Iron Knight chegou a 220 km/h no Campo de Provas da Goodyear
Gustavo Queiroz
O Cavaleiro de Ferro da Volvo não é uma novidade, pois foi anunciado em 2016. Mas, andar nele foi uma experiência marcante. Trata-se da primeira incursão deste modelo no Brasil, que veio para exposição na Fenatran 2019.
Sua arrancada impressiona. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos, tal como um automóvel superesportivo. Tudo isso é possível graças a um motor superlativo, que entrega impressionantes 2.400 cavalos de potência e 6.000 Nm de torque.
Em recordes homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Iron Knight percorreu a distância de 0 a 1.000 m em apenas 21,142 segundos; fez de 0 a 500 m em apenas 13,673 segundos. A velocidade máxima reconhecida foi de 276 km/h. Extraoficialmente, o caminhão atingiu a marca de 287 km/h em testes da Volvo.
Foi o piloto Boije Ovebrink quem acelerou o caminhão. Eu estive ao seu lado, como passageiro. Posso dizer, seguramente, que foi uma experiência emocionante. A arrancada teve até pneu cantando e a velocidade máxima chegou a 175 km/h na primeira reta do campo de provas da Goodyear, em Americana (SP). Fizemos curvas a 90 km/h e aceleramos em diversos trechos.
Mas, ao sair da última curva para iniciar a segunda volta na pista, Ovebrink acelerou ao máximo e atingimos a “deliciosa” velocidade de 220 km/h naquele retão. Foi emocionante constatar este “voo” no conta-giros e perceber a desaceleração para fazer a primeira curva e completar o restante do percurso, também, em alta velocidade.
Apesar de andar a 220 km/h num caminhão, a percepção de segurança ao longo de todo o percurso foi muito grande. Fisicamente, não percebi que estávamos correndo a uma velocidade tão alta. O piloto é muito experiente, a pista é bastante segura e o Iron Knight se revelou devidamente apto a esse tipo de demonstração de potência.
Por fim, ficou a vontade de permanecer mais tempo rodando e de atestar a suprema velocidade de mais de 280 km/h. Vale lembrar que a Volvo iniciou a sua tradição em buscar novos recordes de velocidade com o antecessor do Iron Knight, o Iron Viking. Fica o desejo de, quem sabe um dia, rodar um pouco com a próxima geração Iron.