levanta a bundinha das muriçoca. ai chamamos eles por aqu de muriçoqueiros do cuzinho aribitado.

  2. bem com a minha experiencia acredito que quando altera a estrutura do veículo,pela qual foi projetado prejudica a segurança sim, mas veja, a gente ve caminhão com direção pequena como as de carro esporte, isto deveria ser proibido, tem parabriza que quase não encherga nada por causa de faixas, antigamente a prática de trazeira levanttada era muito usada por caminhoneiros jovens na cidade de torres-rs, mas tiravão umas molas dianteiras do feixe ai o veículo ficava com a trazeira erguida, mas isto já era a 35, 40 anos atraz,mas se acidentarão muitos deles na auto pista osório, porto alegre, pois o caminhão ficava carcada a dianteira, e perdia a estabilidade e como aquela auto pista quando nova molhada era muito escorregadia , dai os nene se davão mal, ciam no canteiro central, e acabavão os caminhões

  3. Seria até aceitável (mas sem utilidade prática) nivelar o final da carreta na mesma altura do pino rei, na 5ª roda (às vezes um pouco mais alta que o normal) do cavalo-mecânico, como no bitrem e no rodotrem. Há um erro de identificação no título do texto da revista: a elevação é do chassi, não do eixo, que só teria aumentada sua altura em relação ao solo se o eixo não tocasse o solo (ou usasse pneus maiores), como imaginei quando li o título do texto, imaginando ser uma referência à essa prática de “economizar” (destruir) pneus sobrecarregando conjunto de eixos, além do sistema de freios.

  4. isso é coisa de boiola. vontade de arrebitar a bunda. como não consegue levanta a traseira das carretas e caminhoes.

  5. Parabéns pela matéria. Botou o dedo na ferida. Concordo com o Oscar: o correto é aumentar a altura do chassis em relação ao solo e não o eixo (mas pelo visto já corrigiram). Lembro que essas alterações levam a perda de garantia do cardã e componentes do eixo dianteiro (caso veículo novo), além de deixar o caster mais negativo que o recomendado.
    E na estrada ficam “puxando fila” nas balanças para tentar evitar o excesso na dianteira.

  6. josé carlos campos on

    OLÁ AMIGOS DO TRECHOS , É COM MUITO PRAZER QUE EU COMENTO ESSE A SUNTO FICA BONITO SIM , MAIS A SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGA NÉ TEMOS QUE FICA ATENTO PARA NÃO LEVA PREJUIZO OS DEMAIS DAS ESTRADAS QUE PASSA POR NÓS , NÃO DEVEMOS MEXER NO LUGA EM QUE FOI FEITO POR UMA ENGENHARIA CORRETA , PRA CONSTRUIR OS NOSSOS ANSEIOS DE BONITEZA , UM FORTE ABRAÇOS NOS IRMÃOS AMIGOS CAMINHONEIRO , EM /14/07/2013 ;; JOSÉ CARLOS .

  7. …. SEMPRE OUVI DIZER QUE CAMINHÃO DA BASTANTE BARRULHO E POUCO DINHEIRO… PELO VISTO ISSO NÃO É VERDADE… NÃO TEM UM PESSOAL QUE ANDA POR AÍ FECHANDO RODOVIA, RECLAMANDO DO PREÇO DO DIESEL E DO PEDÁGIO??? PORQUE A COISA ESTA DIFICIL, “POUCA RENDA”??
    … SE TA RUIM, COMO SOBRA DINHEIRO PARA GASTAR COM O QUE É INÚTIL?? (COM TANTA COISA BOA PARA GASTAR DINHEIRO NÉ)??????? VÃO GASTAR LOGO NO CALÇO DAS MOLAS,,, TEM NEGUINHO QUE NEM GELADEIRA EM CASA TEM. NÃO TO CRETO?? ANDA DE CHINELÃO E BERMUDÃO PARA NÃO GASTAR EM ROUPA E CALÇADOS DIGNOS……
    BOM… NEM MESMO VOTAR SABEM, SE SOUBESSEM NÃO SERIA NECESSÁRIO ANDAR FAZENDO PROTESTO PELAS ESTRADAS…..AGORA josé…TIRA O CALÇO, PAGA A MULTA E FICA COM CARA DE MANÉZÃO..VAI RECLAMAR DA VIDA PARA O PRF. A TORCIDA DO TIMÃO APLAUDE OS MANÉ DE CHAVE E GRAMPO NOVO NA MÃO….$$$$$$$$$$$

