Em clima de muita emoção aconteceu neste sábado (6) no pátio do Posto Sakamoto, em Guarulhos, a final da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil promovida pela Scania. O gaúcho Eliardo Locatelli, de Carazinho, foi o grande campeão. Foi a terceira vez que ele participou da disputa. Em segundo lugar ficou o também gaúcho de São Leopoldo, Marcos Araldi. E em terceiro o mineiro de 26 anos Anderson Dare Gonçalves de Andrade.
“Demorei seis anos para realizar meu sonho e vencer. Só que desta vez, ao contrário das outras, não me preocupei com o título mas em fazer o que gosto. Minha paixão é dirigir caminhão”, disse Locatelli ao lado da esposa Luciana e dos filhos Camile e João Pedro. Ele dirige um rodotrem da empresa Transcastanho, “mas meu sonho é ter meu próprio caminhão. Participar de uma competição como esta só aumenta a autoestima de todos nós”.
O vencedor aproveitou a presença dos jornalistas para reclamar das condições de trabalho dos caminhoneiros: ” Quem vai querer andar por estradas ruins, correr riscos, usar um banheiro sujo para ganhar R$ 2 mil por mês?”, questionou. Para ele o problema da falta de motoristas passa pela valorização do profissional, por melhores condições de trabalho e por melhores salários.
E continua: ” o governo precisa acabar com a corrupção, investir em estradas melhores e em mais segurança. Um exemplo: quando estou com pneus novos no caminhão, não durmo direito por medo de ser roubado nos postos”.
JOVENS – Os 28 eleitos em 14 etapas regionais participaram da final nacional depois de se classificarem entre 65 mil motoristas inscritos, superando os 47 mil participantes do MMCB de 2012.
“O MMCB é uma competição mundial, com 85 mil inscritos em 40 países este ano. O Brasil é um mercado importante, e os 65 mil motoristas que participaram mostram que há grande interesse em buscar capacitação para evoluir na profissão. Temos certeza que estamos contribuindo para um transporte mais seguro e eficiente, trazendo resultados operacionais para todos na cadeia de transporte e valorizando o motorista como ator importante nesse processo”, afirma Mathias Carlbaum, diretor-geral da Scania no Brasil.
“Os jovens, especialmente, não podem perder o encanto pela profissão de motorista de caminhão. Um dos caminhos para evitar um quadro crítico é justamente o treinamento e valorização desse profissional”, explica Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação Comercial da Scania no Brasil.
As edições anteriores do MMCB comprovam o poder de transformação que esta iniciativa proporciona: “Conhecemos muitos motoristas que, após passarem por uma etapa regional, conquistaram vagas em transportadoras, foram promovidos a instrutores dentro de suas frotas ou, no caso dos autônomos, mudaram sua maneira de conduzir, de atender seus clientes”, diz Rodrigo Machado, coordenador da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil.
Locatelli, o vencedor da grande final, recebeu um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil ganhará uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest Senat. O segundo e o terceiro lugar ganharam uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e um curso de 40 horas do Sest Senat.
A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil conta com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell, Noma do Brasil e Rede Graal.