Aproveitando a passagem pelo Brasil da regata mundial que leva seu nome (Volvo Ocean Race), a Volvo anunciou em Itajaí (SC) que está liderando a venda de caminhões com motores Euro 5. A marca teria conseguido 40% dos emplacamentos de veículos acima de 16 toneladas nos primeiros meses do ano.
A montadora também fez o lançamento da série especial de 100 caminhões Volvo Ocean Race, com cabine Globetrotter, pintura exclusiva, equipamentos de segurança, suspensão pneumática e motor nas opções de 460 cv e 540 cv.
Clientes da Volvo dizem que os caminhões com motores Euro 5 estariam 5% mais econômicos que os Euro 3. É a notícia que chega à montadora. Outra é que, com as novas relações de potência e torque, o tempo de percurso em rota foi reduzido cerca de 15%, sem aumento da velocidade máxima.
“Estamos aguardando a estabilização do abastecimento e do preço do diesel e da Arla 32 para avaliar os resultados nos custos operacionais”, comentou o diretor de vendas da Volvo, Bernardo Fedalto.
Ele acredita numa melhoria das vendas de caminhões a partir de maio. “Continuamos achando que haverá uma queda de 5% a 10% em relação ao ano passado, mas mesmo assim 2012 será o segundo melhor ano da história em vendas de caminhões.”
O presidente da Volvo, Roger Alm, acompanhado na coletiva por Dennis Slagle, responsável pela área de vendas e marketing da Volvo para as Américas, estimou que o Brasil produza 105 mil veículos acima de 16 toneladas em 2012, contra os 111 mil de 2011.