  8. …SEMPRE OUVI DIZER QUE CAMINHÃO DA BASTANTE BARRULHO E POUCO DINHEIRO…PELO VISTO ISSO NÃO É VERDADE…NÃO TEM UM POVO QUE ANDA POR AÍ FECHANDO RODOVIA, RECLAMANDO DO PREÇO DO DIESEL E DO PEDÁGIO?? SE TA RUIM, COMO SOBRA DINHEIRO PARA GASTAR COM O QUE É INÚTIL????????(COM TANTA COISA BOA PARA SE GASTAR $$$$ NÉ.) VÃO GASTAR LOGO NO CALÇO DA MOLA,, kkk.
    BOM NEM MESMO VOTAR TEM GENTE QUE SABE, SE SOUBESSE NÃO SERIA NECESSARIO FAZER PROTESTOS NAS ESTRADAS…
    AGORA José… TIRA O CALÇO, PAGA A MULTA, E FICA SORRIDENTE PARA O PRF. A TORCIDA DO TIMÃO TE ESPERA DE CHAVE E GRAMPOS NOVOS NA MÃO, kkk. $$$$$$$. TA BOM ASSIM?

  9. Bom eu acho que andam cometendo exageros quanto a altura de traseiras dos brutos eu particularmente tenho a traseira da minha carreta na mesma medida da 5ª roda, e não vejo nada que tenha comprometido com a estabilidade ou com qualquer outro componente do veículo e ao contrário a carreta ficou com uma estabilidade muito boa e também faço o uso do volante menor que o original pois o original me provocava muitas dores nas costas e com o volante menor as dores sumirão e com relação ao banco do meu SCANIA também troquei por um banco de carro de passeio pois o original estava me provocando dores na coluna, então cheguei a conclusão porque os engenheiros quando estão projetando um veículo para estradeiro procure passar um tempo de viagem como passamos dentro de uma cabine antes de dizer que isso ou aquilo é bom.

  10. Este procedimento faz transferência do peso da carga para o eixo dianteiro (somente dois pneus)cada um suporta 3.550kg se for 295/80R22,5 para a medida 275/80R22,5 este peso diminui para 3.250 por pneu. No pneu aparece problemas de sobregarga como: talão afundado, quebra no costado, desgaste irregular. Quando este pneus alisar (se chegar até lá) terá problemas nas recapagens que este pneu teria, ou seja, esta prática de levantar a traseira não traz nenhum benefício somente perdas para quem faz.

  11. desde que pagamos nossos impostos , e andamos legalizados pelo inmetro , acabou o assunto o brasileiro tem um custeme ereditario de querer um cuidar da vida do outroe o opinar sobre o bem alheio , igual ai esse chupeta da dalçoquio , por acaso ele realizou teste com um caminhao erguido e outro normal para tal afirmaçao entao mantenha se calado.

  12. Q.R.A. joao grilo on

    nao importa se a trazera e levantada e a frentinha e rebaxada o q importa e q o piloto e loko e a pressao e bruta!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    i o caminhao e meu faso oq quise,,,,,,,,
    sem critica numca crescemos……………….

  13. vcs não sabem de nada migão…principalmente o tal de WILSON REBELLO…primeiro vc fala isso pq não tem condição de ser que nem nóis(qualificado) segundo, deus deu a vida pra cada um cuida da sua, se nóis gostamos desse estilo o problema é nosso e os cururu(vcs) que se fodam até esses troxa desses engenheiros, oq manda é o estilo e o conforto…..para os qualificados um abraço….e para os cururus…..fodam-se e tudi baum…..

  14. Olá gostaria de dizer que meu marido tem caminhão com a suspensão elevada e para discordar de alguns comentários ele carrega vidro de Sp para todo o Brasil e nunca aconteceu nenhum acidente com ele por conta de ter o caminhão assim ele tem inmetro o que deixa o caminhão dele legal perante a policia e para aqueles que dizem que motorista não estudou e que não sobrou tempo pois eles abastecem o pais de alguns diplomados inclusive aqueles que sabem muito da teoria e da pratica nenhum e muito mais vale a pratica do que a teoria.

  15. todo mundo pode ter seu gosto menos os caminhoneiros ….. ninguem tem culpa si aquele motorista entrou no fundo do cargueiro < quem teve culpa foi ele e não o caminhão para vcs todos cairem mantando ensima de nos caminhoneiros e sofredores das estradas pq vcs ao contrario de esta criticando … que levamos sua roupa,sua comida,sua tv,seu calçado , suas frutas frecas para vcs comerem deim uma olhada nas estradas brasileiras que estão uma vergonha .

  16. Vi quantos comentarios sem fundamento mas a realidade e uma só veja o que sobra de um truck depois de um acidente so sobra ferro retorcido e carga e motorista perdido, diferentemente dos que estão com veiculos normais e dentro do peso de balança.

  17. ueliton de lima mussi on

    eu tenho um 1113 truck e estou guardando dinheiro pra eu erguer a traseira e descarregar tijolo aki pela regiao e acho que o engenheiro que fez meu caminhao nem esta vivo mais porque ele é 1975 abraços

  18. Contra Ignorância não há argumentos mesmo. Bando de Retardados, são por causa de idiotas feito vocês que a categoria leva má fama! Coisa de Moleque. Profissional não vai nessas. Vocês são um perigo na estrada. Não tem um pingo de responsabilidade e não horam a CNH que tem. Estilo?! É feio, exagerado, ridiculo, perigoso e contra a lei. E quem disser que tem inmetro pode saber que é picaretagem, pois isso eles não liberam. Sou Motorista filho de Caminhoneiro, dirijo com cuidado e segurança pois sei que se eu falhar posso morrer e levar muita gente comigo. Mas como já disse, contra Ignorância não há argumentos. Abraço.

    • ADEMIR BATISTA CLAUDINO FERREIRA on

      Não sou camioneuro mais você falou não como filho de caminho euro mais como o bizavo. O caminhão e a vida do caminhoneiro, ele passa a maior parte de sua vida dentro dele. É natural modificar alterar personalizar criar uma identidade visual. Hoje na sociedade as pessoas arriscam suas vidas, tomando bombas, colocando silicone fazendo alterações mil no seu corpo e até mudando de seco. Menos até pouco tempo atrás muitos destes que não arqueaavam

    • ADEMIR BATISTA CLAUDINO FERREIRA on

      …..não arqueavam mais andavam com suas carretas muito acima do peso legal pondo em risco suas vida e as vidas dos outros e aí ?

  19. Pelo visto há duas modalidades de elevação:
    1 – com calços: elevao centro de gravidade mas nao a rigidez da suspensao
    2 – adicionando feixes de molas: aumentando o centro de gravidade e aumentado a rigidez..

    acho meio forçado dizer que o primeiro caso melhora as curvas, pela logica seria o oposto. o segundo caso pode até fazer algum sentido.. eu creio que o melhor seja o original de projeto, e precisando optar pela opção 2..

  20. que se foda a segurança oq im´porta é a felicidade do motorista andando c o caminhão do geito q ele gosta traseira altona c roncão filé aterrorizante etc… e dai q vai estraga iso aquilo se foda é o motorista msm q vai paga pra arruma quando estraga diabedo burro e esse engenheiro deve se um baita dum viadinho pq n enfia o dedinho no cu e chera decha os muleque se feliz inves de fica dando palpite na felicidade dos outros seu otario.

  21. Tanto quem levanta a traseira do caminhão como quem defende aqui no blog são tudo baitola, caminhoneiro que trabalha todo dia não tem essas frescuras não

  22. Na verdade o camioneiro a vida inteira foi prejudicado tudo que acontece de ruim eo caminhoneiro…eu sou caminhoneiro e tenho muito orgulho da minha profissão…nos caminhoneiro em vez de ficarmos aqui descutindo com sertas pessoas,vamos encostar nossos caminhoes em nossas casa uma semana que seja pra nos vermos o que acontece no mundo nao e so no brasil nao e no mundo….

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